10 de outubro de 2024

De estagiária da Câmara à vereadora: quem é represente mais jovem a ocupar cargo no legislativo de Cascavel

Beatriz de Alcantara Silva, 22 anos, é a única mulher eleita para gestão 2025-2028. Confira lista completa de eleitos. Beatriz de Alcantara Silva, 22 anos, é a vereadora mais jovem da história a ocupar cargo em Cascavel
Arquivo pessoal
Beatriz de Alcantara Silva, 22 anos, foi eleita pelo Partido dos Trabalhadores (PT) no domingo (6) para compor uma das cadeiras da Câmara de Vereadores de Cascavel, no oeste do Paraná.
Ela é a única mulher nomeada para a gestão 2025-2028 e entra para história como a mais jovem a ocupar o cargo no legislativo na cidade. Veja os outros eleitos mais abaixo nesta reportagem.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Nascida em Curitiba, Beatriz vive em Cascavel desde os sete anos de idade e cursa o quarto ano de licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), de Toledo, na mesma região do estado.
Em agosto deste ano, ela encerrou um estágio de dois anos na Procuradoria da Mulher da Câmara de Cascavel. A jovem afirmou em entrevista ao g1, que o espaço a inspirou a se candidatar para a vaga.
“Inspirou porque por mais que desde muito cedo eu tenha participado de movimentos sociais, estar lá me fez perceber como é importante a nossa representatividade, tanto como mulher, como jovem”, contou Beatriz em entrevista ao g1.
“Na procuradoria com outras mulheres, comecei a observar e isso me fez abrir os olhos e perceber que eu poderia ser essa voz. […] Fui realmente de estagiária a vereadora, sem nenhuma outra candidatura no meio”, frisou a jovem.
Eleições 2024: Confira resultados dos 399 municípios do Paraná
Dos movimentos sociais aos desafios de ser única mulher eleita em Cascavel
Em entrevista ao g1, Beatriz contou que desde muito cedo sempre teve envolvimento movimentos sociais, estudantis de mulheres e também relacionados à cultura. A atuação mais efetiva, ao entanto, teve início em 2016, nas ocupações em escolas, quando ela tinha apenas 14 anos.
Daquele período em diante, a jovem passou a integrar atividades de grêmios estudantis, movimentos feministas, entre outras frentes, até chegar a disputa ao legislativo. Única mulher eleita para a gestão 2025/2028, ela lamenta a falta de representatividade feminina na política da cidade.
“Eu encaro com muita tristeza, a gente não esperava de forma alguma que iria regredir nas cadeiras, de duas para apenas uma cadeira na próxima gestão. […] Sensação de solidão, porque é fundamental ter outras mulheres para pensar as políticas para nós”, destacou a jovem.
“Na Procuradoria da Mulher terá só eu. […] Fico preocupada, mas ao mesmo tempo sei que vou me dedicar muito para isso porque é uma militância fundamental pra mim e para as mulheres e quero contar muito com elas que me elegeram”, ponderou Beatriz.
Entre suas bandeiras, estarão pautas relacionadas ao meio ambiente, cultura, educação e aos trabalhadores, mas em especial, políticas para jovens e mulheres.
“A juventude precisa se ver para ter interesse em política. Então eu acredito que eu possa contribuir aproximando a juventude da política, fazendo com que a linguagem fique mais próxima a nós e pensar em mais políticas para os jovens de Cascavel, como saúde mental, esportes, cultura”, explicou a jovem.
Eleições em Cascavel
Para a prefeitura, Renato Silva (PL) foi eleito prefeito de Cascavel no domingo (6), com 56,41% dos votos válidos, de acordo com o TSE. Ele recebeu 95.168 votos.
Vereadores eleitos em Cascavel
TIAGO ALMEIDA (REPUBLICANOS): 4.243 votos (reeleito)
EDSON SOUZA (MDB): 3.040 votos (reeleito)
ALÉCIO ESPÍNOLA (PL): 2.670 votos (reeleito)
CARLOS XAVIER (REPUBLICANOS): 2.604 votos
VALDECIR ALCANTARA (PP): 2.510 votos (reeleito)
SADI KISIEL (REPUBLICANOS): 2.365 votos (reeleito)
HUDSON MORESCHI (PODEMOS): 2.346 votos
POLICIAL MADRIL (PP): 2.330 votos (reeleito)
CABRAL (PL): 2.328 votos
FÃO DO BOLSONARO (PL): 2.287 votos
JOÃO DIEGO (REPUBLICANOS): 2.269 votos
MAZUTTI (PL): 2.233 votos
CLEVERSON SIBULSKI (UNIÃO): 2.217 votos (reeleito)
RONDINELLE BATISTA (NOVO): 2.211 votos
CIDÃO DA TELEPAR (PODEMOS): 2.190 votos (reeleito)
SUCO (PSD): 1.962 votos
ANTONIO MARCOS (PSD): 1.949 votos
EVERTON GUIMARÃES (PMB): 1.840 votos
DR LAURI (MDB): 1.778 votos (reeleito)
SERGINHO RIBEIRO (PSD): 1.771 votos (reeleito)
BIA ALCANTARA (PT): 1.699 votos
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.

Mais Notícias