9 de outubro de 2024

Crianças são flagradas pulando de estrutura metálica durante maré alta do Rio Amazonas, em Macapá

Cena foi registrada por populares que passavam pelo local. Complexo turístico foi inaugurado pela prefeitura da capital há 4 meses.  Crianças são flagradas pulando de estrutura na orla de Macapá
Uma cena que chama atenção pelo perigo, foi registrada por populares que passavam pela Rampa da Açaí, na Orla de Macapá, Zona Sul da cidade. Durante a alta da maré do rio Amazonas, crianças usam as estruturas de iluminação do espaço para se apoiar e pular no rio (veja vídeo acima).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
O g1 entrou em contato com a gestão municipal, a qual informou que a fiscalização do espaço é responsabilidade da Guarda Civil Municipal. 
Rondas de rotina também são realizadas na área que compreende a Orla de Macapá, por equipes do 6º Batalhão da Polícia Militar (PM). 
Nas gravações, é possível ver pelo menos cinco crianças se arriscando com os pulos. Três delas estão na área do píer e as outras duas estão em cima da estrutura de metal (veja vídeo no inicio desta matéria).
Cena foi registrada por populares que passavam pelo local
Reprodução
A incidência das luzes dificulta visualizar as crianças que estão em cima da estrutura, só é possível vê-las quando pulam no rio, que está agitado em razão da maré alta. 
No vídeo, aparece também uma espécie de corda pendurada à estrutura de metal. O material é utilizado junto ao parapeito da rampa para ajudar as crianças ‘escalarem’ até o topo do poste de iluminação (veja vídeo no inicio desta matéria).
A prática fica ainda mais perigosa pelo fato de que os ‘saltos’ são praticados durante a noite. Pelas águas turvas do rio Amazonas, é difícil ver no momento do ‘pulo’ possíveis objetos que possam causar ferimentos nessas crianças. 
Tanto a rampa quanto a área da Orla de Macapá recebem diariamente diversas pessoas que praticam esporte durante o entardecer.
Até o fechamento desta matéria, a prefeitura não informou os horários que há guardas fiscalizando o espaço.
📲 Siga as redes sociais do g1 Amapá e Rede Amazônica: Instagram e Facebook
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Amapá
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
.

Mais Notícias