7 de outubro de 2024

Mais de 50 urnas eletrônicas apresentam problemas no 1º turno das eleições municipais no Pará, diz TRE

Entre os 21 municípios paraenses que registraram algum problema nas urnas eletrônicas, Belém lidera a lista com 11 aparelhos com algum contratempo no funcionamento. Urnas eletrônicas
Divulgação/ TRE
O Pará, houve 52 registros de ocorrências nas urnas eletrônicas neste domingo (6), primeiro turno da votação municipal, segundo balanço do Tribunal Regional Eleitoral. Desse total, 36 equipamentos precisaram ser substituídos nas seções eleitorais.
📲 Acesse o canal do g1 Pará no WhatsApp
AO VIVO: acompanhe o 1º turno no Pará
Entre os 21 municípios paraenses que registraram algum problema nas urnas eletrônicas, Belém lidera a lista com 11 aparelhos com algum contratempo no funcionamento. De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TRE do Pará, Felipe Brito, o motivo da capital apresentar o maior número de problemas está relacionado com a quantidade de urnas disponibilizadas neste colégio eleitoral. Ainda de acordo com Felipe Brito, o número de urnas com algum defeito não representa nem 0,2% do total de 22.742 urnas disponíveis nesta eleição.
“Em vários desses casos, necessitou apenas de uma orientação para o mesário e a votação continuou normalmente. E em 37 casos, houve a substituição da urna para uma urna de contingência sem qualquer prejuízo para a votação. Os problemas que ocasionam isso são os mais diversos. Como não há possibilidade de abrir a urna para realizar algum um tipo de manutenção, já que elas são lacradas, a orientação é fazer a substituição imediata e, por isso, o número de substituição acaba sendo bastante alto, mas nada próximo do percentual total de urnas”, esclarece Felipe Brito.
O secretário de Tecnologia da Informação explica ainda que a previsão do TRE para esses casos gira em torno de 1,5% até 3%. “Essa é a janela de substituição que nós esperamos ter até o final da votação, inclusive, o número de urnas de contingência que são disponibilizadas gira em torno de 12%. Então, esse percentual registrado até agora está bem longe da reserva técnica que o Tribunal disponibilizou para reposição”, ressalta Felipe.

Mais Notícias