4 de outubro de 2024

Debate da TV Morena entre candidatos à prefeitura de Campo Grande foca em saúde, obras inacabadas e investigações

Participaram os candidatos Adriane Lopes (PP), Beto Pereira (PSDB), Camila Jara (PT), Luso Queiroz (PSOL) e Rose Modesto (União Brasil). Candidatos à Prefeitura de Campo Grande participam de debate da TV Morena
TV Morena/ Divulgação
A TV Morena realizou debate com os candidatos à prefeitura de Campo Grande, na noite desta quinta-feira (3). O debate, mediado pela jornalista Lucimar Lescano, começou às 21h05 e teve duas horas de duração.
VEJA COMO FOI O DEBATE DA TV MORENA
Foram convidados os candidatos de partidos com, no mínimo, cinco representantes no Congresso Nacional, sendo eles: Adriane Lopes (PP), Beto Pereira (PSDB), Camila Jara (PT), Luso de Queiroz (PSOL) e Rose Modesto (União).
Candidatos a postos para o debate à prefeitura de Campo Grande
Rafaela Moreira/TV Morena
O debate teve quatro blocos, sendo o primeiro e o terceiro com temas livres e o segundo e o quarto com temas determinados por meio de sorteio. No quarto bloco, os candidatos tiveram dois e meio cada para as considerações finais.
[Esta reportagem está em atualização. Em breve, veja abaixo vídeos de todos os blocos]
1º bloco – “Sobe para as redes”
Debate TV Morena: candidatos à Prefeitura de Campo Grande – bloco 1
Adriane Lopes (PP) abriu o debate e direcionou sua pergunta à candidata Rose Modesto (União) sobre qualificação profissional.
“Nosso objetivo é construir a escola municipal de qualificação de mão de obra, desde o primeiro emprego até para a fase adulta, na rodoviária antiga, um prédio que está ainda, de certa forma, abandonado. E nós temos um projeto para construir ali essa escola, com parte de recursos próprios e também buscando parceria com o Sistema S. Campo Grande não tem problema tanto com a questão da falta de emprego, mas ainda tem problema com salários muito baixos. E a gente sabe que um trabalhador, quanto mais qualificado ele estiver, mais chance ele tem de poder ter um melhor salário”, respondeu Rose Modesto.
O bloco foi marcado por vários questionamentos e críticas feitas à candidata do PP à reeleição. Camila Jara deu sequência ao debate e questionou a candidata Adriane Lopes sobre investigações referentes à transparência de Campo Grande. Luso Queiroz foi o terceiro a perguntar. O candidato questionou Camila Jara sobre a situação da saúde da capital sul-mato-grossense.
Beto Pereira foi o quarto a perguntar. O candidato perguntou a Luso Queiroz sobre as fake news divulgadas nas eleições municipais. Na sequência, Beto Pereira foi questionado por Rose Modesto se tinha sido ou não condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MS).
“Candidata, você sabe que isso não é verdade. Você sabe que isso é uma fake news. Se não, eu não estaria aqui disputando o pleito junto com você. Mas eu quero aqui aproveitar a oportunidade para nós darmos continuidade a esse desmantelamento dessa quadrilha. A quadrilha que eu denunciei lá atrás…” No encerramento do bloco, tanto Beto Pereira quanto Rose Modesto pediram para suas equipes subirem para as redes sociais documentos.
2º bloco – Temas determinados
Debate TV Morena: candidatos à Prefeitura de Campo Grande – bloco 2
O segundo bloco teve temas sorteados a cada pergunta. Os candidatos trocaram acusações e apresentaram propostas para os problemas de Campo Grande.
O primeiro assunto foi mobilidade urbana e Adriane Lopes abriu a rodada. A candidata escolheu Beto Pereira para apresentar propostas sobre meio ambiente e parques municipais de Campo Grande.
“Hoje existe um déficit gigantesco de árvores que devem ser replantadas em Campo Grande, cerca de 250 mil árvores, mas também é necessário nós cuidarmos dos nossos córregos, limpando o leito dos rios. Nós temos que limpar o sistema de micro e macrodrenagem, nós temos que garantir as nossas nascentes proteção, nós temos que cuidar dos nossos parques. Precisamos cuidar da cidade, nós precisamos cuidar das nossas praças, nós precisamos fazer com que as matas ciliares tenham o plantio de árvores, nós precisamos cuidar e ter zelo com Campo Grande”, disse Beto Pereira.
Candidatos à Prefeitura de Campo Grande posicionados para debate na TV Morena
TV Morena
O segundo tema sorteado foi mobilidade urbana. Rose Modesto escolheu Adriane Lopes para apresentar alternativas para as ciclovias de Campo Grande. Luso Queiroz foi o terceiro a perguntar, o tema sorteado foi saúde e Rose Modesto apresentou projetos para a falta de medicamentos da capital.
Beto Pereira foi o quarto a perguntar e o tema sorteado foi transporte público. O candidato questionou Camila Jara sobre a efetividade dos corredores de ônibus da capital, que alfinetou o slogan da campanha de Beto sobre o uso de uma marreta nas obras públicas.
“Infelizmente ir com uma marreta e destruir tudo sai muito mais caro para o contribuinte. Nós entendemos que a gente precisa garantir uma mobilidade urbana com qualidade. É uma falta de respeito em quem acorda cedo, pega ônibus, chega atrasado no trabalho e na escola, não ter terminado esses terminais de ônibus. O transporte público nunca foi uma prioridade nessa cidade porque quem governa a cidade nunca precisou andar de ônibus”.
3º Bloco – Saúde como pauta
Debate TV Morena: candidatos à Prefeitura de Campo Grande – bloco 3
Adriane Lopes abriu o terceiro bloco questionando o candidato Luso de Queiroz sobre propostas para desburocratizar os serviços públicos. Na sequência, Rose Modesto foi a segunda a perguntar. Ela escolheu Adriane Lopes para responder sobre a falta de medicamentos nas unidades de saúde da cidade.
A questão da saúde acabou dominando as discussões do bloco. Beto Pereira questionou Adriane Lopes sobre uma proposta para informatizar a farmácia do município.
“Nós estamos trazendo a tecnologia e a inovação para dentro da gestão. Só no Parque Tecnológico da Capital, nós transformamos, nesse tempo, comprando mais de 2.400 novos computadores. Você que está em casa me assistindo, hoje sabemos quantos usuários Campo Grande tinha quando assumi a gestão e os indicadores que a gestão tinha. Hoje estou propondo uma mudança. Nós vamos entregar o remédio aí na sua casa. Você, que é usuário do SUS, que recebe medicação controlada todos os meses, vai poder esperar a medicação ser entregue aí na sua casa”.
Na réplica, Beto Pereira duvidou da viabilidade da proposta, apontando que, na gestão da prefeita, havia falta de medicamentos nas unidades de saúde. O assunto voltou a ser abordado no questionamento de Camila Jara a Beto Pereira sobre o município não estar encaminhando as crianças com deficiência para uma suplementação alimentar.
4º Bloco
No quarto bloco, os temas foram sorteados. Beto Pereira perguntou a Adriane Lopes sobre como enfrentar o problema das obras inacabadas em Campo Grande.
“No meu governo, assumi mais de 300 obras paradas e judicializadas. Foi um ano só para destravá-las, mas hoje Campo Grande é um verdadeiro canteiro de obras, com mais de 30 projetos em andamento na cidade. Retomamos obras importantíssimas, como a da Ernesto Geisel, que estava parada há 30 anos. Vários prefeitos passaram e não resolveram, mas eu resolvi. Estamos recapando, finalizando a obra de contenção de enchentes. O Belas Artes também não é exceção. Estamos em período eleitoral, então não podemos inaugurar obras, mas já resolvi a questão judicial do Belas Artes. Naquele espaço, que já consumiu milhões, vamos ter um Centro de Cultura e o Parque Tecnológico de Campo Grande, em parceria com as universidades, gerando oportunidades, trazendo vida para o centro da cidade e impulsionando o desenvolvimento. Eu digo a você: no meu governo, todas as obras inacabadas de Campo Grande serão concluídas. Já comecei a fazer isso, com resultados práticos. Não estou prometendo para o futuro, estou agindo agora. Fiz e continuarei fazendo. Ponto final.”
Em seguida, Adriane Lopes perguntou ao próprio Beto sobre a construção de um hospital municipal para resolver a falta de leitos em Campo Grande. Logo depois, Luso Queiroz questionou Rose Modesto sobre a verticalização da cidade. O tema da saúde voltou à pauta do debate quando Rose questionou Camila Jara sobre suas propostas para melhorar a atenção primária na saúde.
“O último concurso para médicos foi realizado em 2019, e quase 40%, ou mais de 60% dos profissionais, não assumiram os cargos devido aos baixos salários. Vamos realizar novos concursos, garantindo uma remuneração digna. Sabemos também que muitos profissionais não permanecem na rede pública por conta das condições precárias das unidades básicas de saúde e da falta de equipamentos para diagnósticos. Vamos investir na estrutura dessas unidades para que os profissionais possam trabalhar adequadamente e garantir diagnósticos corretos para a população. Os médicos precisam de equipes preparadas para desenvolver seu trabalho. Vamos valorizar todos os servidores da saúde, garantir o pagamento do adicional de insalubridade para os enfermeiros, que não é feito atualmente, e investir em iniciativas para formar médicos, especialistas, nutricionistas e fisioterapeutas especializados em cuidados básicos de saúde.”
Por fim, Camila Jara questionou Luso Queiroz sobre suas propostas para a área de cultura do município.
Considerações finais
Ainda no quarto bloco, cada candidato teve 2 minutos e meio para as considerações finais. A ordem de fala foi sorteada anteriormente.
Beto Pereira (PSDB)
Confira as considerações finais do candidato Beto Pereira (PSDB) no debate da TV Morena
Adriane Lopes (PP)
Confira as considerações finais da candidata Adriane Lopes (PP) no debate da TV Morena
Camila Jara (PT)
Confira as considerações finais da candidata Camila Jara (PT) no debate da TV Morena
Rose Modesto (União)
Confira as considerações finais da candidata Rose Modesto (União Brasil) no debate da TV M
Luso Queiroz (PSOL)
Confira as considerações finais do candidato Luso Queiroz (PSOL) no debate da TV Morena
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul:

Mais Notícias