5 de outubro de 2024

Animais são ‘aubençoados’ em paróquias de Teresina pelo dia São Francisco de Assis

A celebração foi marcada por um clima de alegria e emoção, com cães, gatos e até outros animais sendo abençoados. Dia de São Francisco de Assis: Santo é protetor dos animais e meio ambiente
Neste sexta-feira (3), celebra-se o dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e do meio ambiente, e paróquias de Teresina realizaram bênçãos especiais para os animais de estimação. Desde o início da manhã, tutores e seus bichinhos se reuniram para participar de momentos de oração e receber as bênçãos. Na Igreja de Santa Clara, no bairro Real Copagre, Zona Norte da capital, os bichinhos receberam as bênçãos do Padre Francisco Aquino.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
O padre Aquino destacou o simbolismo do momento, lembrando o papel de São Francisco como defensor dos animais e da ecologia. “Os animais também são uma bênção de Deus, e hoje celebramos essa criação que tanto nos faz bem”, comentou o sacerdote.
A celebração foi marcada por um clima de alegria e emoção, com cães, gatos e até outros animais recebendo a proteção divina, conforme a crença de seus tutores.
“É muito importante essa bênção, não só para nós humanos, mas para os nossos animais também”, disse Dona Val, que levou sua cadelinha Beca, toda vestida especialmente para o evento.
Fiéis celebram São Francisco de Assis com bênçãos para animais em Teresina
Reprodução / TV Clube
Além da cerimônia da manhã, a igreja também realizará uma procissão às 18h e a Santa Missa às 19h.
Maria Vitória, que levou seu gato Tom para ser abençoado, falou sobre a importância da tradição. “Desde pequena, sempre soube que São Francisco é o protetor dos animais, e para mim, é uma alegria trazer o Tom para esse momento especial.”
Fiéis celebram São Francisco de Assis com bênçãos para animais em Teresina
Reprodução / TV Clube
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Quem foi São Francisco?
São Francisco de Assis é considerado o padroeiro dos animais
Arquidiocese de Belo Horizonte/Divulgação
Segundo a Igreja Católica, São Francisco nasceu em Assis, na Itália, em 1182. Tinha muito dinheiro e vivia com muita ostentação. Na juventude, foi à guerra e acabou sendo feito prisioneiro. Após ser liberto, ficou doente e depois de sua cura começou a visitar e servir aos doente.
Acreditando que lhe pedia que reparasse o templo físico, vendeu os vestidos da loja do pai, levou o dinheiro ao sacerdote do templo e pediu para viver ali. A família, ao ver que Francisco não queria retornar para casa, exigiu o dinheiro. Ele então devolveu até a roupa que levava no corpo.
Tal radicalidade de vida foi atraindo algumas pessoas que queriam ser seus discípulos. O santo fez da pobreza o fundamento de sua ordem e o amor à pobreza se manifestava na maneira de se vestir, nos utensílios que usavam e nos atos.
É atribuído a ele ter começado a tradição do “presépio” que se mantém até hoje.
Fiéis celebram São Francisco de Assis com bênçãos para animais em Teresina
Reprodução / TV Clube
Estagiária sob supervisão de Maria Romero.
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook, no Instagram e no Twitter
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Mais Notícias