11 de outubro de 2024

MP Eleitoral abre representação contra 17 candidatos de SP por espalharem santinhos na frente de escolas no 1° turno

Dos 17 representados, ao menos seis são vereadores eleitos agora em 2024 ou reeleitos. Oito deles são candidatos que não foram eleitos no 1° turno, mas estão na posição de suplentes de vereador, enquanto dois não atingiram o mínimo de votos. Veja lista. Santinhos na Freguesia
Reprodução/TV Globo
Os promotores eleitorais da 2ª Zona Eleitoral de São Paulo abriram representação contra 17 candidatos a vereador e prefeito da capital paulista que espalharam santinhos nas portas das escolas da Zona Oeste de São Paulo no domingo (6), dia de votação do 1° turno.
✅ Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
Eles são acusados de propaganda eleitoral irregular. Dos 17 processados, ao menos seis são vereadores eleitos agora em 2024 ou reeleitos. Oito deles são candidatos que não foram eleitos no 1° turno, mas estão na posição de suplentes de vereador, enquanto dois não atingiram o mínimo de votos exigidos para a suplência.
Entre os nomes processados está o do prefeito Ricardo Nunes (MDB), onde a promotoria encontrou santinhos espalhados na frente a Escola Plínio Negrão, localizado na rua Bragança Paulista, nº 575, Vila Cruzeiro, Zona Sul da capital paulista.
Por meio de nota, a assessoria do prefeito afirmou que “Ricardo Nunes não tem conhecimento desses fatos e não distribuiu material na forma de santinhos.”
O g1 procurou as assessoria de cada um dos eleitos e reeleitos e aguarda posicionamento para atualização desta reportagem.
Conforme os telejornais da TV Globo têm mostrado, pelos menos duas pessoas se machucaram ao escorregarem no mar de santinhos espalhados nessa eleição pelos candidatos.
A diarista Silvana do Amaral, que caiu e quebrou o pé ao escorregar em santinhos espalhados em frente a uma escola na Zona Sul de São Paulo neste domingo (06).
Acervo pessoal
Uma dessas vítimas é a diarista Silvana do Amaral, de 52 anos. Ela quebrou o pé ao escorrer em um desses santinhos jogados na frente da Escola Estadual Professor Vicente Rao, uma das zonas de votação da Zona Sul de São Paulo.
Silvana vai precisar ficar dois meses com gesso no pé, sem poder trabalhar.
Segundo os promotores eleitorais, ao fazer o “derramamento de santinhos” na porta dos colégios, os candidatos estão infringindo a lei eleitoral e também podem ser processados na esfera criminal.
Os candidatos que foram processados eleitoralmente pelos promotores da 2° Zona de SP são os seguintes:
Ricardo Luis Reis Nunes (MDB) – atual prefeito / 2° turno
Rodrigo Goulart (PSD) – reeleito
Murillo de Oliveira Lima (PP) – eleito
Milton Ferreira da Silva (Podemos) – reeleito
Gabriel Marques de Oliveira Melo (Podemos) – eleito
Major Márcio das Neves Palumbo (PP) – reeleito
André Luiz Santos Esteves (Republicanos) – reeleito
Jorge Wilson Júnior (Republicanos)- vereador atual / suplente
André José de Souza (Republicanos) – suplente
Léo Áquilla (MDB) – suplente
Zilu de Almeida Camargo (União Brasil) – suplente
General Peternelli (União Brasil) – suplente
Solange Fernandes de Lima (NOVO) – suplente
Ramirez Augusto Lopes Tosta (MDB)- suplente
Marcio Aparecido dos Santos (PL) – suplente
Coronel José Roberto de Castro (Solidariedade) – não eleito
Souza Santos (PRTB) – não eleito

Mais Notícias