11 de janeiro de 2025

Petrópolis registrou 580 deslizamentos por conta da chuva em quatro dias; tempo continua instável nesta segunda

Nove pessoas foram resgatadas com vida e quatro morreram. Céu de Petrópolis nesta segunda-feira (25)
Foto: Rhayssa Motta/ Inter TV RJ
A Defesa Civil de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, contabilizou 813 registros de ocorrências, sendo 580 deslizamentos, por conta da chuva que começou na última quinta-feira (21).
Nesta segunda-feira (25), a cidade continua com uma chuva leve em alguns bairros. Nas últimas 24 horas, o maior acumulado foi de 52 milímetros no bairro São Sebastião. A cidade continua em estado de alerta.
Na sexta-feira (22), quatro pessoas da mesma família morreram vítimas de um desabamento, um casal e um filho, além da avó materna. Uma menina de quatro anos de idade, da mesma família, foi resgatada após 16h soterrada.
O Corpo de Bombeiros resgatou nove vítimas de deslizamento nos bairros Independência e Caxambu.
95 pessoas estão acolhidas pelo ponto de apoio da Escola Municipal Alto Independência, no bairro Independência, que está mobilizado desde a noite da última quinta-feira (21) para receber a população que resida em área de risco ou que se sinta insegura em sua residência.
No abrigo Santa Isabel, no bairro Caxambu, 93 pessoas estão acolhidas no local.
Os pontos de apoio nas regiões do segundo, terceiro, quarto e quinto distritos do município foram desmobilizados devido aos baixos acumulados pluviométricos registrados. No entanto, os pontos de apoio do primeiro distrito permanecem em sobreaviso.
Acesso a rodovia
Na BR-040, que dá acesso à cidade, as equipes da concessionária que administra a via permanecem trabalhando na serra de Petrópolis para monitoramento, novas avaliações técnicas e desobstrução de trechos afetados pela chuva.
No domingo (24), as equipes liberaram o km 91 da pista de descida. O km 79 da pista de descida prossegue em meia pista. Na subida da serra, prosseguem em meia pista o km 92 e o km 85.
Operação dos ônibus nesta segunda-feira
Nesta segunda-feira (25), 19 linhas de ônibus seguem com trajeto alterado por conta de obstruções nas vias causadas por quedas de barreira ou outras ocorrências relacionadas ao temporal.
Confira quais linhas de ônibus estão com a operação comprometida de forma parcial ou total.

Mais Notícias