8 de outubro de 2024

Eleições 2024: as duas maiores capitais da Região Norte terão segundo turno

Em Manaus, David Almeida, do Avante, disputa a reeleição. O rival no segundo turno é o Capitão Alberto Neto, do PL. Em Belém, dois candidatos com experiência no Legislativo vão disputar o segundo turno. Manaus e Belém, as duas maiores capitais da região Norte, terão segundo turno
As duas maiores capitais da Região Norte vão ter segundo turno.
Em Manaus, David Almeida, do Avante, disputa a reeleição. Antes de ser prefeito, foi deputado estadual por três mandatos e chegou a assumir o governo do Amazonas interinamente, em 2017, após a cassação de José Melo, do Pros.
O rival do prefeito no segundo turno é o Capitão Alberto Neto, do PL. Ele fez carreira na Polícia Militar, onde integrou grupos de elite. Como político, está no segundo mandato como deputado federal.
David Almeida e Capitão Alberto Neto passaram o dia dando entrevistas e reunidos com a coordenação de suas campanhas. O objetivo é conseguir apoio dos candidatos que perderam a eleição.
Belém
Em Belém, dois candidatos com experiência no Legislativo vão disputar o segundo turno.
Igor Normando, do MDB, recebeu o maior número de votos. Vereador por oito anos, está no segundo mandato de deputado estadual. Igor é primo do governador do Pará, Helder Barbalho, e concorre à prefeitura pela primeira vez. O adversário dele é Éder Mauro, do PL. O delegado deixou a polícia quando se elegeu deputado federal, cargo que ocupa há dez anos. É a segunda vez que concorre à prefeitura.
Igor Normando e Éder Mauro festejaram o desempenho nas urnas e já decidiram estratégias para formar alianças. Vão participar de debates e reforçar a campanha nas ruas para conquistar os votos dos candidatos que estão fora da disputa. Um deles é o atual prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do PSOL, que ficou na terceira posição.
Palmas
Em Palmas, Janad Valcari, do PL, e Eduardo Siqueira Campos, do Podemos, passaram o dia conversando com aliados. Janad tem 40 anos, é deputada estadual e concorre à prefeitura pela primeira vez. Eduardo Siqueira já foi prefeito da cidade, deputado e senador.
A capital do Tocantins só atingiu 200 mil eleitores em 2023, o que permite a eleição em dois turnos. Na capital do Tocantins, a abstenção ficou em 20%, uma das mais baixas entre as capitais do país.
Porto Velho
Já em Porto Velho, a abstenção ficou em 25%, a mais alta das capitais da Região Norte. Mariana Carvalho, do União Brasil, e Léo, do Podemos, vão se enfrentar no segundo turno. Os dois já disputaram e perderam eleições para a prefeitura.
Boa Vista
Em Boa Vista, o primeiro compromisso do prefeito reeleito Arthur Henrique, do MDB, foi voltar à prefeitura e se reunir com os secretários municipais.
“Para a gente começar a construir os planos para a próxima gestão, os projetos, os investimentos para educação, para a saúde, para o social. Agora segue a vida de prefeito, entender como estão os projetos atuais e seguir planejando os próximos projetos”, diz Arthur Henrique.
Além de Boa Vista, os eleitores da Região Norte reelegeram em primeiro turno os prefeitos de capitais de outros dois estados: Amapá e Acre.
Rio Branco
Em Rio Branco, o primeiro compromisso do prefeito reeleito, Tião Bocalom, do PL, nesta segunda-feira (7), foi participar da entrega de bombas para o serviço de água e esgoto.
“Nós temos obras, deste ano para o final do ano que vem, aproximadamente R$ 800 milhões de obras que a gente iniciou agora ou vai iniciar até o final do ano. A gente vai entregar todas essas obras ano que vem. Então foi fundamental a nossa reeleição, porque significa a continuidade do trabalho que a gente já vinha fazendo”, afirma Tião Bocalom.
Macapá
Em Macapá, Dr. Furlan, do MDB, visitou uma obra na cidade e falou sobre o próximo mandato no Jornal do Amapá Primeira Edição.
“A gente tem que continuar trabalhando de domingo a domingo, ouvindo e estando perto da nossa população. Acho que este foi o grande recado das urnas no dia de ontem. E trabalhando muito, nós avançamos em todas as áreas”, diz Dr. Furlan.
LEIA TAMBÉM
Mapa interativo traz resultados em todas as cidades do Brasil
Disputa apertada, vitórias expressivas e mudanças no poder: os destaques do 1º turno das eleições municipais
Entenda como um vereador é eleito: o que é quociente eleitoral

Mais Notícias