8 de outubro de 2024

Prazo para pagamento do IPVA encerra no dia 15 de outubro; veja como emitir o boleto

Donos de veículos podem pagar o imposto através do site da Secretaria da Fazenda. Não pagamento pode gerar vários problemas para os proprietários. Emissão do DARE para pagamento do IPVA
Félix Carneiro/Governo do Tocantins/Reprodução
Donos de veículos no Tocantins devem ficar atentos ao fim do prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024, que termina no dia 15 de outubro. Nesse momento, o imposto só pode ser pago à vista, pois o período para parcelamento foi encerrado.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), o não pagamento pode gerar diversos problemas aos proprietários dos veículos como impedimento ao licenciamento, além de possível remoção, multas e juros.
O atraso também dificulta o processo de compra e venda, e pode levar o contribuinte a ter o nome inscrito na dívida ativa, atrapalhando na aprovação de empréstimos.
LEIA TAMBÉM
Lei que proíbe cobrança antecipada do IPVA em caso de transferência começa a valer, diz governador
Tocantins segue com isenção do IPVA para veículos que pagam até R$ 200; veja como calcular imposto
Calendário do IPVA 2024 é divulgado e contribuinte terá desconto de 10% para pagamentos até 15 de janeiro
Para fazer o pagamento, o contribuinte deve emitir o Documento de Arrecadação Estadual (DARE) no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz), na sessão IPVA. Será necessário preencher algumas informações como CPF ou CNPJ do proprietário, placa de veículo e RENAVAM.
O pagamento pode ser feito utilizando o código de barras ou PIX.
Os contribuintes devem ficar atentos a possíveis golpes relacionados ao pagamento do IPVA. O Detran alertou que os boletos devem ser emitidos diretamente no site da Secretaria da Fazenda, para evitar fraudes.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
*Arthur Girão é integrante do programa de estágio entre o Grupo Jaime Câmara e Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Patrício Reis.

Mais Notícias