6 de outubro de 2024

Voo da FAB com primeiros brasileiros repatriados do Líbano está a caminho do Brasil

O avião, que saiu de Lisboa, onde fará uma nova parada antes de seguir para o Brasil, traz 228 pessoas, entre elas, dez crianças de colo e três animais domésticos. O presidente Lula vai recepcionar os brasileiros. Voo da FAB com primeiros brasileiros repatriados do Líbano está a caminho do Brasil
Reprodução/Jornal Nacional
O voo da FAB com os primeiros brasileiros repatriados do Líbano já decolou da capital Beirute e está a caminho do Brasil.
A brasileira Karla e a família estavam refugiadas na região montanhosa de Bchamoun, depois que o subúrbio no sul de Beirute, onde moravam, foi bombardeado por Israel.
Pouco antes do embarque no avião da FAB, a ansiedade ainda era grande entre os passageiros.
“Todo mundo ansioso, animado. Mas graças a Deus esse pesadelo está chegando ao fim”, disse ela.
O avião da FAB, vindo de Lisboa, pousou em Beirute pouco depois das 11h. 228 pessoas embarcaram, entre elas, dez crianças de colo. O voo também resgatou três animais domésticos.
A Zeinab, grávida de quase 8 meses, fez, aliviada, imagens da família dentro do avião, a minutos da decolagem para o Brasil:
“Essa é minha sogra, minha filha. Está feliz, está agora mais tranquila. Está tudo bem. Essa é minha outra filha, ela está mais feliz também porque ela vai ficar em lugar mais seguro”, disse Zeinab.
Menos de duas horas depois de pousar na capital do Líbano, o avião da FAB decolou para Lisboa, onde fez uma escala de abastecimento.
A principal preocupação da Aeronáutica era reduzir ao máximo o tempo no aeroporto de Beirute por causa dos intensos bombardeios israelenses.
De Portugal, o avião segue para o Brasil e deve pousar na Base Aérea de Guarulhos às 10h deste domingo (6).
O presidente Lula vai recepcionar os brasileiros.
O mesmo avião deve retornar na semana que vem para buscar outros brasileiros. Quase 3 mil pessoas mostraram interesse em deixar o Líbano.
O comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Damasceno, informou que o Brasil tem capacidade para buscar 500 pessoas por semana.

Mais Notícias