10 de outubro de 2024

Dom Odilo ficará na Arquidiocese de SP até final de 2026 após pedir renúncia ao Papa Francisco

Solicitação faz parte de norma da Igreja Católica e ocorre quando bispos completam 75 anos. Papa acolheu a renúncia nesta segunda (7), mas pediu que ele fique mais dois anos antes do afastamento. Dom Odilo pede renúncia da Arquidiocese de SP
O arcebispo Dom Odilo Scherer deixará o cargo que ocupa à frente da arquidiocese de São Paulo no final de 2026.
Nesta segunda (7), o Papa Francisco acolheu ao pedido de renúncia do arcebispo, mas pediu que ele permaneça por mais dois anos antes do afastamento.
A solicitação faz parte de uma norma da Igreja Católica. Os bispos encaminham ao Vaticano o pedido de renúncia ao completarem 75 anos.
Em entrevista ao Bom Dia SP, Dom Odilo comentou sobre as mudanças futuras.
“É conforme norma da Igreja, previsto pela Lei da Igreja, que os bispos ao completarem 75 anos devem apresentar a carta de renúncia ao Papa. E o Papa decide se aceita logo, ou mais adiante. A decisão é do Papa. E foi o que eu fiz desde que completei 75 anos de idade. E a resposta foi essa, que o Papa acolheu a carta, mas pede que eu fique à frente da Arquidiocese por mais dois anos.”
O arcebispo esclarece que continua normalmente a trabalhar durante o processo de escolha do sucessor.
“Da parte da Santa Sé, naturalmente chega o momento de fazer as consultas e de refletir quem deverá depois suceder o arcebispo, no caso de SP. Esse é um trabalho que se desenvolve ao logo do tempo. Mas tem dois anos pela frente.”
Ele disse que ainda não tem plano definido após 2026, mas seguirá à disposição da Igreja.
“Minha perspectiva é continuar morando em SP para continuar à disposição da Igreja em SP.”
O cardeal arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, e o papa Francisco.
Divulgação/Arquidiocese de SP

Mais Notícias