5 de outubro de 2024

Governo do RJ anuncia 25 mil agentes na segurança das eleições municipais

RJ ainda vai contar com o reforço das Forças Armadas para o apoio logístico e de segurança. Governo do RJ anuncia plano operacional para a segurança nas eleições municipais
Rafael Nascimento / g1
O Governo do Estado do RJ anunciou, na manhã desta sexta-feira (4), o plano operacional para a segurança pública nas eleições municipais deste ano, quando serão eleitos vereadores e prefeitos nas 92 cidades fluminense.
De acordo com o Palácio Guanabara, 25.567 agentes das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros atuarão nos municípios para garantir a ordem.
Desse total, 22.667 homens são da Polícia Militar, que estarão em 505 viaturas. Três helicópteros da corporação serão usados em voos durante o pleito.
Além disso, a PM fará as escoltas das urnas para os 4.947 locais de votação, e reforçará a segurança das seções eleitorais no sábado (5), e, no domingo (6), da instalação das urnas. Haverá um monitoramento durante toda a votação.
Imagens e informações serão transmitidas através de 230 mil câmeras e alarmes para o Centro Integrado de Comando e Controle.
Por sua vez, a Polícia Civil terá 1.800 policiais civis. De acordo com o governo, 183 órgãos da pasta e todas as delegacias terão reforço nas equipes.
Forças armadas na votação
Nesta eleição, o RJ vai contar com o reforço das Forças Armadas para o apoio logístico e de segurança. Militares do Exército, Marinha e Aeronáutica atuarão em 32 cidades do estado.
Forças Armadas irão reforçar a segurança e atuar na logística de 32 cidades do RJ
Divulgação/Força Aérea Brasileira
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ), as três forças prepararam operações especiais para o período, com foco em cerca de 500 locais de votação e as vias expressas no entorno.
Na Baixada, das 13 cidades, 9 contarão com o reforço: Duque de Caxias, Belford Roxo, Queimados, Japeri, Seropédica, Itaguaí, São João de Meriti, Mesquita e Nova Iguaçu (confira a lista completa abaixo).
A presença das Forças Armadas nas eleições do Rio foi solicitada pelo TRE-RJ e o Estado após a escalada da violência na região, marcada por mortes e atentados contra candidatos.
Soldados do Exército brasileiro
Ueslei Marcelino/Reuters/Arquivo
A violência causada pelo crime organizado na Baixada Fluminense, principalmente pelos grupos paramilitares, também vem preocupando a Polícia Militar. Com isso, os municípios de Seropédica, Queimados, Itaguaí, Japeri e Paracambi devem receber mais equipes para auxiliar o patrulhamento do 24º BPM (Queimados).
Segundo o TRE, a Polícia Militar fará a segurança e distribuição das urnas nos 4.974 locais de votação de todo o estado, e atuará em suporte à fiscalização eleitoral, junto aos juízos eleitorais.
Os policiais militares atuarão ainda nas escoltas preparatórias das urnas eletrônicas, com apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal.
Já na capital fluminense, a Guarda Municipal oferecerá apoio na segurança de 99 locais de votação e atuará na orientação do trânsito, garantindo a circulação de eleitores durante todo o dia de votação.
Cidades que terão reforço das forças armadas:
Região Metropolitana
Rio de Janeiro
Niterói
Itaboraí
Maricá
São Gonçalo
Tanguá
Belford Roxo
Duque de Caxias
Itaguaí
Japeri
Mesquita
Nova Iguaçu
Queimados
São João de Meriti
Seropédica
Região dos Lagos
Araruama
Armação dos Búzios
Cabo Frio
Casimiro de Abreu
Rio das Ostras
Saquarema
Norte Fluminense
Campos dos Goytacazes
Macaé
Quissamã
Noroeste Fluminense
Aperibé
Itaperuna
Miracema
Santo Antônio de Pádua
Centro-Sul Fluminense
Barra do Piraí
Barra Mansa
Costa Verde
Paraty
Região Serrana
Nova Friburgo

Mais Notícias