7 de outubro de 2024

Eleitores esperam mais de 3 horas para votar na Zona Norte de Natal após urnas apresentarem lentidão

Segundo técnica de urna do Complexo Cultural da Zona Norte, das 11 sessões eleitorais que ficam no local, 7 apresentaram problemas. Eleitores esperando na fila no Complexo Cultural de Natal
Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Neste domingo (6), os eleitores do Complexo Cultural da Zona Norte de Natal, no bairro Potengi, enfrentaram espera de até 3 horas para votar. As urnas apresentaram lentidão e precisaram ser trocadas.
Segundo a técnica de urna, Gladlane Outeda, houve problemas técnicos em quase todas as sessões do local de votação. “Essa foi uma falha técnica do sistema operacional, da urna mesmo. Não foi nada com o TRE, não foi erro humano. Foi algo que infelizmente aconteceu porque é uma máquina que, assim como um computador ou celular, pode vir a parar”, explicou.
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
A técnica explicou que das 11 sessões eleitorais que ficam no local, 7 apresentaram problemas.
A professora Jose Alexandre, de 45 anos, conta que enquanto ela votava a urna parou cerca de 14 vezes. “Está uma lentidão, todo mundo aqui reclamando, são 14h32 e eu cheguei aqui de 11h, estou saindo da cabine agora, é um absurdo”, disse.
A dona de casa, Cilene Nascimento, relatou que saiu de casa perto das 11h e precisou deixar o pai deficiente sozinho. “Dizem para gente ter paciência, que está chegando outra urna desde 11 horas, que a gente tem que esperar. Isso é uma falta de respeito com a população, um negócio desse, a gente está passando mais de duas, três horas numa fila esperando para votar”, afirmou.
De acordo com o eleitor Genivaldo Alves, entram no máximo duas pessoas até a urna travar e passam cerca de 20 a 30 minutos para a fila andar novamente.
“Uma situação caótica. Para quem vem votar, a gente tem o direito de votar, mas não significa que tem a obrigação de passar duas, três horas na fila. Aí não tem quem não se estresse”, disse.
Leitura pra se distrair na fila
Professora levou livro para ler enquanto espera na fila
Pedro Trindade/Inter TV Cabugi
Durante o tempo na fila, o que resta é se distrair. Foi o que decidiu fazer a professora Julliane Campos, que levou um livro para ler enquanto espera sua vez. Ela conta que leu mais de 100 páginas enquanto aguardava.
“Eu vim aqui pela manhã cheguei e tava com esse problema, aí eu resolvi voltar para casa, almocei e retornei. Continua com o mesmo problema, mas eu já trouxe meu livrinho para garantir aquela leitura do dia. Eu já li mais de 100 páginas, eu acredito que até eu entrar, me sentar e votar, pelo menos mais 100 páginas eu vou garantir”, contou.
Duas urnas foram substituídas na escola e os eleitores comemoram quando viram a chegada das urnas novas.
Eleitores comemoram chegada de nova urna após espera de 3 horas para votar em Natal
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN

Mais Notícias