6 de outubro de 2024

Minas Gerais tem 16 milhões de eleitores aptos a votar neste domingo

Em BH, além de 10 candidaturas à prefeitura, 874 pessoas disputam uma das 41 cadeiras da Câmara Municipal. Urna eletrônica
Justiça Eleitoral
Segundo maior colégio eleitoral do país, Minas Gerais tem 16.469.155 eleitores aptos a votar nos 853 municípios neste domingo (6). Em Belo Horizonte, são 1.992.984.
Ao todo, 73.443 pedidos de candidaturas foram registrados no estado, sendo 68.742 para cargos de vereador e 4.701 para prefeito e vice-prefeito.
Na capital mineira, além de 10 candidaturas à prefeitura, 874 pessoas disputam uma das 41 cadeiras da Câmara Municipal.
Além de BH, em sete cidades de MG o pleito pode ir para o segundo turno – Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros, Uberaba e Ribeirão das Neves.
Os eleitores poderão votar a partir das 8h até as 17h. A consulta dos locais de votação pode ser feita aqui.
Veja algumas dicas do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) para votar com tranquilidade:
Escolha a candidata ou o candidato
O sistema DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), permite pesquisar informações sobre o perfil e as prestações de contas de todos os candidatos. É possível também consultar os números das candidaturas.
Leve sua colinha
É permitido levar para a cabine de votação uma anotação pessoal com os números dos candidatos. A colinha deve ser feita em papel, porque não é permitido usar celular na cabine.
O primeiro voto é para o cargo de vereador, e o segundo, para prefeito. Em Belo Horizonte, também haverá referendo sobre a bandeira da cidade. A tela da urna eletrônica vai exibir a pergunta “Você aprova a alteração da bandeira de Belo Horizonte?”.
VÍDEO: saiba como será o processo de votação sobre nova bandeira de BH na urna eletrônica
O eleitor deve teclar 1, se aprovar a mudança, e 2, se discordar. É possível também teclar “branco” ou qualquer outro número para anular o voto.
Separe seu documento
Para votar, é preciso apresentar um documento oficial com foto. Eleitores com biometria cadastrada e foto no e-Título podem usar o aplicativo para se identificar.
Vídeos mais vistos no g1 Minas:

Mais Notícias