4 de outubro de 2024

Debate de Vitória é marcado por ataques à atual gestão e poucas apresentações de propostas

Encontro aconteceu no estúdio da Rede Gazeta, em Vitória, na noite desta quinta (3), com transmissão ao vivo pela TV Gazeta, no g1 e Globoplay. Candidatos à prefeitura de Vitória a postos para o debate da TV Gazeta no Espírito Santo
Vitor Jubini
A poucas horas das eleições, candidatos à Prefeitura Vitória participaram do debate da TV Gazeta na noite desta quinta-feira (3). O encontro foi marcado por ataques à gestão do atual prefeito e candidato à reeleição, Lorenzo Pazolini, e a apresentação de poucas propostas para temas como mobilidade urbana, saúde e educação.
O debate aconteceu no estúdio da Rede Gazeta, em Vitória, com transmissão ao vivo pelo g1 ES, pela TV Gazeta e Globoplay, além do site A Gazeta.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Com a mediação do jornalista Mário Bonella, participaram do debate os nomes cujos partidos têm representação no Congresso Nacional, conforme prevê a Lei 9.504/97. Foram eles: Assumção (PL), Camila Valadão (PSOL), Du (Avante), João Coser (PT), Lorenzo Pazolini (Republicanos) e Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB).
O primeiro turno das eleições municipais acontece no domingo (6).
LEIA TAMBÉM:
Debate entre candidatos de Linhares tem discussão sobre verba para a saúde, vagas em creche e transporte público
Debate com os candidatos à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim; veja a íntegra
Seguindo as regras previamente apresentadas aos candidatos, o debate foi dividido em quatro blocos. O primeiro e o terceiro com temas livres; o segundo e o quarto com temas determinados. Ao final do quarto bloco, cada candidato também fez suas considerações finais.
Nos dois primeiros blocos de perguntas, cada candidato respondeu apenas 1 (uma) vez, assim, todos perguntam e todos respondem. Nos dois blocos seguintes de perguntas, os candidatos puderam ser escolhidos para responder a, no máximo, 2 (duas) perguntas.
Os tempos de pergunta e resposta foram os mesmos em todos os blocos de tema livre ou determinado, 30 (trinta) segundos para fazer a pergunta; 2′ (dois) para resposta; 1’15’’ (um) minuto e (quinze) segundos para réplica; e 1’15’’ (um) minuto e (quinze) segundos para tréplica.
Assista a todos os trechos do debate:
1º Bloco
Confira o bloco 1 do debate com candidatos à Prefeitura de Vitória
No primeiro bloco o tema foi livre. A ordem das perguntas foi definida por sorteio e o primeiro a perguntar foi Du para Assumção sobre a falta de um hospital de referência para atender mulheres e crianças na Capital.
Na resposta, Assumção atribuiu a falta da unidade à má gestão da prefeitura e enfatizou que cerca de 1,5 mil moradores de Vitória procuram as Unidades de Pronto Atendimento da Serra (UPA), cidade vizinha. Du, na réplica, disse que um dos seus projetos é fazer com que o Cais das Artes, obra que símbolo do desperdício de dinheiro público no Espírito Santo, seja transformado no Hospital do Cais para atender mulheres e crianças.
Em seguida, a candidata Camila Valadão questionou a Lorenzo Pazolini sobre quais as propostas do candidato para as mulheres. O republicano destacou, entre outras ações da sua gestão, a inauguração da Casa Rosa, um serviço especializado de acolhimento e acompanhamento integral em saúde para pessoas em situação de violências, moradoras de Vitória.
Camila Valadão, por sua vez, lembrou de quando Lorenzo Pazolini e sua então vice-prefeita, a capitão Stéfane, disputaram o microfone em uma live em novembro de 2022.
Na sequência, João Coser (PT) perguntou ao Du o que faria sobre se tivesse disponível R$ 220 milhões em recursos públicos para melhorar a mobilidade urbana. O candidato do Avante comentou sobre a implantação de oito quilômetros de teleférico na capital, além da criação de faixas exclusivas para motos para garantir mais segurança no trânsito.
O petista destacou em sua réplica que o recurso poderia cuidar da vida das pessoas da Capital, no entanto, é feito um mal uso dele. Já Du, na tréplica, também apresentou como proposta a implantação de um sistema aquático.
Em seguida, Lorenzo Pazolini (Republicanos) perguntou a Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB) sobre quais as propostas para a educação. O tucano disse que a primeira coisa é reconhecer os verdadeiros desafios que a cidade tem. Pazolini, por sua vez, destacou as conquistas da capital em sua réplica e foi mais uma vez criticado da tréplica por Luiz Paulo.
Em seguida, Luiz Paulo perguntou para Coser sobre as propostas para a revitalização do Centro de Vitória. O petista disse que tem uma estratégia de ocupação na região. Os dois criticaram a atual gestão.
Para fechar o primeiro bloco, Assumção (PL) perguntou a Camila Valadão sobre as propostas voltadas para a juventude. A candidata fez críticas à gestão de Pazolini e destacou que vai ampliar o número de Centro de Referências da Juventude (CRJ) e criar um Observatório da Juventude.
Assumção, por sua vez, destacou como proposta a criação do programa “Emprega Vitória”, que fará encaminhamento do jovem para o mercado de trabalho.
2° Bloco
Confira o bloco 2 do debate com candidatos à Prefeitura de Vitória
No segundo bloco, os temas foram sorteados pelo apresentador Mário Bonella.
O primeiro tema sorteado foi “Capacidade de Investimento da Prefeitura”. Na ocasião, Lorenzo Pazolini perguntou quais as propostas do Du. O candidato disse que, caso eleito, fará a revisão de todos os contratos da prefeitura. O republicano, por sua vez, disse que a capital é a cidade mais transparente do Brasil.
Em seguida, o tema sorteado foi “Reforma Tributária” e Camila Valadão perguntou para João Coser quais as propostas do petista para diminuir os impactos da arredação dos municípios devido a nossa reforma tributária.
O candidato criticou a atual gestão em suas respostas, assim como Camila Valadão na réplica.
Com o tema “Moradores em situação de rua”, o candidato Du perguntou para Assumção quais as propostas para a área. O candidato do PL criticou a atual gestão e Du, por sua vez, apresentou o projeto Arca, um modelo que, segundo ele, já existe em São Paulo e promove a capacitação de pessoas em situação de rua e intermediação para o mercado de trabalho.
Na sequência, João Coser perguntou ao candidato Luiz Paulo sobre o tema “Vaga em creche”. O tucano criticou a atual gestão em sua resposta. Já o petista disse que terá como prioridade suprir a demanda de vagas dos bairros como Jardim Camburi.
Em seguida, o tema sorteado foi “Iluminação pública” e Luiz Paulo perguntou a Lorenzo Pazolini, que respondeu sobre ações realizadas na gestão, e enfatizou o compromisso com a iluminação como forma de prevenção de segurança e promoção da qualidade de vida.
Para fechar o segundo bloco, Assumção perguntou a Camila Valão sobre “Arborização”, tema que foi sorteado. Após criticar a atual gestão, a candidata disse que no seu plano de governo tem propostas como a plantio de árvores frutíferas a fim de criar uma cidade baseada na natureza.
3º Bloco
Confira o bloco 3 do debate com candidatos à Prefeitura de Vitória
No terceiro bloco, os temas foram novamente livres e o primeiro a perguntar foi o candidato Lorenzo Pazolini para Du. O republicano quis saber quais as propostas do concorrente para a área da saúde.
Du mais uma vez falou sobre o projeto de transformar o Cais das Artes em um hospital de referência. Além disso, o candidato também destacou a ampliação dos Prontos Atendimentos da capital e o diálogo com as empresas poluidoras de pó preto para que elas cumpram a promessa de fazer um hospital de doenças respiratórias na cidade.
Lorenzo Pazolini, por sua, vez, disse que a capital vai construir a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que já foi licitada e, em breve, a gestão dará a ordem de serviço.
Na sequência, o João Coser questionou a Pazolini sobre o aumento em 100% no valor pago a uma empresa terceirizada responsável pela limpeza da cidade. O republicano disse que toda a licitação foi realizada de forma lícita.
Coser, em sua resposta, disse que Pazolini era um governante arrogante e prepotente, o que fez com que o republicano pedisse direito de resposta, o qual foi concedido.
Em seguida, Assumção perguntou para Du sobre o que faria se tivesse casos de corrupção na prefeitura. Du respondeu que afastaria o servidor caso até que as investigações fossem finalizadas. O candidato do PL, por sua vez, criticou a atual gestão.
4º Bloco
Confira o bloco 4 do debate com candidatos à Prefeitura de Vitória
No quarto e último bloco, os temas foram determinados e mais uma vez sorteados pelo apresentador. Camila Valadão perguntou a João Coser sobre equilíbrio fiscal. Os dois candidatos criticaram a atual gestão em suas respostas.
Na sequência, Coser perguntou sobre “Mobilidade Urbana” para Du, que respondeu que uma das suas propostas é o “uberbolt”, espécie de uber aquático que será implantado caso ele seja eleito.
Du perguntou sobre Assumção sobre “Escola em tempo integral”, que criticou o atual prefeito. Em seguida, na réplica, o candidato do Avante disse que 50% das escolas da Capital não têm alvará do Corpo dos Bombeiros e que investiria na infraestrutura das unidades e na capacitação dos professores.
Com o tema “Aquecimento global”, Pazolini perguntou para Du sobre quais as propostas parta mitigar os efeitos das mudanças climáticas. O candidato disse que vai criar um programa de revitalização de áreas verdes, hortas urbanas e ciclovias. O republicano, por sua vez, citou o Vix Flora, uma das ações desenvolvidas durante a sua gestão.
Na sequência, o tema sorteado foi “Acidentes de Trânsito” e Luiz Paulo perguntou para o atual prefeito quais as entregas de sua gestão para evitar o aumento de acidentes. Pazolini citou o investimento na educação e a reformulação da Guarda Municipal de Vitória.
Para encerrar o bloco, Assumção perguntou a Camila Valadão sobre “Guarda Municipal”, tema sorteado na rodada. Os dois candidatos criticaram a atual gestão em suas falas.
Considerações finais
Lorenzo Pazolini (Republicano)
Considerações finais do candidato Lorenzo Pazolini, de Vitória
João Coser (PT)
Considerações finais do candidato João Coser, de Vitória
Camila Valadão (PSOL)
Considerações finais da candidata Camila Valadão, de Vitória
Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB)
Considerações finais do candidato Luiz Paulo, de Vitória
Du (Avante)
Considerações finais do candidato Du, de Vitória
Assumção (PL)
Considerações finais do candidato Assumção, de Vitória
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo

Mais Notícias