10 de outubro de 2024

Entenda a diferença entre furacão, tufão, ciclone, tornado, tempestade e tormenta

Fenômenos meteorológicos são bastante distintos e possuem características divergentes. Furacão Milton avança em direção à Flórida, mostra imagem da Estação Internacional
NASA via REUTERS
O Furacão Milton tocou o solo na Flórida na noite de quarta e perdeu força, mas causou alagamentos em várias cidades e deixou rastro de destruição, com 3 milhões de pessoas sem luz.
Pelo menos quatro mortes foram registradas, segundo autoridades locais.
Mas você sabe como se formam esses fenômenos e qual a diferença entre eles e um tufão, ciclone, tornado, tormenta, temporal e tempestade? Entenda abaixo em tópicos.
1. Furacão
A primeira coisa que você precisa saber é que furacões, tufões e ciclones são tempestades poderosas que recebem nomes diferentes de acordo com a região do globo em que ocorrem.
No norte do Oceano Atlântico e no nordeste do Pacífico, ganham o nome de furacões. Quando surgem no noroeste do Oceano Pacífico, são batizados de tufão. Por fim, o ciclone é a tempestade formada no Pacífico Sul e no Oceano Índico (veja mais detalhes abaixo).
Os meteorologistas também usam o termo genérico “ciclones tropicais” para classificar esses três fenômenos.
Isso porque os três são sistemas de baixa pressão atmosférica. Isto é, grandes massas de ar que giram em torno de um centro de baixa pressão intenso, provocando condições climáticas adversas em grande escala.
🌪️De forma menos técnica, o ciclone “puxa” o ar quente e úmido da superfície e joga para cima, formando nuvens de chuva.
Isso acontece porque o ar quente e úmido sobre o oceano sobe, criando a área de baixa pressão. O ar das áreas ao redor, com maior pressão, se move para essa área, aquecendo-se e subindo também. À medida que o ar quente sobe e se resfria, ele forma as nuvens.
🌩️🌩️Desse modo, todo o sistema de nuvens e ventos gira e cresce, alimentado pelo calor e pela evaporação do oceano.
Por isso, ciclones tropicais só se formam nas águas quentes do oceano próximas à Linha do Equador a pelo menos 5° – 30° de latitude norte ou sul da linha imaginária, onde a temperatura do mar é de pelo menos 27ºC.
As águas aquecidas são justamente o que favorece o fortalecimento de furacões na região da Flórida, por exemplo. O estado, localizado na curva do Golfo do México, é diretamente impactado pela Corrente do Golfo.
Trajetória de todos os ciclones tropicais que se formaram no mundo entre 1950 e 2005.
NASA/National Hurricane Center
2. Tufão
Um tufão é um ciclone tropical que se forma no noroeste do Oceano Pacífico.
Segundo a Sociedade Americana de Meteorologia, o nome pode vir do cantonês t’ai fung (“grande vento”), do árabe tufan (“fumaça”) ou do grego typhon (“monstro”).
E eles podem ocorrer em qualquer época do ano, mas são mais frequentes entre os meses de junho e novembro.
Agora para que uma tempestade seja chamada de tufão, seus ventos precisam alcançar pelo menos 119 km/h.
A força do vento também define a categoria da tempestade. A categoria um, a mais leve, tem ventos entre 119 e 153 km/h. Já os tufões mais perigosos, como os furacões da categoria cinco, têm ventos de 252 km/h ou mais.
Tufão Hinnamnor visto do satélite Copernicus Sentinel.
Copernicus
3. Ciclone
Ciclones são todos os sistemas de baixa pressão atmosférica mencionados acima, como furacões e tufões.
No entanto, no Pacífico Sul e no Oceano Índico, o termo geral “ciclone tropical” é utilizado, independentemente da intensidade dos ventos associados ao sistema.
“Eles promovem convergência de umidade nos níveis baixos e estão associados a movimentos verticais ascendentes do ar, ambos fatores contribuindo para a formação e o desenvolvimento de nuvens”, afirma Bruno Bainy, do Centro de Pesquisas Meteorológicas da Unicamp.
Em outras palavras, um ciclone “puxa” o ar quente e úmido da superfície e joga para cima, formando as nuvens de chuva.
Segundo o meteorologista, são três os diferentes tipos de ciclones:
Tropicais: também conhecidos como furacões ou tufões, que se formam em regiões equatoriais, sobre os oceanos, e retiram sua energia do calor extraído dos mares;
Extratropicais: surgem preferencialmente em latitudes médias e são formados pelo contraste de temperaturas de diferentes massas de ar (quente e fria);
Subtropicais: possuem características de ambos anteriores. Tipicamente, se formam quando um ciclone extratropical se desenvolve sobre o oceano, e encontra temperaturas na superfície do mar mais aquecidas.
Zona Tropical da Terra, representada pela retângulo vermelho na imagem acima.
Domínio Público
4. Tornado
Diferentemente dos furacões, os tornados são fenômenos atmosféricos menores, mas muito mais intensos.
Enquanto um furacão pode cobrir uma área do tamanho de um estado inteiro – como a Flórida-, um tornado tem um diâmetro que raramente ultrapassa algumas centenas de metros quando toca o solo.
Agora ambos possuem ventos horizontais extremamente fortes que giram em torno de um centro, mas a velocidade dos ventos que giram em um tornado é muito maior do que a dos ventos que se movem em direção ao centro ou que sobem e descem.
Além disso, segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, os tornados se formam em condições específicas e têm efeitos diferentes na atmosfera.
Eles surgem geralmente de tempestades severas em áreas com grandes variações de vento, como as planícies centrais dos Estados Unidos, durante a primavera e o início do verão.
Tornado fotografado na região de Omaha, Nebraska, em 26 de abri de 2024
Chris Gannon via AP
5. Tempestade, temporal e tormenta
Uma tempestade, ou temporal, é um fenômeno meteorológico que se caracteriza por condições severas e adversas. Ou seja, os dois termos podem ser usados como sinônimos.
Fábio Luengo afirma que não tem muita diferença entre os temos. Tempestade e temporal são sinônimos.
De forma mais técnica, dá para dizer que esses eventos são marcados por ventos intensos, rajadas fortes, trovões e precipitações significativas, que podem incluir chuva, granizo ou até neve.
Já uma tormenta é uma tempestade violenta que acontece sobretudo no mar
LEIA TAMBÉM:
AO VIVO: Acompanhe as últimas atualizações sobre o furacão Milton
Milton: veja a lista de 21 nomes já escolhidos para furacões e tempestades de 2024
O que é um furacão de categoria 5? Entenda como é medida a intensidade do fenômeno

Mais Notícias