10 de outubro de 2024

Furacão Milton: fake news atrapalham trabalho das autoridades nos EUA

A Agência Federal de Gestão de Emergências identificou, em uma rede social, 33 mensagens mentirosas que foram vistas mais de 160 milhões de vezes. Fake News sobre furacão Milton colocam pessoas em perigo na Flórida
E nesse momento dramático na Flórida, mentiras espalhadas na internet colocam vidas em risco.
As autoridades emitiram o alerta e orientaram a população. Mas a preocupação é que a mensagem tenha sido prejudicada por fake news. O xerife de Hillsborough alertou:
“Certifique-se de que o que você está ouvindo é de alguma fonte de notícias confiável”.
Os boatos são produzidos até por quem tem a responsabilidade pelo cargo que ocupou. Em um comício, Donald Trump usou o furacão para atacar os imigrantes e o governo Biden. Ele disse que o dinheiro para a ajuda às vítimas do furacão Helene, que matou mais de 200 pessoas há duas semanas, estava sendo gasto na fronteira.
Uma deputada do Partido Republicano, o mesmo de Trump, insinuou nas redes sociais que o governo americano teria o poder de controlar fenômenos climáticos para prejudicar a oposição nas eleições de novembro. O presidente Biden criticou a deputada:
“Isso está além do ridículo”, afirmou.
Uma equipe da Agência Federal de Gestão de Emergências, a FEMA, está monitorando as informações falsas que circulam na internet e identificou, em uma rede social, 33 mensagens mentirosas que foram vistas mais de 160 milhões de vezes.
Quando o furacão Milton vai atingir a Flórida e outras 5 perguntas sobre a tempestade
Para garantir que a população tenha acesso a informações verdadeiras, a FEMA criou uma página na internet. Já negou 12 publicações a respeito dos furacões Helene e Milton. Entre elas, a afirmação de Trump de que os recursos da agência para desastres foram desviados para questões de fronteira.
A agência também afirmou que é falso que vai limitar a ajuda aos sobreviventes de desastres climáticos a até US$ 750. Na verdade, esse valor se refere apenas a um auxílio de emergência – pessoas que sofreram mais podem solicitar uma ajuda maior.
Também é falso que a agência está impedindo a saída de pessoas da Flórida. Ao contrário, pede que elas sigam a orientação das autoridades. A administradora da FEMA, Deanne Criswell, disse que a desinformação está atrapalhando o trabalho das autoridades.
O presidente Biden afirmou que as fake News são perigosas para a população que mais precisa de ajuda e disse, referindo-se às cores dos partidos Democrata e Republicano:
“Essas mentiras são anti-americanas e não há lugar para elas nem agora e nem nunca”, afirmou Biden.
Furacão Milton: fake news atrapalham trabalho das autoridades nos EUA
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Furacão Milton: enchente será ‘mortal’ e estradas serão ‘destruídas’, alerta agência dos EUA
VÍDEO: Tornados atingem a Flórida antes de chegada do furacão Milton
IMAGENS: Moradores da Flórida se prepararam para chegada do furacão

Mais Notícias