9 de outubro de 2024

Número de vereadoras nas Câmaras de Itapetininga e Tatuí será maior a partir de 2025

Em Itapetininga (SP), sete vereadoras assumirão cadeiras no Legislativo. Em Tatuí (SP), serão cinco representantes femininas na Casa de Leis. Os números de mulheres eleitas para as Câmaras de Itapetininga (SP) e Tatuí (SP) nas eleições municipais de 2024 cresceram em relação ao pleito de 2020. Em Itapetininga, a partir de janeiro de 2025, sete vereadoras vão assumir uma cadeira no Legislativo. Em Tatuí, serão cinco representantes femininas na Casa de Leis.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
Itapetininga
Câmara de Itapetininga (SP)
Câmara de Itapetininga/Divulgação
Ao todo, 85.887 eleitores foram às urnas em Itapetininga no domingo (6). Além de reeleger o atual prefeito Jeferson Brun (REPUBLICANOS), o eleitorado escolheu os 19 representantes da Câmara. Do total de vereadores eleitos, sete são mulheres. Esta é a primeira vez que há tantas representantes femininas na Casa de Leis.
Além das reeleições de Marina Nalesso (PL), que foi a terceira mais votada na cidade, Denise Franci (SOLIDARIEDADE), Cris Cardena (PSD) e Catarina Nanini da Guarda (REPUBLICANOS), a Câmara terá novos nomes como o de Júlia Nery (PSD), Christiane Siqueira (REPUBLICANOS) e o da Delegada Júlia Nunes (PSD), a mulher mais votada da história de Itapetininga, com 3.194 votos.
Composição da Câmara
Doze dos 19 vereadores de 2020 foram reeleitos em 2024, uma taxa de 63%.
Veja quem são os vereadores eleitos em Itapetininga
Em relação aos partidos na Câmara, a maior mudança foi a redução de cadeiras do MDB, que passou de cinco para uma, e o aumento da presença do PSD, que não tinha representantes em 2020, mas agora conta com quatro vereadores.
O REPUBLICANOS aumentou de duas para quatro cadeiras. O PL também aumentou sua participação.
Tatuí
Câmara de Tatuí (SP)
Câmara de Tatuí/Divulgação
A Câmara de Tatuí terá cinco mulheres na próxima Legislatura, sendo três delas reeleitas: Cintia Yamamoto Soares (PP), Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz (PSD) e Gabriela Xavier Mendes Coito (PODEMOS).
Rosana Nochele Pontes Pereira (PSD) retorna à Câmara, tendo atuado como vereadora anteriormente na Legislatura 2013-2016. Já Elaine Leite de Camargo Miranda (PL) foi eleita para o primeiro mandato.
O resultado das eleições municipais de domingo traz um aumento da presença feminina em comparação a 2020, quando quatro vereadoras foram eleitas. Com isso, as mulheres passarão a ocupar 29,4% das 17 cadeiras da Câmara tatuiana a partir do próximo ano.
Composição da Câmara
Da atual composição da Câmara, 14 vereadores concorreram a uma das vagas e dez foram reeleitos. Entre os novos eleitos, três também já foram vereadores anteriormente.
Ao todo, 65.445 eleitores foram às urnas em Tatuí. Desse total, 58.206 (88,94%) votaram em um dos candidatos ou partidos, 3.314 (5,06%) anularam os votos e 3.925 (6%) votaram em branco.
Veja quem são os vereadores eleitos em Tatuí
Na Câmara de Tatuí, o PP e o PSD ficaram com a maior representação, ocupando três cadeiras cada. O PL, o UNIÃO BRASIL e o REPUBLICANOS garantiram duas cadeiras cada um, assim como o MDB.
Já o PODEMOS, o PT e o SOLIDARIEDADE conquistaram uma cadeira cada.
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias