4 de outubro de 2024

Debate com candidatos de Colatina é marcado por ataques ao atual prefeito e poluição do Rio Doce é tema dominante

Quatro candidatos disputam o comando da cidade do Noroeste do Espírito Santo. Encontro aconteceu no estúdio da Rede Gazeta, em Vitória, com transmissão ao vivo pela TV Gazeta, g1 e Globoplay. Candidatos à Prefeitura de Colatina, Espírito Santo, no debate da TV Gazeta
Viviane Lopes/g1 ES
Os candidatos à Prefeitura de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, realizado na noite desta quinta-feira (3), foi marcado por ataques à atual gestão municipal do também candidato à reeleição, Guerino Balestrassi (MDB). Outro assunto que dominou as falas dos candidatos foi a situação do Rio Doce, a seca e captação de água potável para os moradores, além de denúncias de assédio contra servidores dentro da prefeitura.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O debate foi realizado pela TV Gazeta nos estúdios da emissora em Vitória.Participaram do encontro os nomes cujos partidos têm representação no Congresso Nacional, conforme prevê a Lei 9.504/97. Dessa forma, participaram os candidatos Guerino Balestrassi (MDB), Luciano Merlo (PL), Renzo Vasconcelos (PSD) e Renata Marquesini (PSOL).
Além desses assuntos, os candidatos discutiram sobre denúncias de assédio a servidores dentro da atual gestão. Destaque também para o número de pedidos de resposta feitos durante o programa: foram aproximadamente 20 apenas do candidato Guerino. Dois pedidos foram aceitos ao longo do debate.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O encontro teve transmissão ao vivo pela televisão, no g1 e Globoplay, além do site A Gazeta. O primeiro turno das eleições municipais acontece no domingo (6).
LEIA TAMBÉM:
Reveja o debate entre os candidatos à Prefeitura de Linhares
Reveja o debate entre os candidatos à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim
Seguindo as regras previamente apresentadas aos candidatos, o debate foi dividido em quatro blocos. O primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados. Ao final do quarto bloco, cada candidato também fez suas considerações finais.
Nos dois primeiros blocos de perguntas, cada candidato respondeu apenas 1 (uma) vez, assim, todos perguntam e todos respondem. Nos dois blocos seguintes de perguntas, os candidatos puderam ser escolhidos para responder a, no máximo, 2 (duas) perguntas.
Os tempos de pergunta e resposta foram os mesmos em todos os blocos de tema livre ou determinado, 30 (trinta) segundos para fazer a pergunta; 2′ (dois) para resposta; 1’15’’ (um) minuto e (quinze) segundos para réplica; e 1’15’’ (um) minuto e (quinze) segundos para tréplica.
Assista a todos os trechos do debate:
1º Bloco
Confira o bloco 1 do debate com candidatos à Prefeitura de Colatina
No primeiro bloco, o tema foi livre. A ordem das perguntas foi definida por sorteio. O bloco foi marcado por acusações ao candidato e atual prefeito da cidade, Guerino Balestrassi (MDB), e também por muitos pedidos de resposta feitos pela equipe dele. Só nesse bloco, foram cinco pedidos, e apenas dois foram concedidos.
A candidata Rafaela Marquesini (PSOL) foi a primeira a perguntar. Ela questionou o candidato e atual prefeito da cidade, Guerino Balestrassi (MDB), sobre a situação do Rio Doce, e o fato de moradores não poderem mais utilizar a água do manancial, além de terem que gastar dinheiro para comprar água após o desastre de Mariana.
Guerino iniciou sua fala comentando sobre os candidatos que não participaram do debate. O candidato apontou que a cidade investe R$ 48 milhões no saneamento na cidade e que o objetivo é que Colatina tenha 100% do esgoto tratado. Além disso, reforçou que acompanha de perto o processo dos atingidos pela lama do Rio Doce.
O candidato Guerino foi o próximo a fazer uma pergunta e escolheu o candidato Renzo Vasconcelos (PSD). Guerino perguntou o que o candidato fez como deputado para conseguir recursos para o município.
Ao responder, Renzo pontuou assuntos polêmicos como prisão da ex-primeira dama e também reforçou sobre o que chamou de péssima qualidade de água do Rio Doce. Além disso, destacou que Guerino não finalizou as obras que prometeu.
Renzo escolheu perguntar para o candidato Luciano Merlo (PL) sobre qual postura o candidato pretende ter com os servidores. Ao elaborar a pergunta, Renzo apontou que servidores estariam sendo ameaçados e extorquidos durante a gestão do atual prefeito.
Luciano reforçou que a gestão pública não pode ser um lugar de perseguição e que, para isso, pretende abrir uma ouvidoria para denúncias.
Guerino pediu direito de resposta e teve seu pedido concedido. Ele teve um minuto para responder e falou que estava suportando mentiras e inverdades e que sempre demonstrou seu apoio para o servido público.
Luciano Merlo continuou com o assunto sobre servidores e relatou que um vídeo que circula nas redes sociais mostraria o atual prefeito, segundo ele “pegando uma pessoa pela cola da camisa como se estivesse coagindo”. Além disso, reforçou que servidores sofrem assédio moral e sexual no ambiente de trabalho.
A candidata Rafaela foi questionada por Luciano sobre o mesmo assunto, e comentou que a prática do assédio sexual é comum na atual gestão.
Guerino pediu direito de resposta duas vezes e teve um aceito e outro negado. O candidato explicou que a situação apontada por Luciano foi apurada pela justiça e que não admite assédio no trabalho.
2º Bloco
Confira o bloco 2 do debate com candidatos à Prefeitura de Colatina
No segundo bloco, os temas foram sorteados pela apresentadora. O candidato Luciano Merlo foi o primeiro a perguntar para Renzo Vasconcelos sobre o tema vaga em creche. Renzo destacou que vai ficar em creches em tempo integral com distribuição de uniforme e material de graça.
Luciano disse que vai colocar pelo menos 25% das creches em tempo integral na cidade.
O segundo tema a ser sorteado foi seca. O candidato Renzo perguntou para Guerino como ele pretende pretende coordenar e resolver esse problema na cidade.
Guerino destacou que mapeou 89 pontos de deslizamento e monitora encostas, além de utilizar a tecnologia para tentar diminuir a situação da seca.
O terceiro tema sorteado foi fila para exame e consulta. Seguindo a ordem pré-estabelecida, a candidata Rafaela Marquesini perguntou para Luciano Merlo como ele pretende diminuir esse problema.
Luciano disse que pretende criar um aplicativo para marcar consultar em que a pessoa possa acompanhar seu lugar na fila. Apontou que em seu plano de governo pretende apostar em uma cidade inteligente e zerar as filas de exame de consulta que estão pendentes a partir de parcerias.
Além disso, o candidatou afirmou que vai criar dois pronto atendimentos, abrir mais 100 leitos e criar um centro de atendimento para crianças atípicas.
O último tema sorteado no bloco foi agronegócio. Guerino perguntou para a candidata Rafaela como ela pretende impulsionar o agronegócio na cidade. A candidata disse que vai focar em fortalecer a economia solidária, fortalecer as feiras para o agricultor e reestruturar o mercado municipal.
Já o candidato Guerino pontuou que vai focar em melhorias nas estradas para facilitar a circulação dos agricultores.
3º Bloco
Confira o bloco 3 do debate com candidatos à Prefeitura de Colatina
No terceiro bloco, o tema foi livre novamente. A candidata Renata foi a primeira a perguntar e comentou novamente sobre a questão do Rio Doce e questionou o candidato Renzo se ele concorda com a privatização do serviço de saneamento ambiental da cidade (Sanear).
Renzo disse que é contra a privatização do Sanear e apontou que as taxas precisam ser revistas e diminuídas.
Depois foi a vez do candidato Renzo fazer uma pergunta. Ele questionou Luciano sobre a mobilidade urbana na cidade. Luciano disse que vai instalar o semáforo inteligente na cidade com um sistema que abre e fecha de acordo com a demanda.
Nesse bloco, Guerino pediu pelo menos sete direito de resposta, e todos foram negados. O candidato Renzo também pediu direito de resposta e foi negado.
Guerino foi o próximo candidato a fazer uma pergunta e escolheu o candidato Luciano. Ele pediu para que Luciano explicasse melhor seu plano de governo e se todas as propostas dele eram copiadas de outro município.
Luciano atacou o candidato afirmando que Guerino só entregou obras para a população no último ano de administração e que o projeto da Terceira Ponte para a cidade nunca foi entregue.
Ao responder Luciano sobre a Terceira Ponte, Guerino disse que tem recurso para fazer a obra e pediu mais tempo para poder responder, porque “uma pessoa estaria atrapalhando”.
A apresentadora Rafaela Marquezine explicou que Guerino se referia aos assessores dos candidatos que estavam dentro do estúdio e reforçou o pedido para que os assessores não atrapalhassem.
4º Bloco
Confira o bloco 4 do debate com candidatos à Prefeitura de Colatina
O último bloco teve novamente temas sorteados. O primeiro tema foi combate às drogas e o candidato Luciano Merlo escolheu o candidato Enzo para falar sobre o assunto.
Luciano reforçou que acredita que as escolas cívico militares são a melhor saída para o combate às drogas. Durante sua explicação, Luciano chamou Renzo de “candidato melancia, verde por fora e vermelha por dentro”, fazendo uma alusão que o candidato teria proximidade com o partido dos trabalhadores (PT). Ainda durante sua fala, Luciano disse que vai armar a Guarda Municipal.
Ao responder o candidato Luciano, Renzo brincou com o fato de ter sido chamado de melancia. “É porque é gostoso, por que leva amor?”
O próximo tema sorteado foi moradores em situação de rua. O candidato Renzo escolheu a candidata Renata. A candidata apontou que pretende reforçar o trabalho de acolhimento, reinserção das pessoas na família, reforço de trabalhos psicológicos e oportunidade de emprego.
O tema emprego foi o terceiro a ser sorteado durante o bloco. Guerino escolheu o candidato Luciano. Luciano pontuou que acredita que atrair investimentos e a desburocratização são a chave para aumentar as oportunidades de emprego.
O último tema sorteado no bloco foi transporte público. A candidata Renata perguntou para Luciano como ele pretende melhorar a questão na cidade. Luciano disse que pretende conversar com o consórcio responsável pelo transporte e subsidiar a passagem.
Além disso, Luciano apontou que tem um projeto para fazer uma barragem no Rio Doce para fazer com que ele se torne navegável.
Considerações Finais
Cada candidato teve um minuto para as considerações finais. O primeiro a se manifestar foi o candidato Luciano Merlo. Em sua fala, ele disse que é contra a ideologia de gênero, aborto e defende a família.
Considerações finais do candidato Luciano Merlo, de Colatina
Depois foi a vez do candidato Guerino Balestrassi. O atual prefeito reforçou que pensa em uma Colatina para as pessoas e principalmente os empreendedores.
Considerações finais do candidato Guerino Balestrassi, de Colatina
A candidata Renata Marquesini destacou que pretende lutar pela qualidade de vida, e combater o racismo e toda forma de discriminação dentro de Colatina e reforçou o espaço da mulher na política.
Considerações finais do candidato Renata Marquesini, de Colatina
Por último, o candidato Renzo Vasconcelos disse que quer tirar as amarras da população de Colatina e que é o único que vai trazer a mudança de fato. Além disso, reforçou para que as pessoas não deixem de votar.
Considerações finais do candidato Renzo Vasconcelos, de Colatina
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Mais Notícias