7 de outubro de 2024

Candidatos à Prefeitura de Santos ressaltam importância do voto e compartilham expectativas para a eleição

Santos tem quatro candidatos: Nando Pinheiro (Avante), Rogério Santos (Republicanos), Rosana Valle (PL) e Telma de Souza (PT). Candidatos à Prefeitura de Santos votam no 1° turno das Eleições 2024, neste domingo (6)
Thais Rozo/TV Tribuna, Vanessa Medeiros/TV Tribuna, Thais Rozo/TV Tribuna e Vanessa Medeiros/TV Tribuna
Os candidatos à Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, já votaram na manhã deste domingo (6). A cidade tem quatro concorrentes ao cargo de chefe do Executivo e 354 para vereador, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Veja a lista completa com nomes, partidos e números de urna dos candidatos a prefeito e vereador em Santos nas eleições municipais.
O g1 acompanha as eleições municipais em Tempo Real.
Nando Pinheiro (Avante)
Nando Pinheiro (Avante) votou na Unip, em Santos (SP)
Thais Rozo/TV Tribuna
O candidato Nando Pinheiro (Avante) votou na Universidade Paulista (Unip), no bairro Vila Matias, por volta das 9h50. Durante o ato, ele ressaltou a importância da renovação, que pode ser feita por meio do poder da votação.
“O voto é o momento do poder do povo. […]. O que eu tinha que fazer durante a campanha, eu fiz, mas não tenho o poder que as pessoas têm, que é digitar o número que elas quiserem [nas urnas] e confirmar nessa data tão importante para o Brasil”, disse Nando.
Caso seja eleito, o candidato do Avante disse que uma das prioridades é a Saúde. “Eu não compactuo com as filas, a espera tremenda na Unidade Básica de Saúde (UBS) e também no Ambulatório de Especialidades Médicas (Ambesp)”.
Além disso, reforçou o compromisso com a Educação. “Meu sonho é colocar educação financeira, aula de empreendedorismo, teatro. Eu tenho formação de Artes Cênicas e sei o quanto o teatro foi importante para a minha vida”.
Rogério Santos (Republicanos)
O candidato à prefeitura de Santos (SP),Rogério Santos, votou, por volta das 11h20, no Colégio Presidente Kennedy
Thais Rozo/TV Tribuna
O candidato à reeleição em Santos (SP), Rogério Santos, votou no Colégio Presidente Kennedy, no bairro Pompeia, por volta das 11h20. Ele falou sobre a alegria em exercer o ato de cidadania, e contou que já foi mesário.
“Percorri algumas seções, algumas escolas e a gente vê as pessoas com orgulho de votar, com tranquilidade, isso é a festa da democracia. Para mim, é uma honra, como cidadão, estar aqui votando. Espero votar até os 90, 100 anos, quem sabe”, disse Rogério.
Caso seja reeleito, o candidato do Republicanos disse que a prioridade continuará sendo a Educação. “A gente vai manter o trabalho na saúde, na zeladoria da cidade e os investimentos que têm gerado tanto emprego”.
Rogério disse que pretende continuar o trabalho de forma firma e forte. “Sempre mostrando aquilo que a gente fez, aquilo que a gente quer fazer, sempre de uma maneira limpa, clara, com a verdade, com amor no coração e com respeito com o eleitor”.
Rosana Valle (PL)
A candidata à prefeitura de Santos (SP), Rosana Valle (PL), votou, por volta das 9h50, na UME dos Andradas, na Aparecida.
Vanessa Medeiros/TV Tribuna
A candidata à prefeitura de Santos (SP), Rosana Valle (PL), votou na Unidade Municipal de Ensino (UME) dos Andradas I, no bairro Aparecida, por volta das 11h20. Durante a votação, ela afirmou que o voto é fundamental.
“Quem decide uma eleição não são partidos, não são apoios [políticos]. Quem decide é a população. Se a população decidir que devo estar à frente da prefeitura no ano que vem, vou exercer meu trabalho com muita responsabilidade, orgulho e respeito”, disse Rosana.
Caso seja eleita, a candidata do PL afirmou que sua prioridade será cuidar da cidade. “[Vou] levar a sério a transparência, a prestação de contas e as auditorias nos contratos da prefeitura. Enfim, quero mostrar ao santista um jeito diferente de administrar”, disse.
Além disso, Rosana disse que administrará Santos de um jeito diferente. “Pensando no futuro da cidade, promovendo a governança que tantos falam, que as empresas já adotam e que o serviço público precisa adotar também”.
Telma de Souza (PT)
A candidata à prefeitura de Santos (SP), Telma de Souza, votou, por volta das 12h20, no Colégio Objetivo
Vanessa Medeiros/TV Tribuna
A candidata à Prefeitura de Santos (SP), Telma de Souza (PT), chegou no Colégio Objetivo, no bairro Embaré, por volta das 11h45. Ela precisou esperar quase 30 minutos para poder votar devido a um problema na urna eletrônica. Após a troca do equipamento, confirmou as escolhas.
“Quando digitei, o número não apareceu. Eu insisti, continuou sem aparecer e depois, claro, caducou o tempo. A urna já tinha dado problema antes. Eu tenho impressão de que teve algum problema com a urna”, disse Telma antes da troca do equipamento.
Caso seja eleita, a candidata do PT disse que pretende ser a melhor prefeita que Santos já teve, com humildade. “Altas emoções [para votar]. Justamente comigo vai dar problema na tal da urna, mas deu tudo certo, votei, apertei o confirma e vamos à vitória”.
Telma afirmou, ainda, que as expectativas são as melhores possíveis para o resultado das eleições, e que pretende ir ao 2° turno ao lado do vice Marco Aurélio.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Mais Notícias