5 de outubro de 2024

Disputa entre facções: Veja a linha do tempo dos assassinatos e tiroteios ocorridos em 24 horas na Zona Norte de Teresina

Ao todo foram cinco pessoas mortas a tiros e sete foram baleadas, que estão internadas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Confira a seguir a linha do tempo, produzida pelo g1, dos crimes. Vítimas e suspeitos de chacina ocorrida na Zona Norte da capital
Divulgação/SSP-PI
Uma onda de crimes aconteceu em 24 horas na região da grande Santa Maria, Zona Norte de Teresina. Ao todo foram cinco pessoas mortas a tiros e sete foram baleadas, que estão internadas no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Confira a seguir a linha do tempo, produzida pelo g1, dos crimes.
O que se sabe sobre disputa entre facções que deixou grávida, dois adolescentes e homem mortos em Teresina
Ao todo, entre a quinta-feira (3) e a sexta-feira (4):
5 pessoas foram assassinadas
5 pessoas foram baleadas
4 pessoas foram presas
Veja abaixo caso a caso, em ordem cronológica:
1º assassinato – noite de quarta-feira (2)
Vigilante de 23 anos é assassinato a tiros dentro de escola em Teresina
Na noite de quarta-feira (2) o vigilante Francisco Wellington Silva do Vale, de 23 anos, foi assassinado com cerca de 15 tiros dentro da Escola Municipal Roberto Cerqueira Dantas, no bairro Monte Verde. Ele estava trocando de turno com outro vigia, que também foi baleado, segundo a Polícia Militar (PM).
Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo o secretário de segurança pública Chico Lucas, Francisco Wellington estava preso e foi solto, com uso de tornozeleira eletrônica há menos de um mês.
2º assassinato – tarde de quinta-feira (3)
Bárbara Teresa, 19 anos – Veja a linha do tempo dos assassinatos e tiroteios ocorridos em 24 horas na Zona Norte de Teresina
Reprodução/ Polícia Civil
A segunda morte foi a jovem Bárbara Teresa, de 19 anos, grávida de 4 semanas, morta a tiros na porta de casa, na tarde de quinta-feira (3). Ela chegou a ser socorrida, mas morreu no Hospital Mariano Castelo Branco, no bairro Parque Brasil.
A jovem era esposa de Israel de Assis Damasceno dos Santos, 19 anos, tido como líder da facção PCC, e que escapou de ser assassinado na mesma ocasião. Segundo a Polícia Civil, possivelmente ele era o alvo dos criminosos que mataram Bárbara.
A Polícia suspeita ainda que o mandante do atentado seja Gilvan Rodrigues Gomes da Silva, líder de uma facção rival, o Bonde dos 40.
3º assassinato – noite de quinta-feira (3)
Israel de Assis Damasceno dos Santos, 18 anos – Suspeito de ordenar assassinatos em disputa de facções em Teresina é preso
Polícia Civil
Em retaliação à morte da esposa, Israel teria ordenado a morte de rivais.
Assim, no início da noite de quinta (3), Jennifer Lourrane Gomes de Sousa, adolescente de 16 anos, foi assassinada a tiros em um supermercado no bairro Monte Verde. Uma menina de 10 anos foi baleada na ocasião. De acordo com a polícia, ela foi morta porque é namorada de um membro da facção rival a de Israel, e filha de outro membro da facção, que foi assassinado em 2018.
Quando a Polícia Cientifica ainda estava no local fazendo a perícia, foram informados que, próximo ali, ocorrera um tiroteio e havia duas pessoas feridas: Gilvan Rodrigues (rival de Israel) e uma criança.
4º assassinato – 21h de quinta-feira (3)
Jovem grávida, adolescente e homem são mortos na Zona Norte de Teresina; outras 5 pessoas foram baleadas
TV Clube
Por volta das 21h de quinta (3), no bairro Parque Brasil, Francisco das Chagas, de 44 anos, foi assassinado. Ele e seu sogro estavam trabalhando quando foram surpreendidos por três homens, que dispararam contra eles. Francisco morreu ainda no local, e o sogro dele foi baleado.
Francisco não tinha envolvimento com facções. Segundo a polícia, ele foi morto por comparsas de Israel porque o havia denunciado por roubo meses atrás, o que levou à prisão dele.
5º assassinato – quinta-feira (3)
Eliton Manuel, de 13 anos, e o pai, Gilvan Rodrigues – Veja a linha do tempo dos assassinatos e tiroteios ocorridos em 24 horas na Zona Norte de Teresina
Reprodução/ Polícia Civil
Ainda na noite de quinta-feira (3), Eliton Manuel, de 13 anos, filho de Gilvan Rodrigues, foi assassinado a tiros em um terreno baldio, no Conjunto Leonel Brizola. Na manhã seguinte, sexta-feira (4), o menino foi encontrado morto. O adolescente tentou fugir dos atiradores, mas foi atingido ao pular o muro do terreno.
Segundo a Polícia Civil, quando seu pai foi preso no final do mês de agosto, na Operação Draco 148, o adolescente disse aos policiais que assumiria a “boca de fumo” do pai.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
📲 Confira as últimas notícias do g1 Piauí
📲 Acompanhe o g1 Piauí no Facebook e no Instagram
VÍDEOS: Assista às notícias mais vistas da Rede Clube

Mais Notícias