5 de outubro de 2024

Debate dos candidatos à prefeitura de Bauru é marcado por troca de acusações e críticas à atual gestão

Participaram do debate os candidatos de partidos, coligações ou federações com representatividade no congresso nacional. Foram convidados Chiara Ranieri (União Brasil); Dr Raul (PODEMOS); Gazzetta (PV), Prof. Xaides (PDT); Professor Marcos Chagas (PSOL) e Suéllen Rosim (PSD). Candidatos à prefeitura de Bauru participam de debate na TV TEM em Bauru
Paulo Piassi/g1
A TV TEM realizou nesta quinta-feira (3) o debate entre os candidatos à Prefeitura de Bauru (SP) Este foi último debate antes do primeiro turno, que acontece neste domingo (6).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília
Participaram do debate desta noite os candidatos Chiara Ranieri (União Brasil), Dr Raul (PODEMOS), Gazzetta (PV), Prof. Xaides (PDT), Professor Marcos Chagas (PSOL) e Suéllen Rosim (PSD). O posicionamento dos candidatos no estúdio foi organizado por ordem alfabética, da esquerda para a direita do mediador Douglas Belan.
Foram convidados os candidatos de partidos, coligações ou federações com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares. Por conta disso, Antônio Izzo Filho (Agir) e Paulo Lago (PCO) não participam do debate.
O debate contou com quatro blocos. No primeiro e terceiro blocos, os candidatos fizeram perguntas entre si com tema livre. Já no segundo e quarto blocos, as perguntas foram temas determinados por sorteio. Ainda no quarto bloco, os candidatos também tiveram tempo para as considerações finais.
A ordem em que os candidatos fizeram as perguntas em cada bloco foi definida por sorteio feito previamente.
Os tempos de pergunta e resposta foram os mesmos em todos os blocos: 30 (trinta) segundos para fazer a pergunta; 2 minutos para resposta; 1 (um) minuto e 15 (quinze) segundos para réplica; e 1 (um) minuto 15 (quinze) segundos para tréplica. Além disso, cada candidato terá 1 minuto e 30 segundos para as considerações finais.
1° Bloco

Confira o 1º bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Bauru na TV TEM
O primeiro a perguntar no bloco, que tem perguntas de tema livre, foi o candidato Dr. Raul que fez a pergunta para Suéllen Rosim. O tema escolhido pelo candidato foi a saúde pública, com foco na proposta de criação de um hospital municipal. Dr. Raul perguntou para a atual prefeita Suéllen Rosim sobre a criação de um hospital de alta complexidade e sobre as filas nos UPAs. A Candidata rebateu contando sobre seu plano de governo de construção de um Hospital Municipal de baixa e média complexidade. Prazos sobre a abertura de 100% da capacidade do Hospital das Clínicas (antigo Centrinho) também foram questionados pelo candidato à atual prefeita.
A candidata Chiara Ranieri foi a segunda a perguntar e escolheu fazer o questionamento sobre a destinação do lixo para o candidato Clodoaldo Gazzetta. Gazzetta, que é ex-prefeito de Bauru, respondeu que pretende retomar os projetos de seu antigo mandato, e sugeriu que os problemas foram causados pela nova alternativa de transbordo, com aterro sanitário, feita pelo atual governo.
Prof. Xaides foi o terceiro a perguntar e fez o questionamento ao candidato Dr. Raul. Xaides perguntou se o candidato se considera autoritário ou ditador ao questionar sobre a participação da população no governo através dos planos diretores. Dr. Raul rebateu dizendo que o que pretende é transformar os processos na prefeitura menos burocráticos, quanto a liberação de alvarás para empresas que chegam a Bauru.
A quarta pergunta foi Gazzetta que direcionou o questionamento sobre pavimentação das ruas e infraestrutura dos bairros para Chiara Ranieri. A candidata destacou que a falta de projetos de recape faz com que a cidade não receba verba estadual para esses investimentos.
Marcos Chagas foi o quinto a perguntar e fez o questionamento para Prof. Xaides, que além do próprio Chagas, não havia respondido perguntas. Marcos Chagas perguntou sobre ações para atrair investimentos e recursos para cidade e mantê-los no município. Durante a discussão, foi citada a reativação das ferrovias na cidade, que não estão mais operando na região.
Por fim, a última a fazer a pergunta neste primeiro bloco foi Suéllen Rosim que só pode fazer o questionamento para o professor Marcos Chagas, único que ainda não havia respondido nenhuma pergunta. Suéllen perguntou sobre os projetos do candidato para infraestrutura da cidade.
O primeiro bloco foi marcado por críticas ao atual governo da candidata à reeleição Suéllen Rosim e também ao governo anterior, do candidato e ex-prefeito Clodoaldo Gazzetta. Ambos se defenderam por meio das perguntas fizeram e respostas que deram neste primeiro bloco. (Veja o primeiro bloco na íntegra no vídeo acima).
Assessores puderam entrar nos intervalos para conversar com os candidatos no estúdio em Bauru
Paulo Piassi/g1
2° Bloco
Confira o 2º bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Bauru na TV TEM
O segundo bloco foi de temas definidos por sorteio. O primeiro tema sorteado pelo apresentador e mediador Douglas Belan foi sobre a “Crise no abastecimento de água”. A pergunta do tema foi feita por Prof. Xaides para Chiara Ranieri. Os dois candidatos abordaram projetos para utilização dos rios para o abastecimento de água na cidade.
O segundo tema sorteado foi “Leitos hospitalares” e o candidato que fez o questionamento sobre o assunto foi Gazzetta que escolheu Suéllen Rosim e a questionou sobre o projeto do hospital municipal de baixa e média complexidade que está no plano de governo da candidata à reeleição. Os dois candidatos destacaram a importância da parceria com o governo estadual.
O terceiro tema sorteado foi tratamento de esgoto e Marcos Chagas foi quem fez a pergunta sobre o assunto para Clodoaldo Gazzetta. Chagas questionou o ex-prefeito sobre as obras da estação de tratamento de esgoto que estão paradas. A terceirização da ETE foi criticada pelos dois candidatos, que divergiram na complexidade da obra.
O tema “Gastos Públicos” foi o quarto a ser sorteado. O candidato Dr. Raul perguntou para Marcos Chagas sobre a opinião dele sobre os gastos de R$ 35 milhões na compra de prédios para instalação de escolas. Ambos criticaram que esses gastos não teriam criado nenhuma nova vaga em escolas municipais.
A candidata Chiara Ranieri escolheu fazer a pergunta a Dr. Raul sobre o quinto tema sorteado, que foi sobre “Conservação e preservação das estradas rurais”. Chiara perguntou qual é o plano do candidato para atender às demandas dos produtores rurais e reclamam das condições precárias das estradas.
O último tema sorteado foi “Sustentabilidade” e quem fez a pergunta foi Suéllen Rosim. A candidata precisou fazer a pergunta para o Prof. Xaides, que ainda não havia respondido nenhuma pergunta no segundo bloco. A candidata fez a pergunta sobre a estação de tratamento de esgoto, questionou Xaides sobre qual é o plano dele para finalização da obra.
Com os temas determinados, os candidatos procuraram abordar mais os projetos próprios neste segundo bloco, mas troca de críticas também permeou os debates entre os candidatos, principalmente entre a atual prefeita Suéllen Rosim e o ex-prefeito Gazzetta. (Veja o segundo bloco na íntegra no vídeo acima).
Assessores em conversa com os candidatos durante o intervalo do debate em Bauru
Paulo Piassi/g1
3°Bloco
Confira o 3º bloco do debate entre os candidatos à Prefeitura de Bauru na TV TEM
O terceiro bloco, assim como o primeiro bloco, foi de temas de livre escolha dos candidatos. O primeiro a perguntar foi Prof. Xaides que fez a pergunta sobre ocupação irregulares de áreas de moradia em Bauru, em especial a área conhecida como Canaã e uma parte do Jardim Europa, para o candidato Clodoaldo Gazzetta.
Chiara Ranieri foi a segunda a perguntar e escolheu fazer o questionamento para Suéllen Rosim. Chiara questionou Suéllen sobre a criação de 1,7 mil vagas em escolas municipais que foram anunciadas pela atual prefeita. A discussão ficou em torno de problemas na área da educação, com troca de acusações entre as duas candidatas. Foi discutido também a falta de AVCB em algumas escolas, materiais escolares mais caros e falta de vagas nas creches.
Gazzetta foi o terceiro a perguntar e escolheu Suéllen Rosim. O candidato falou sobre as obras que teriam sido entregues no governo de Suéllen e iniciadas no governo dele e pediu que a candidata abordasse essas questões. O assunto desviou mais uma vez para educação e também foi abordada a questão do abastecimento de água com trocas de acusações entre os dois candidatos.
Suéllen Rosim foi a quarta a perguntar e escolheu Dr.Raul para perguntar sobre política para mulheres. Dr.Raul usou seu espaço para criticar a prefeitura de não oferecer acesso facilitado a exames como de mamografia e de colo de útero, além da falta de creches que, segundo o candidato dificultam a vida de mães trabalhadoras. Suéllen rebateu apresentando o projeto da Casa da Mulher Bauruense que, segundo a candidata vai ser um ponto de atendimento às mulheres vítimas de violência.
Marcos Chagas escolheu fazer a quinta pergunta do bloco para Dr. Raul e o questionou sobre o posicionamento do governo federal sobre a vacinação contra a Covid-19 durante a pandemia. Chagas também indagou Raul sobre a opinião do candidato em relação às vacinas e quais seriam seus planos para o combate à doença se eleito. A discussão girou em torno de posicionamento partidários e ideologias políticas. Também foi abordada a questão do piso da enfermagem.
Dr. Raul foi o sexto e último a perguntar e escolheu Chiara Ranieri. O candidato fez a pergunta sobre a falta de água, questionou a Chiara sobre o que ela acha que está acontecendo na cidade para esse problema ser tão recorrente. Os candidatos discutiram as decisões do atual governo diante da crise hídrica não seguindo, segundo eles, o “Plano Diretor de Águas”.
O terceiro bloco foi marcado pelo embate entre os candidatos Clodoaldo Gazzetta e Chiara Ranieri com Suéllen Rosim. Nesse bloco, o mediador Douglas Belan reforçou que os candidatos se atentassem ao tempo para fazer as perguntas, para dar respostas e de réplicas e tréplicas. (Veja o terceiro bloco na íntegra no vídeo acima).
4° Bloco
O quarto e último bloco teve perguntas de temas definidos por meio de sorteio, assim como o segundo bloco. O primeiro tema sorteado foi “Mobilidade urbana”. Marcos Chagas questionou Suéllen Rosim sobre os projetos para proporcionar mais acessibilidade das pessoas com deficiência. A candidata à reeleição destacou o projeto de criação de uma coordenadoria para discutir os problemas e propor ações para acessibilidade dos PCDs. Marcos Chagas rebateu que uma coordenaria num seria suficiente e abordou a questão da acessibilidade nas escolas. Segundo o candidato, as obras atuais da prefeitura não englobam a questão da acessibilidade.
O segundo a perguntar no bloco foi Prof. Xaides e o tema “Ocupações irregulares e bolsões de favela” foi o sorteado e o candidato escolheu fazer a pergunta para Suéllen Rosim. Xaides perguntou o que a candidata vai fazer para resolver o problema dos bolsões de favelas. Suéllen citou a criação de uma coordenadoria de habitação que tem buscado recursos para projetos de desfavelamento. O candidato rebateu reforçando a necessidade, segundo ele, da criação de um plano diretor da cidade.
O terceiro tema sorteado foi “Geração de emprego para jovens”. Suéllen Rosim fez a pergunta ao Prof. Xaides. Suéllen questionou o candidato sobre quais as ações que ele propõe para geração de emprego geral e para os mais jovens. O candidato destacou a parceria com universidades e também explorar outros setores que, segundo ele, tem potencial na cidade, como o turismo. Suéllen aproveitou o espaço para destacar o Gera Bauru, projeto que foi desenvolvido durante o seu mandato.
O candidato Gazzetta foi o quarto a perguntar e o tema “Incentivo para Atrair Novas Indústrias” foi o sorteado. Ele fez a pergunta para Marcos Chagas. Gazzetta abordou a questão dos distritos industriais e perguntou quais são as propostas de Chagas para esse setor. A discussão girou em torno da falta de infraestrutura dos distritos já existentes, a construção de novos e saída de empresas da cidade. Marcos Chagas explicou seu projeto de não ceder mão-de-obra para fora da cidade. Os candidatos também abordaram temas como a reforma do centro da cidade e a reativação da estação de trem como um mercado municipal.
O quinto tema sorteado foi “Coleta seletiva de lixo” e quem fez a pergunta foi a candidata Chiara Ranieri. A candidata fez o questionamento para Gazzetta. Ela perguntou a opinião do candidato sobre as recentes medidas tomadas em relação coletiva na cidade, que passou por vários problema, e agora foi transferida mais uma vez para as cooperativas. Chiara e Gazzetta, durante a discussão, também retomaram como pontos como tratamento de esgoto e drenagem de águas pluviais.
O candidato Dr. Raul foi o último a perguntar e o sexto tema sorteado foi “Educação infantil e creches”. Dr. Raul fez o questionamento para Chiara Ranieri e perguntou o que a candidata acha que falta ser feito para que Bauru tenha uma educação de qualidade. Chiara ressaltou o cuidado com a infraestrutura das escolas, qualificação dos professores e investimento em equipes multidisciplinares. Também foi abordada a questão da inclusão das crianças com necessidades especiais.
Depois dos questionamento cada candidato teve 2 minutos para considerações finais. A ordem também foi definida por sorteio, sendo: Chiara Ranieri; Clodoaldo Gazzeta; Marcos Chaga; Prof. Xaides, Dr. Raul e Suéllen Rosim.
(Reportagem em atualização)
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias