7 de outubro de 2024

Topázio Neto (PSD), reeleito em Florianópolis, se manifesta após vitória: ‘população pode me cobrar’

Candidato do PSD recebeu 58,49% dos votos válidos, eliminando a possibilidade de 2º turno na capital de Santa Catarina. Prefeito reeleito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), celebra vitória no primeiro turno
Lucas Amorelli/NSC
O prefeito reeleito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), manifestou-se após a vitória no primeiro turno, neste domingo (6) de eleições municipais. Ele prometeu cumprir as propostas apresentadas na campanha.
“Todas aquelas prioridades que eu falei na campanha são compromissos do prefeito. A população pode me cobrar. Não tem nenhuma promessa vazia, todas são realizáveis e vamos começar a partir de amanhã a planejar o que vai ser feito já a partir de janeiro do próximo ano”, disse o prefeito reeleito.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Confira o resultado final do 1º turno em Florianópolis
Saiba quem são os 23 vereadores eleitos na capital
O atual gestor teve a vitória confirmada em 1º turno, com 161.839 votos (58,49% dos válidos). A vice-prefeita eleita é Maryanne Mattos (PL). Seções foram 100% apuradas às 19h12 (veja números abaixo).
Empresário de 62 anos, Topázio foi eleito em 2020 como vice na chapa encabeçada por Gean Loureiro (União Brasil), que renunciou ao cargo pouco mais de um ano depois para concorrer ao governo do estado. Desde 1ª de abril de 2022, Topázio é prefeito de Florianópolis.
Desde o início da campanha, Topázio liderou as pesquisas de intenção de voto com bastante vantagem sobre os adversários e próximo de vencer a eleição em 1º turno. Marquito (PSOL) e Dário Berger (PSDB) oscilavam na segunda posição dentro da margem de erro.
O prefeito reeleito de Florianópolis formou uma aliança forte para concorrer à prefeitura, tendo como principal apoiador o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). A chapa também conta com Republicanos, MDB, Podemos e Novo. Topázio não contou com o apoio de Gean Loureiro, com quem venceu em 2020, que integrou a campanha de Dário Berger (PSDB).
Durante o período eleitoral, Topázio focou na popularidade obtida por meio das redes sociais, onde estabeleceu um canal direto com o eleitor e outros públicos.
Entrevistas com os candidatos de Florianópolis
Promessas de campanha
Entre as principais promessas para o novo mandato, estão:
A criação de um Multihospital no Norte da Ilha, a exemplo do implantado no sul da cidade;
Centro Odontológico do Norte da Ilha;
Transporte marítimo;
Criação de eixos de BRT (linhas de ônibus rápidas);
Ampliação do Projeto Formiguinha (micro-ônibus em regiões de difícil acesso);
Primeiro Hospital Veterinário público;
Ampliação do sistema de vigilância por câmeras.
Resultado
Topázio Neto (PSD) – 161.839 votos (58,49%)
Marquito (Psol) – 61.509 votos (22,23%)
Pedrão (PP) – 19.640 votos (7,10%)
Dário Berger (PSDB) – 16.750 votos (6,05%)
Lela (PT) – 16.001 votos (5,78%)
Portanova (Avante) – 602 votos (0,22%)
Carlos Muller (PSTU) – 143 votos (0,05%)
Brunno Dias (PCO) – 95 votos (0,03%)
Mateus Souza (PMB) – 94 votos (0,03%)
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Mais Notícias