10 de outubro de 2024

‘Falta conscientização’, diz veterinário sobre macaco-prego com garrafa de cerveja em parque público no Paraná

Registro foi feito por morador de Cascavel na pista de caminhada do Lago Municipal. Prefeitura reforça que é proibido consumir bebida alcoólica no local e que o lixo deve ser descartado de forma correta. Macaco é flagrado ‘bebendo’ cerveja em parque público no Paraná
O veterinário Rodrigo Neca Ribeiro, do Zoológico de Cascavel, afirmou em entrevista ao g1 que o flagrante de um macaco-prego com uma garrafa de cerveja em cima de uma lixeira na área de caminhada do Lago Municipal reflete a “falta conscientização” da população.
“Têm várias placas [no parque] explicando sobre essa área de reserva, sobre a presença dos animais. O ideal é que todas as pessoas que fossem até essa unidade, que levassem os seus resíduos embora, para que não houvesse esse contato”, explicou o veterinário.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
A cena registrada na cidade do oeste paranaense viralizou nas redes sociais. Nas imagens o animal está em uma lixeira acompanhado de outro macaco-prego. Na sequência, ele vira a garrafa na boca.
O morador que grava as imagens se aproxima dos dois animais e o macaco novamente vira a garrafa em direção à boca. A imagem não deixa claro se havia cerveja ou não na garrafa.
O g1 e a RPC acionaram a Prefeitura de Cascavel, que informou apurar a situação. O secretário de Meio Ambiente, Ailton Lima, afirma que a cena é triste e que reflete uso inadequado da área verde.
“No entorno do Lago Municipal não é permitido o uso e consumo de bebidas alcoólicas e o descarte desse tipo de material deve ser feito de forma adequada, não naquelas lixeiras e, sim, nos containers”, explicou.
O veterinário Rodrigo Neca Ribeiro relata que, se as lixeiras não são mantidas no local, a população acaba depositando o lixo ali de qualquer maneira.
“Então, o que a gente realmente precisa ter, que é o maior desafio, é a conscientização que falta por parte da população”, frisou Rodrigo.
A prefeitura afirmou que faz limpeza contínua no local e que um projeto de reforma em andamento prevê lixeiras com tampos para evitar o acesso dos animais ao lixo. A administração municipal reforçou que é expressamente proibido alimentar os animais.
Leia também:
Veja cidades: Alerta de tempestade aponta risco de ventos de até 100 km/h no Paraná
Curitiba: Ex-funcionário que depredou loja de conveniência foi demitido por mexer no celular e fumar no posto de combustíveis
Assista: Forte chuva de granizo atinge Foz do Iguaçu e pelo menos 100 casas são danificadas
Macaco é flagrado ‘bebendo’ cerveja em parque público no Paraná
Redes sociais
VÍDEOS: Mais assistidos g1 PR
Leia mais notícias da região em g1 Oeste e Sudoeste.

Mais Notícias