9 de outubro de 2024

Bauru e Marília registram recorde de altas temperaturas, com alerta da Defesa Civil para baixa umidade

Cidades atingiram, respectivamente, 39,9°C e 37,3°C por volta das 15h desta terça-feira (8). Lins (SP), que já marcou a menor taxa de umidade relativa do ar do Brasil neste ano, registrou 40,5°C no mesmo horário. Bauru registra recorde de temperatura
Fernando Savioli/TV TEM
As altas temperaturas nas duas maiores cidades do centro-oeste paulista, Bauru e Marília (SP), alcançaram recordes para este ano, nesta terça-feira (8).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Por volta das 15h, os termômetros marcavam 39,9°C em Bauru e 37,3°C em Marília, segundo dados do Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (Ipmet). As temperaturas são as mais altas do ano.
A cidade de Lins, conhecida como uma das mais quentes da região e que já marcou a menor taxa de umidade relativa do ar do Brasil neste ano, registrou 41,4°C no mesmo horário, segundo Instituto Nacional de Pesquisa Meteorológicas (Inmet).
O cenário de calor intenso e secura coincide com um alerta para risco de incêndio em todo o estado de São Paulo, exceto no litoral.
O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil do Estado indicou que o mapa de risco mostra grau máximo em quase todas as regiões.
A previsão aponta para dias secos e sem chuvas, com temperaturas subindo gradativamente e a umidade relativa do ar caindo, especialmente no período da tarde.
Bauru deve enfrentar uma umidade abaixo de 10%, enquanto Marília poderá registrar até 43°C, com umidade abaixo de 15%. De acordo com o mapa de Avisos Meteorológicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região se encontra em estado de “perigo” sobre a baixa umidade do ar.
Mapa de “Avisos Meteorológicos” do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
Reprodução/Inmet
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a faixa de umidade ideal para o organismo humano fica entre 40% e 70%. Quando essa taxa cai para 30%, já se configura uma situação de alerta, com prejuízos evidentes para a saúde.
Diante do elevado risco de queimadas, a Defesa Civil recomenda que os moradores adotem cuidados especiais com a saúde, como hidratação constante e proteção solar. Além disso, atividades físicas ao ar livre devem ser evitadas nos horários mais críticos do dia.
Além disso, o corpo fica mais propenso a se desidratar, e os nutricionistas explicam que o cuidado deve ir além de apenas tomar água e outros líquidos, partindo para uma alimentação saudável.
Altas temperaturas aquecem comércio de sorvetes e bebidas geladas em Bauru
TV TEM/Reprodução
Confira um resumo das recomendações para minimizar os efeitos da baixa umidade do ar:
Evitar exercícios físicos entre 11h e 17h;
Umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins e etc.;
Sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, como áreas vegetadas;
Consumir água à vontade;
Lavar as mãos com frequência e evitar colocá-las na boca e no nariz;
Aplicar soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
Evitar aglomerações e a permanência prolongada em ambientes fechados ou com ar-condicionado;
Manter a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros e poeira;
Não queimar lixo, nem provocar queimadas.
O Gabinete de Crise permanece mobilizado para enfrentar os focos de incêndio no estado. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número 199, a Polícia Militar pelo 190 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Altas temperaturas aquecem comércio de sorvetes e bebidas geladas em Bauru
TV TEM/Reprodução
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias