11 de janeiro de 2025

Hidrelétrica na divisa de MG e RJ terá simulado para evacuação de emergência; confira detalhes

Sirenes e aplicativo serão acionados a partir das 9h da terça-feira (26) no Complexo Anta/Simplício, entre Sapucaia e Além Paraíba. Medida é preventiva, e barragem não oferece risco, segundo Eletrobras Furnas. Complexo Anta/Simplício, entre Sapucaia e Além Paraíba
Eletrobras/Furnas
A Eletrobras Furnas, responsável pelo Complexo Hidrelétrico Anta/Simplício, entre os municípios de Sapucaia (RJ) e Além Paraíba (MG), vai realizar um simulado de evacuação de emergência da manhã desta terça-feira (26).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
A atividade faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE) e vai acontecer no Bairro Praça da Bandeira, em Além Paraíba, com a participação das defesas civis municipais e estaduais.
A hidrelétrica funcionará normalmente durante o simulado.
As torres sonoras e o aplicativo Alert Indivíduo, que compõem o sistema de comunicação da usina, serão acionados a partir das 9h.
Ao ouvir o alerta, a população deverá seguir as placas de sinalização em direção ao ponto de encontro, na Quadra do Morro dos Cabritos, na Rua Doutor Homero Monteiro de Barros, em Além Paraíba.
Equipes da Eletrobras e da Defesa Civil estarão no local e vão receber os moradores, tirar dúvidas, distribuir lanches e brindes. Os participantes também vão aprender a baixar e usar o aplicativo Alert Indivíduo, criado para facilitar a comunicação entre a empresa e a população.
Conforme a empresa, a barragem não está em risco e o objetivo é orientar e treinar a população sobre as medidas a serem tomadas em casos de emergência.
“A participação da população é fundamental para que todos fiquem seguros quanto às ações a serem tomadas em uma eventual evacuação de emergência. Mas ninguém precisa se preocupar, as barragens das usinas são seguras e constantemente monitoradas, inspecionadas e fiscalizadas. Atualmente, o empreendimento se encontra operando normalmente, sem qualquer anomalia que implique em risco para a usina ou para as comunidades do entorno”, disse o coordenador do PAE pela Eletrobras Furnas, Cristiano Simão.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
A hidrelétrica
Com capacidade instalada de 305,7 MW, a Usina Hidrelétrica de Simplício foi construída no Rio Paraíba do Sul, na divisa dos estados de Minas e Rio de Janeiro, em 2013.
O conjunto de canais, túneis e reservatórios se estende por 30 km entre a barragem de Anta, distrito de Sapucaia (RJ) e a Usina de Simplício, em Além Paraíba.
LEIA TAMBÉM:
PREVISÃO: Chuva e temperatura amena continuam durante a Semana Santa em Juiz de Fora e região
POLÍCIA: Atiradores de moto abrem fogo e matam casal em rua de Além Paraíba
ANA: Mais de 30 barragens na Zona da Mata estão na lista de fiscalização priorizada
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Mais Notícias