4 de outubro de 2024

Debate da TV Tribuna em Santos tem perguntas sobre propostas e crítica por ‘jogo combinado’

Este foi o último encontro entre os candidatos antes do primeiro turno das eleições para a Prefeitura de Santos (SP). Candidatos participaram do último debate antes das eleições na sede do Grupo Tribuna
Alexsander Ferraz/A Tribuna Jornal
O último debate entre os candidatos à Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, aconteceu nesta quinta-feira (3), na sede do Grupo Tribuna. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Tribuna e pelo g1, direto dos estúdios da emissora na cidade.
Durante o debate, os candidatos fizeram perguntas sobre propostas para a cidade e também abordaram a possibilidade de um “jogo combinado” entre os postulantes ao cargo público.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
O debate foi dividido em quatro blocos, com o mesmo tempo de 30 minutos para perguntas e respostas. A discussão foi mediada pelo jornalista Rodrigo Nardelli.
Cada candidato teve 30 (trinta) segundos para fazer a pergunta; 2 minutos para resposta; 1 minuto e 15 segundos para réplica, além de 1 minuto e 15 segundos minuto para tréplica.
O g1 transmitiu o debate em tempo real; confira como foi
1º bloco
Bloco 1 do Debate entre candidatos à Prefeitura de Santos
Nesta etapa, os candidatos debateram em Tema Livre, cada um fazendo e respondendo até uma pergunta.
Nando Pinheiro x Rosana Valle
Para abrir o debate, Nando Pinheiro perguntou para Rosana Valle sobre a trajetória dela na política. O candidato do Avante também questionou se pessoas próximas a ela ocupam cargos políticos.
Rosana Valle x Rogério Santos
Em seguida, Rosana Valle questionou Rogério Santos sobre o programa que, segundo ela, traz ex-presidiários de outros municípios para trabalharem em Santos (SP).
Rogério Santos se manteve no assunto e perguntou para Telma de Souza sobre uma “segunda chance” aos ex-presidiários, pedindo para a candidata também citar propostas para melhorar a segurança na cidade.
Telma de Souza x Nando Pinheiro
No encerramento do 1º bloco, Telma de Souza abordou com Nando Pinheiro o tema de respeito às mulheres na sociedade.
2º bloco
Bloco 2 do Debate entre candidatos à Prefeitura de Santos
Na segunda etapa, os candidatos debateram em tema determinado. Assim como no primeiro bloco, cada participante teve até uma resposta.
Educação – Nando Pinheiro x Rosana Valle
Para abrir a rodada de perguntas, Nando Pinheiro afirmou ser filho de um zelador, tendo estudado em escolas públicas. Diante disso, o candidato questionou as propostas de Rosana Valle para a Educação na cidade caso ela seja eleita.
A candidata do PL, por sua vez, afirmou ser vítima de um “jogo combinado” entre candidatos à prefeitura que, segundo ela, fazem ataques sem deixá-la responder.
Em seguida, ela respondeu ao questionamento, afirmando que entre as principais propostas para o setor pretende melhorar o salário dos professores.
Saúde – Telma de Souza x Rogério Santos
Telma perguntou para Rogério sobre o acesso às consultas e exames. Como resposta, o candidato do Republicanos ressaltou a criação de policlínicas na cidade durante o mandato vigente.
Emprego – Rosana Valle x Telma de Souza
Rosana questionou Telma sobre a relação do Porto com o município e a geração de oportunidades. A candidata do PT citou a implantação de Zoneamento de Exportação, na Área Continental, para a capacitação das pessoas.
Funcionalismo Público – Rogério Santos x Nando Pinheiro
Rogério questionou Nando o que ele fará para o servidor público. O candidato do Avante afirmou pretender aumentar o salário dos servidores.
3º bloco
Bloco 3 do Debate entre candidatos à Prefeitura de Santos
Assim como na primeira etapa, os candidatos debateram em Tema Livre. Neste bloco, cada candidato pôde responder a até duas perguntas.
Nando Pinheiro x Rogério Santos
Nando perguntou sobre o apoio de Rosana Valle à candidatura dele a prefeito em 2020. O candidato do Republicanos citou a democracia no “sistema eleitoral” em Santos e destacou a importância do “sistema educacional” da cidade.
Telma de Souza x Rogério Santos
Telma citou para Rogério o cuidado com a saúde mental estabelecido no mandato dela, entre 1989 a 1992. A candidata do PT afirmou que o setor vem sendo “negligenciado” pela prefeitura há mais de 20 anos. O atual prefeito, por sua vez, ressaltou ter criado o Departamento de Saúde Mental e a construção de um Centro de Atenção Psicossocial álcool e outras drogas (CAPS AD).
Rogério Santos x Telma de Souza
Em uma nova pergunta, Rogério questionou Telma sobre propostas para que o Porto de Santos gere mais empregos. A candidata afirmou ser filha, neta e sobrinha de estivadores, destacando que o cais santista “ainda é o principal empregador da região”. Em contrapartida, ela destacou a importância de investir na mão de obra e representação de pessoas com a “condição” de dirigi-lo.
Rosana Valle x Nando Pinheiro
Rosana pediu para que Nando explicasse o conceito dele de “fake news”. O candidato do Avante afirmou que é “tudo aquilo que é uma inverdade ou mentira”, ressaltando que preza pela verdade durante a campanha. Rosana Valle, por sua vez, citou a prática na propaganda do atual prefeito.
4º bloco
Bloco 4 do Debate entre candidatos à Prefeitura de Santos
Na penúltima etapa, os candidatos novamente fizeram e responderam a até duas perguntas com temas determinados.
Crise Hídrica – Telma de Souza x Rogério Santos
Telma perguntou para Rogério sobre a dificuldade de abastecimento de água na cidade, destacando a falta de investimentos e um contrato que, para ela, foi feito de forma “equivocada” com a Sabesp.
O candidato do Republicanos disse ter refeito o acordo com a empresa e reforçou as prioridades no município, como uma nova adutora que vai abastecer os bairros Piratininga e São Manoel. Rogério Santos também citou novo sistema elevatório na região dos morros.
Assistência Social – Rosana Valle x Nando Pinheiro
Rosana perguntou para Nando sobre as propostas na área, com destaque para a população em situação de rua. O candidato do Avante afirmou que o grupo precisa ser “ouvido”. Ele também citou a importância de cadastrar cada uma das pessoas em vulnerabilidade para que a cidade tenha o registro das origens delas.
Segurança Pública – Rogério Santos x Nando Pinheiro
Rogério questionou Nando no assunto Segurança Pública. O candidato do Avante afirmou a necessidade de valorizar os guardas civis municipais, além de capacitá-los “cada vez mais”.
Aquecimento Global – Nando Pinheiro x Telma de Souza
Nando perguntou as propostas de Telma sobre o assunto. Ela citou a necessidade do município se preparar para as mudanças climáticas, destacando também a importância do plano de drenagem na Zona Noroeste na cidade.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias