8 de outubro de 2024

Religiosidade e fé no Circuito das Águas

Renove as energias com muita inspiração e paz nas 14 cidades da regiã
Crédito: Divulgação
Ao viajar pelo Circuito das Águas de Minas Gerais e conhecer as maravilhas que existem nas 14 cidades que fazem parte da região, o visitante pode combinar experiências gastronômicas, rurais, bem-estar com a religiosidade.
Oportunidade para buscar o fortalecimento da fé e da espiritualidade, ampliar a conectividade com a natureza e com pessoas além das descobertas históricas e culturais associadas aos caminhos e templos religiosos, que fazem parte de todo o cenário único do Circuito das Águas de MG.
E na região, quando o assunto é ampliar a fé e buscar algum tipo de reflexão pessoal, devoção ou até mesmo recomeço, Baependi vem se tornando cada vez mais um destino religioso especial, graças à devoção a Francisca de Paula de Jesus (Nhá Chica), beatificada em 2013.
A “Santinha de Baependi’ como é nacionalmente conhecida, viveu na cidade desde a infância até sua morte, em 1895, aos 87 anos. Tornou-se é referência em santidade, caridade, humildade e fé. Como grande devota a Nossa Senhora da Conceição ergue em 1861 uma pequena capela, que começou a ter funções litúrgicas em 1877.
Hoje o local é o Santuário Nossa Senhora da Conceição, onde milhares de romeiros acompanham diariamente missas e celebrações e também onde Nhá Chica está sepultada, tendo ao lado a casa e o museu com toda a sua história. Uma visita ao templo é uma experiência única, afinal quase todo mundo é movido por um tipo de fé e independente de religião e conhecer a história da Beata é um momento marcante na visita ao Circuito das Águas de Minas.

Crédito: Divulgação
A Fé que move o mundo está presente também nos diversos eventos, como Corpus Christi, Semana Santa, festas juninas, quermesses e manifestações de cultura e fé em torno de comemorações aos santos e datas que são consideradas sagradas. Uma região onde você encontra a religiosidade presente em cada canto das 14 cidades, se tornando uma excelente opção para quem quer um turismo diferente e com muita conectividade.
Destaque ainda para as diversas igrejas históricas que compõe a região.
Acesse os links e veja os detalhes nas reportagens produzidas pela IGR Circuito das Águas
https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/especial-publicitario/circuito-das-aguas-de-minas-gerais/circuito-das-aguas-de-minas-gerais/noticia/2024/07/22/conheca-as-igrejas-do-circuito-das-aguas.ghtml
https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/especial-publicitario/circuito-das-aguas-de-minas-gerais/circuito-das-aguas-de-minas-gerais/noticia/2024/07/30/conheca-igrejas-historicas-no-circuito-das-aguas.ghtml
Também em Baependi, no bairro rural da Piracicaba, encontramos uma comunidade única que combina ecologia, espiritualidade e devoção: Vrinda Bhumi, um monastério Hare Krishna e ecovila que acolhe pessoas interessadas em dar uma pausa na vida agitada do cotidiano e experimentar momentos de serenidade, conexão espiritual e harmonia com a natureza.
O local pode ser visitado por turistas e interessados no estilo de vida proposto, além de ser um modelo de sustentabilidade, com seu foco no cultivo orgânico e práticas ecológicas que respeitam o meio ambiente.
Com realização de retiros espirituais e vivências, a experiência proporciona aos visitantes uma imersão em tradições milenares, além de atividades como agricultura orgânica, construções sustentáveis e alimentação vegetariana. Mais informações nas redes sociais da comunidade: https://www.instagram.com/vrindabhumi/

Crédito: Divulgação
Ainda no Circuito das Águas, o visitante pode conhecer também a Eubiose em São Lourenço, uma instituição de caráter cultural e espiritualista que visa o aprimoramento físico, emocional e mental das criaturas. Seu Templo construído em estilo grego e inaugurado em 1949 é dedicado em honra à paz universal. São Lourenço foi escolhida como sede, por ser considerada um forte ponto de convergência das energias telúricas e cósmicas.

Crédito: Divulgação
PEREGRINAÇÕES
Outras atrações importantes para o turista, em se tratando de fé e religiosidade são as caminhadas e peregrinações. Uma delas acontece no dia 1º de maio, quando são percorridos 33 quilômetros, partindo de São Lourenço, passando por Soledade e Caxambu, terminando no Santuário de Nhá Chica, no centro de Baependi.
Já o Caminhos dos Anjos é um circuito de 231 quilômetros que passa por sete cidades. Com saída em Passa Quatro e chegada em São Lourenço, o percurso pode ser feito em dez dias a pé, em cinco dias de bicicleta e de três a cinco dias de carro 4×4 ou moto. Além da religiosidade, as paisagens com corredeiras, cachoeiras e montanhas encantam.
Também passa pela região o Caminho Religioso da Estrada Real (CRER), desenvolvido pela Secretaria de Estado Turismo de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Estrada Real (IER), e inspirado no famoso Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.
O CRER é uma rota de turismo religioso do Brasil, ligando o Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, localizado em Caeté (MG), ao Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida (SP), passando por 32 municípios mineiros e seis paulistas, num percurso de mais de mil quilômetros.
No Circuito das Águas, são parte do caminho os municípios de: Cruzília, Baependi, Caxambu, São Lourenço e Passa Quatro. A rota está toda sinalizada para que o peregrino possa se orientar com segurança. Uma opção diferenciada para aqueles que buscam um contato maior com a natureza e a espiritualidade.
Venha para o Circuito das Águas de Minas Gerais. Visite nossas cidades, nossas igrejas, conheça um pouco mais da fé e da religiosidade de um povo alegre e hospitaleiro e renove suas energias.
Seja você interessado em visitar um lugar ou apenas em aprender mais sobre uma cultura específica, conhecer mais sobre as práticas religiosas e espirituais de um povo, nossas cidades estão prontas para lhe oferecer uma experiência profundamente enriquecedora!

Mais Notícias