4 de outubro de 2024

Como o 5S pode aumentar a produtividade de uma empresa

A Camilo dos Santos implantou o programa D’Olho na Qualidade como mais uma ferramenta para garantir a melhoria contínua de seus processos Provavelmente você já ouviu falar no método 5S. Trata-se de uma ferramenta eficaz para organizar o ambiente de trabalho, reduzir custos, otimizar recursos, manter a disciplina e aumentar a produtividade. Em busca da excelência na prestação de seu serviço e na satisfação do cliente, o Rodoviário Camilo dos Santos (RCS) aproveitou seus 40 anos de fundação e instituiu 2024 como o ano da Qualidade. E uma das ações implantadas foi a adoção do 5S que, na empresa, recebeu o nome de “D’Olho na Qualidade”.
Projeto 5S foi chamado de “D’Olho na Qualidade” para facilitar entendimento
Rodoviário Camilo dos Santos
O 5S é um sistema de trabalho que surgiu no Japão após a Segunda Guerra Mundial, com o propósito de ajudar as empresas do país a se recuperarem e se reorganizarem durante o pós-guerra. O programa estimula a consciência e a responsabilidade coletiva, através de cinco princípios que, em linhas gerais, visam: descartar o que não é mais útil, organizar, limpar, higienizar e manter a ordem no ambiente de trabalho.
“Esses princípios norteiam as ações dos colaboradores para manter o ambiente operacional funcional, padronizado e prático. É uma mudança de cultura que exige o engajamento de todos. E não se trata apenas da melhoria da nossa produtividade, mas também da melhoria da nossa qualidade de vida, porque a gente acaba adotando esses hábitos em outras áreas da nossa vida, além do profissional, o que interfere positivamente no nosso bem-estar”, ressalta Raíza Müller, gerente de Qualidade da Camilo dos Santos.
Ela conta que em pouco tempo de implantação do projeto na transportadora – que conta com 23 unidades próprias nos quatro estados do Sudeste – os efeitos positivos já foram percebidos. “Muitos gestores nos mandam fotos e vídeos mostrando como estão mantendo a limpeza e organização das plataformas e todas essas evidências servem de exemplo para estimular o engajamento de todos, porque só assim vamos conseguir alcançar nosso objetivo”.
Porém, para que os cinco hábitos do programa estejam incorporados na rotina de todos os colaboradores, é preciso constância e disciplina na implantação da metodologia, envolver o time e fazê-lo entender quais são os benefícios de sua aplicação. Além do aumento da produtividade e redução de custos, o 5S pode reduzir estresse, melhorar o relacionamento entre colegas de trabalho, otimizar tempo e reduzir movimentação desnecessária.
“São cinco sensos que vêm para somar dentro da nossa corporação, à medida que eles facilitam o nosso trabalho, mantendo a qualidade. Se todos entenderem que esse programa vem para contribuir, a gente vai se cobrar e cobrar uns dos outros, com o objetivo de ter o melhor ambiente de trabalho possível, de ter a melhor qualidade gerada aqui dentro da empresa para atender e encantar nossos clientes. Não conseguiremos evoluir nada se não tivermos comprometimento e disciplina”, destaca Eduardo dos Santos, Diretor-Presidente do RCS.
Complementando a fala do chefe, Raíza alerta que investir na qualidade é uma estratégia para se manter vivo no mercado. “A Qualidade não é uma vaidade. É um pré-requisito de competitividade, de sobrevivência. E o Rodoviário decidiu focar na Qualidade como um todo, com um olhar sistêmico, estruturando procedimentos, padronizando processos, falando a mesma língua, independente da unidade, sempre pensando na satisfação do cliente”, reforça a gerente.
Dicas para uma implementação mais eficaz do 5S
Rodoviário Camilo dos Santos

Mais Notícias