4 de outubro de 2024

Elefantes fogem de inundação em Chiang Mai, no norte da Tailândia

Santuário Elephant Nature Park luta para salvar os animais, além de outras espécies que vivem no local, após água chegar a mais de 5 metros. Elefantes fogem de inundação em Chiang Mai, no norte da Tailândia
Autoridades tailandesas e conservacionistas lutam para resgatar mais de 100 elefantes, dezenas de porcos e outros animais após uma enchente repentina atingir a província de Chiang Mai, no norte do país, nesta sexta-feira (4).
Segundo o vice-primeiro-ministro, Phumtham Wechayachai, 117 elefantes foram salvos, mas nove ainda precisavam de ajuda no santuário Elephant Nature Park.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Em imagens gravadas pela fundadora do local, a conservacionista Saengduan Chailert, alguns animais aparecem correndo para buscar um lugar mais alto e fugir da inundação. Um deles, que fica para trás, mas depois consegue escapar, é cego.
Elefantes de santuário fogem de inundação em Chiang Mai, na Tailândia
REUTERS/ELEPHANT NATURE PARK HANDOUTS
De acordo com Chailert, que organizou um resgate para tentar salvar todos os animais – porcos e búfalos ainda estavam preso em uma vila que agora está completamente inundada – a água subiu muito rápido.
“A água chegou até os telhados, que devem ter cerca de 5 metros de altura… É o ponto mais alto da área. Não sei quantos dos nossos elefantes ainda estão vivos, porque alguns ficaram presos na água, incluindo alguns porcos e vacas. Não sei se teremos a chance de salvá-los, pois as enchentes estão muito severas agora. Saímos para encontrar suprimentos e barcos para transportar os animais, mas não conseguimos voltar por duas noites devido a um deslizamento de terra. Só conseguimos entrar agora. Já havíamos levado os porcos para a vila, porque achávamos que ela não seria inundada. No entanto, tudo foi inundado”, lamentou ela, com a voz trêmula, antes de voltar ao santuário de animais em um barco de resgate.
A região norte da Tailândia vem sendo atingida por fortes inundações desde agosto; 49 pessoas já morreram e milhares de famílias tiveram que deixar suas casas.
Elefantes andando em meio à enchente em santuário na Tailândia
REUTERS / Elephant Nature Park

Mais Notícias