5 de outubro de 2024

Datafolha: metade dos eleitores do Rio ainda não escolheu candidato a vereador

Segundo a pesquisa, o índice de eleitores que ainda não têm candidato a vereador é mais alto entre os eleitores de Alexandre Ramagem (63%) do que entre os eleitores de Eduardo Paes (50%).
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (4) indica que, a dois dias das eleições 2024, 50% dos entrevistados ainda não escolheram seu candidato a vereador no Rio.
Segundo a pesquisa, o índice de eleitores que ainda não têm candidato a vereador é mais alto entre os eleitores de Alexandre Ramagem (63%) do que entre os eleitores de Eduardo Paes (50%).
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pela “Folha de S.Paulo” e realizada entre 1º e 3 de outubro. Foram realizadas 1.106 entrevistas presenciais, com eleitores da cidade do Rio de Janeiro de 16 anos ou mais, de todas as regiões da cidade. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.
Informações para decidir o voto
Mais da metade dos entrevistados (53%) avalia já ter informações suficientes para votar no primeiro turno, e 27% têm algumas informações, mas ainda precisam pesquisar mais. Há 18% que declararam não ter informações suficientes e 3% não opinaram.
A taxa dos que avaliam já ter informações suficientes cresce conforme aumenta a faixa etária, o grau de instrução e a renda familiar mensal do entrevistado. E, a taxa dos que têm algumas informações fica acima da média entre os que têm 16 a 24 anos (48%).
Uma parcela de 14% dos eleitores avalia que os problemas e soluções para a cidade foram discutidos pelos candidatos como deveriam. Para 43%, foram discutidos menos do que deveriam, e para 24%, não foram discutidos pelos candidatos. Um quinto (20%) não opinou.
A taxa daqueles que avaliam que os problemas e soluções para a cidade foram discutidos menos do que deveriam cresce conforme aumenta o grau de instrução e a renda do entrevistado.
Especial do g1: veja dados completos das pesquisas eleitorais

Mais Notícias