9 de outubro de 2024

Primo de Ustra e apresentadora de TV vereadores: veja personalidades que se elegeram em Porto Alegre

Candidatos conquistaram uma vaga pela primeira vez no Legislativo municipal. Outros ‘famosos’ ficaram de fora. Coronel Ustra (PL) e Vera Armando (PP), eleitos vereadores em Porto Alegre
TSE
Entre os 35 vereadores eleitos em Porto Alegre, algumas personalidades marcam presença. Foram eleitos um primo do coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra e uma apresentadora de TV. Nesta reportagem, o g1 reúne os perfis de alguns dos eleitos e lista alguns “famosos” que ficaram de fora da composição da Câmara (veja abaixo).
Do total de vereadores eleitos, 21 já ocupavam uma cadeira na Câmara e 14 foram eleitos pela primeira vez.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Na disputa pela prefeitura, Sebastião Melo (MDB) e Maria do Rosário (PT) vão para o segundo turno nas eleições. O prefeito e candidato à reeleição fez 49,72%, enquanto a candidata petista fez 26,28%.
‘Extraordinária vitória’, diz Sebastião Melo (MDB)
‘É um novo momento’, diz Maria do Rosário (PT)
Coronel Ustra (PL)
O militar Marcelo Ustra da Silva Soares, de 45 anos, obteve a última cadeira para vereador em Porto Alegre, com 2.669 votos. Ele é primo de Carlos Alberto Brilhante Ustra, coronel que foi chefe do DOI-Codi do II Exército, em São Paulo, órgão de repressão política durante a ditadura militar.
Morto em 2015, aos 83 anos, Ustra era tratado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como “herói nacional”. O coronel também foi o primeiro militar brasileiro a responder por um processo de tortura durante a ditadura.
Em abril de 2016, Bolsonaro declarou seu voto favorável à abertura do impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT) homenageando Brilhante Ustra.
Na campanha, Marcelo Ustra defendia propostas como segurança e a adoção de escolas cívico-militares.
Marcelo Ustra (PL) foi apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Reprodução/Instagram
Vera Armando (PP)
Vera Regina Rodrigues de Armando, de 66 anos, obteve 5.693 votos. A jornalista e publicitária é apresentadora da TV Pampa, afiliada da Rede TV! em Porto Alegre. A comunicadora já teve passagens pela RBS TV, Band e TVE.
Recentemente, a jornalista fazia parte do programa Atualidades Pampa. Outro integrante da atração, o jornalista Gustavo Victorino foi o deputado estadual mais votado do Rio Grande do Sul em 2022.
Uma das bandeiras de Vera Armando é a causa animal.
Vera Armando (PP), eleita vereadora em Porto Alegre
Reprodução/Instagram
Ficaram de fora
Outras personalidades não conseguiram se eleger vereadores em Porto Alegre. Alguns podem aparecer como suplentes caso o titular deixe o cargo.
Os ex-jogadores de futebol Fabiano (PSD) e Claiton (Republicanos), ambos do Internacional, obtiveram 770 e 459 votos, respectivamente. O vereador e ex-técnico de Grêmio e Internacional Cassiá Carpes (Cidadania) teve 3.081 votos. O ex-árbitro de futebol Márcio Chagas da Silva (PT) fez 4.397 votos.
O cantor Vando Lipert (PSD), que participou do reality show The Voice+, fez 208 votos.
Os jornalistas André Machado (PP) e Mel Albuquerque (PSDB) também não se elegeram, com 4.684 e 1.905 votos, respectivamente.
Candidatos ‘famosos’ que não se elegeram vereadores em Porto Alegre
TSE
Parentes conhecidos
Filho do prefeito Sebastião Melo, o vereador Pablo Melo (MDB) não conseguiu manter o mandato. O político, que tem a candidatura ainda sob análise da Justiça Eleitoral, teve 3.957 votos.
A víuva do ídolo colorado Fernandão, Fernanda Bizzotto (PL), conquistou 669 votos. Mendes Ribeiro (MDB), neto do ex-deputado Mendes Ribeiro e filho do ex-ministro Mendes Ribeiro Filho, ambos já falecidos, fez 2.098 votos.
A candidada Adriana (PRD), filha da falecida vereadora Teresa Franco, conhecida como Nega Diaba (1938-2001), fez 246 votos.
Já a esposa do ex-vereador Valter Nagelstein, Déia Nagelstein (Republicanos), fez 1.197. O político foi condenado em segunda instância pelo crime de racismo por conta de um áudio enviado por WhatsApp em que criticava a eleição de vereadores negros no pleito de 2020. Ele recorre da condenação no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Familiares de políticos e personalidades que não se elegeram em Porto Alegre
TSE
Porto Alegre (RS): Sebastião Melo e Maria do Rosário vão para o 2º turno
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias