10 de outubro de 2024

Curso gratuito de Língua Brasileira de Sinais oferece 1,5 mil vagas no interior de SP; veja como participar

Módulo ‘Introdução a Libras’ será ministrado de forma online. Formulário de inscrição também está disponível na internet. Curso de Libras gratuito é oferecido no estado de SP
Governo de SP/Divulgação
A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência abriu, nesta terça-feira (8), as inscrições para o curso online “Introdução a Libras”, com 1,5 mil vagas disponíveis, em parceria com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Os alunos matriculados poderão acessar os conteúdos e aulas ministrados por professores surdos com formação específica na área e, ao final do curso, receberão o certificado de conclusão. O formulário de inscrição está disponível no site da SEDPcD.
As aulas são ministradas no ambiente virtual da Escola de Inclusão. A escola é projetada em ambiente virtual exclusivo da Univesp para garantir a participação plena de pessoas com deficiências físicas, auditivas, visuais e intelectuais.
Libras
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) foi desenvolvida a partir da língua de sinais francesa. As línguas de sinais não são universais, ou seja, cada país possui a sua.
A Libras possui estrutura gramatical própria, na qual os sinais são formados por meio da combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.
Segundo a legislação vigente, Libras constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, na qual há uma forma de comunicação e expressão, de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.
Mais de 10 milhões de brasileiros possuem algum tipo de problema auditivo e, destes, cerca de 2,7 milhões são surdos. De acordo com o último Censo realizado no país, de 2022, a estimativa é que mais de dois milhões de pessoas falem a língua no país.
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias