10 de outubro de 2024

Vitória em dose dupla: Pai e filho são eleitos prefeitos em cidades do interior da Bahia

Gildásio Mendes (PSD) e Tacinho Mendes (PP), pai e filho, respectivamente, foram eleitos prefeitos nas cidades de Jandaíra e Jussara. Gildásio Mendes (PSD) e Tacinho Mendes (PP), pai e filho, respectivamente, foram eleitos prefeitos em cidades da Bahia
Reprodução/Redes Sociais
Dois candidatos, pai e filho, foram eleitos prefeitos em cidades da Bahia, distantes 584 km uma da outra, no domingo (6). O caso inusitado aconteceu nos municípios de Jandaíra, no litoral norte, e Jussara, na região centro norte do estado.
O pai, Gildásio Mendes (PSD), de 70 anos, foi eleito prefeito de Jandaíra, com 54% dos votos válidos. Nas eleições municipais de 2020, ele tentou se eleger na mesma cidade, mas foi derrotado por Adilson Leite, que foi reeleito.
Tacinho Mendes (PP), de 37 anos, filho de Gildásio, foi reeleito prefeito de Jussara, com 60,09% dos votos válidos. Ele também disputou a gestão municipal em 2012 e como vice-prefeito, em 2016, mas foi eleito em 2020.
Os dois são da cidade de Jussara, mas Gildásio começou a atuação política em Jandaíra em 2008, quando o genro dele, Roberto Leite, foi eleito prefeito na cidade e o convidou para ser secretário de finanças.
LEIA TAMBÉM:
Gildásio, do PSD, é eleito prefeito de Jandaíra no 1º turno
Tacinho, do PP, é eleito prefeito de Jussara no 1º turno
Bruno Reis é reeleito prefeito de Salvador com 78,67% dos votos
Em entrevista ao g1, Gildásio falou sobre o sentimento em ser eleito prefeito, especialmente, junto com o filho.
“Eu estou muito feliz com essa vitória, que eu costumo dizer, em dose dupla. Isso é fruto de um trabalho meu e dele, tanto em Jandaíra, quanto Jussara. O povo reconheceu e o resultado veio nas urnas”, afirmou o prefeito eleito Gildásio.
“As coisas acontecem conforme os planos de Deus. Eu disputei as eleições de 2020 contra o atual prefeito de Jandaíra, Adilson Leite, que é sobrinho do meu genro. Só que neste ano, recebi o apoio dele. Ele já era reeleito, foi meu adversário, mas me apoiou e ainda indicou o atual vice-prefeito dele para mim”.
Segundo Gildásio, a trajetória política dele em Jandaíra começou em 2008, quando o genro dele, Roberto Leite o convidou para assumir a Secretaria de Finanças do município.
“Eu nunca exerci nenhum cargo político antes, mas estou preparado porque conheço a realidade do nosso município e as prioridades que devemos agir. Vamos realizar um trabalho para ficar na história de Jandaíra”, finalizou.
Ao g1, o filho de Gildásio, Tacinho Mendes, disse que vencer as eleições junto com o pai é um sentimento de “responsabilidade e gratidão”.
“Eu me inspiro em meu pai como pessoa. Ele sempre foi uma pessoa correta, do bem e que sempre procurou a ajudar o próximo”, disse Tacinho Mendes.
Pai e filho são eleitos prefeitos em cidades da Bahia
Reprodução/Redes Sociais
Veja mais notícias do estado no g1 BA.
Assista aos vídeos das Eleições na Bahia

Mais Notícias