11 de outubro de 2024

100% das urnas apuradas: Santarém terá 2º turno entre Zé Maria Tapajós e JK do Povão

Diferença foi de 7,81% entre os dois candidatos. Zé Maria Tapajós foi o mais votado com 94.321 votos. Zé Maria Tapajós e JK do Povão disputam o segundo turno em Santarém
Ulisses Farias e Victor Ribeiro / TV Tapajós
Às 19h21 deste domingo (6), com 99,28% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou que as eleições em Santarém terão 2º turno entre Zé Maria Tapajós (MDB) e JK do Povão (PL), no dia 27 de outubro. A apuração foi finalizada às 19h50, a mais rápida da história, graças à duplicação do número de transmissores em relação a eleição de 2022.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Zé Maria Tapajós foi o mais votado do 1º turno, alcançou pouco mais de 49,73% dos votos válidos, enquanto JK do Povão pouco mais de 41,92%.
Com 837 seções apuradas, 196.545 votos apurados, sendo 189.568 votos válidos, 4.119 votos nulos e 2.768 votos em branco.
Em Santarém, 246.570 eleitores estavam aptos a ir às urnas neste domingo, uma diferença de 9.159 eleitores em relação a 2022, representando um crescimento de 3,86%. Porém, a abstenção foi de 49.781 eleitores.
ogo após a confirmação do 2º turno, Zé Maria Tapajós disse ao repórter Ulisses Farias, da Tv Tapajós, que está tudo tranquilo e que por muito pouco não venceu no 1º turno, mas está confiante na vitória no 2º turno.
Zé Maria Tapajós (MDB) está confiante na vitória no segundo turno
Ulisses Farias / Tv Tapajós
“Muito obrigado eleitor. Agradecemos aqui também aos nossos apoiadores, aos nossos candidatos a vereador e vereadora, que foram eleitos, outros que ajudaram muito. Mas no segundo turno, aqui há três semanas, nós vamos chegar porque o projeto do Zé com Carlos é o melhor projeto e a população agora só tem dois candidatos. Tem dois projetos. E, evidentemente, que ela vai escolher o melhor projeto para Santarém e o melhor projeto é do Zé e do Carlos”, disse.
JK do Povão (PL) vai disputar segundo turno com Zé Maria Tapajós
Reprodução / Tv Tapajós
JK do Povão disse ao repórter Victor Ribeiro, da TV Tapajós, que para ultrapassar Zé Maria Tapajós no 2º turno, a estratégia será alcançar os eleitores que ele não conseguiu no 1º turno, principalmente no interior do município.
“Olha, a gente trabalhou pra ganhar a eleição nesse primeiro turno. Mas a gente aceita a democracia, a gente aceita a vontade do povo, mas a gente vai trabalhar a partir de agora pra tirar essa diferença do primeiro turno. Agora é tête-à-tête, eu contra eles. A gente vai mostrar nossas propostas e mostrar que esse ciclo vicioso que está no poder há 30 anos precisa sair do poder. A gente precisa resgatar, transformar e libertar Santarém desses grupos políticos que dilapidam Santarém há mais de 30 anos”, disse.
Quem é JK do Povão
Juscelino Kubitscheck Campos de Sousa, o popular “JK do Povão”, é o filho caçula do ex-prefeito de Santarém, Ronaldo Campos, e de Rosilda Campos. Ganhou o nome em homenagem ao ex-presidente da República Juscelino Kubitscheck.
JK é casado com Andréa Ribeiro e pai de Juliana e Ronaldo Neto, com quem compartilha a alegria de ser avô de Ravi, José e Cauã. Ex-servidor público municipal e estadual, JK ganhou notoriedade como blogueiro através do “Blog do JK”, criado em 2012, com postagens sobre questões sociais e críticas ao atendimento público. Em 2020, com 45 anos, foi eleito vereador pelo PSDB.
Em 2022, JK concorreu ao cargo de deputado estadual, obtendo mais de 27 mil votos e ficando na segunda suplência. Nas redes sociais, onde conta com mais de 600 mil seguidores, JK continua sua trajetória política pelo PL (Partido Liberal). Apoiado por diversos segmentos da sociedade, o candidato tem como foco: servir e devolver ao povo o que é do povo.
Quem é Zé Maria Tapajós
José Maria Tapajós, 59 anos, nasceu na comunidade Novo Gurupá, região do Rio Arapiuns, em Santarém, oeste do Pará.
Zé Maria começou a trabalhar ainda menino, e logo transformou-se em um importante comerciante. É casado com Delvalita Emília, com quem teve quatro filhos.
Zé Maria sempre demonstrou vocação para lidar com pessoas e sua entrada para a política foi um caminho natural. Desde então, ocupou cargos importantes. Foi vereador por seis mandatos, presidente da câmara por 4 vezes, prefeito interino, vice-prefeito, deputado estadual e secretário regional de governo. Com sua experiência, conseguiu articular uma união inédita na história de Santarém, trazendo para o seu projeto grandes forças políticas da cidade, do estado e de Brasília. É o candidato apoiado pelo governador Helder Barbalho.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região

Mais Notícias