11 de outubro de 2024

Crise hídrica obriga Marialva a começar racionamento de água; veja horários de restrição

Chuva que atingiu parte do norte do Paraná não foi suficiente diante dos meses de seca. Começa hoje (9) racionamento de água em Marialva
As chuvas registradas nesta semana no norte do Paraná não foram suficientes para cessar os efeitos da crise hídrica que atinge o município de Marialva. A partir desta quarta-feira (9) moradores da cidade localizada a cerca de 15 km de Maringá terão que enfrentar o racionamento de água.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
Todos os dias o abastecimento será cortado das 6h ao meio-dia – em toda a cidade. Não há previsão de até quando a restrição será mantida.
Marialva está em situação de emergência há dois meses por causa da crise hídrica. Os moradores da região central da cidade são os que mais têm sofrido com a falta de água nos últimos meses.
O aposentado mora no Centro há 45 anos e fala que a caixa de água da casa não tem dado conta da demanda. “Falta, falta água sim, está faltando quase todos os dias”, lamenta.
00:52 – quando chega no final do dia, na hora de tomar banho, como é?…até…porque é pouca água, pouquíssima
O superintendente do Serviço de Água e Esgoto de Marialva, João Vitor Pimentel, afirma que o horário escolhido para o racionamento foi escolhido por causa da redução do consumo registrada durante a noite.
“Nesse período da manhã, que os reservatórios já estão cheios, distribui-se a água para todo mundo, para eles usarem com o reservatório individual de cada casa, e ele fica fechado o reservatório para estabelecer o nível no período da manhã. À tarde ele é aberto novamente para fazer a distribuição igualitária”, explica.
Marialva enfrenta racionamento de água a partir desta quarta (9)
RPC Maringá
A chuva que chegou no fim da manhã desta quarta em Marialva é um sinal de alívio e de esperança para que os reservatórios voltem a encher. A captação da água é feita em 45 poços e uma mina – todos estão com níveis baixos por causa da seca dos últimos meses.
Alguns poços já secaram. É o que aconteceu no Distrito de Aquidaban. Até que o novo poço fosse perfurado, os 1.500 moradores usaram água de caminhões pipa e tiveram que fazer de tudo para evitar o desperdício,
“Eu pego água da roupa, que eu lavo, junto tudo e lavo o quintal, mangueira nem pensar”, relata a aposentada Neide Trovan Piovesan.
LEIA MAIS:
Vem chuva: Alerta de tempestade aponta risco de ventos de até 100 km/h no Paraná; veja cidades que podem ser atingidas
VÍDEO: Macaco-prego é flagrado com garrafa de cerveja em parque público no Paraná
Susto: Biarticulado bate em árvore e deixa uma passageira ferida em Curitiba
Mesmo quem tem reservatórios em casa enfrenta falta de água
RPC Maringá
Os vídeos mais assistidos do g1 Paraná:
Leia mais notícias em g1 Paraná.

Mais Notícias