10 de janeiro de 2025

Sem luz há 5 dias, confeiteira perde produção de páscoa no RS: ‘Era o meu ganha-pão’, lamenta

Cerca de 11 mil clientes permanecem sem energia elétrica no Rio Grande do Sul, de acordo com a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) Equatorial. Temporal chegou a deixar mais 1,2 milhão de pessoas sem luz. Vânia Braga, de Pelotas, perdeu encomendas de Páscoa por causa da falta de luz
RBS TV/Reprodução
O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul na última quinta-feira (21) ainda causa prejuízos à população. Onze mil clientes da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) Equatorial seguem sem luz no estado, número que, segundo a concessionária, representa 1% do total.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Faz parte desse 1% a confeiteira autônoma Vânia Braga, de Pelotas, no Sul do RS, que não vai conseguir garantir o sustento da família. Ela trabalha com a venda de chocolates e a Páscoa seria a ocasião ideal para ganhar dinheiro. Época do ano em que normalmente comemora, agora, ela lamenta.
“Não estou conseguindo. Tive que desfazer as encomendas todas. Era o meu ganha-pão. Não consegui por causa da Equatorial. Estou desde quinta-feira (21) de madrugada ligando e eles não vêm”, diz.
Vânia vive na Estrada Costa, na região das Charqueadas. Perto da casa onde ela mora, reside o casal de aposentados Laziro Machado e Ilvandina Silveira. Dona Diná, como é conhecida, é diabética e, sem luz, não consegue armazenar as injeções de insulina que precisa receber diariamente.
“Tive que guardar com um conhecido que tem luz e mora a seis quadras daqui. Meu esposo precisa ir buscar e, daí, levar de volta. É difícil”, conta.
Isvaldina Silveira, que é diabética, está sem luz, o que a impede de armazenar a insulina que precisa em casa
RBS TV/Reprodução
O problema enfrentado por eles não é pontual, mas recorrente. Em 2023, Laziro conta que chegou a ficar 15 dias sem luz.
Além de Pelotas, há relatos de moradores sem luz em cidades como Capão do Leão, Morro Redondo e São Lourenço do Sul, todas incluídas no 1% que falta atender, conforme a CEEE Equatorial.
Casa de Isvaldina Silveiraestá sem luz há cinco dias
RBS TV/Reprodução
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Mais Notícias