11 de outubro de 2024

‘Professora sirene’: conheça a docente que viralizou ao imitar som em escola para anunciar o fim da votação

Vídeo gravado no domingo (6), dia de votação das eleições 2024, viralizou e soma mais de 8 milhões de visualizações até esta quinta-feira (10) nas redes sociais. Tamara Viota trabalhava como mesária na Escola Municipal ‘Elza Pirro Viana’, em Jales (SP), quando foi flagrada fazendo a brincadeira. Professora viraliza na web ao imitar sirene de escola para anunciar o fim das votações
A professora que viralizou ao imitar a sirene de uma escola para anunciar o fim da votação nas eleições municipais trabalha há mais de 20 anos na rede municipal de ensino de Jales, interior de São Paulo. O vídeo, gravado no domingo (6), foi publicado e já soma mais de 8 milhões de visualizações até a manhã desta quinta-feira (10), nas redes sociais.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
No dia em que o vídeo foi gravado, Tamara Dienifer Peresi Viota, de 41 anos, trabalhava como mesária na Escola Municipal “Elza Pirro Viana”, quando pediu que o alarme da sirene, indicando o fim da votação, não fosse disparado para que pudesse brincar com os colegas.
Tamara Dienifer Peresi Viota viralizou nas redes sociais ao imitar som de sirene em Jales (SP)
Tamara Dienifer Peresi Viota/Arquivo pessoal
Seja com a brincadeira de imitar o alarme ou a de fazer barulhos engraçados com a voz para chamar a atenção dos alunos, Tamara revela que sempre buscou formas de engajar os estudantes na sala de aula para tornar o aprendizado leve e divertido.
Tamara conta que, com o amor pela educação e pela criatividade, ela se formou em letras e pedagogia no Centro Universitário de Jales (Unijales), em 2003 e 2007, respectivamente. Além de professora, já trabalhou como diretora de escola. Há dois anos atua como coordenadora pedagógica da educação infantil da cidade.
Tamara Dienifer Peresi Viota trabalha como educadora na rede municipal de Jales (SP)
Tamara Dienifer Peresi Viota/Arquivo pessoal
Tamara conta que buscou se especializar e estudar para levar um aprendizado diferenciado aos alunos, de quatro e cinco anos. Inclusive, hoje, faz um curso, em parceria com a Universidade de São Carlos (Ufscar), de leitura escrita na educação infantil. Com o currículo “recheado” e proativo, recebeu o convite para integrar a equipe técnica da rede municipal de ensino.
“Aquela Tamara maluquinha, eu brinco que hoje é professora dos professores. Nos momentos de formação de professor, eu tranformo eles em criança. Eu vivencio com o professor aquilo que eu espero que ele vivencie com as crianças”, explica a educadora.
Professora que viralizou na web trabalha como coordenadora da educação infantil em Jales (SP)
Tamara Dienifer Peresi Viota/Arquivo pessoal
Como professora, Tamara pontua que precisou desenvolver brincadeiras e “panos na manga” para a formação se tornar mais interessante aos alunos. Por isso, aprendeu a ser criativa e dinâmica. Hoje, utiliza as habilidades na formação de outros educadores.
Professora em Jales (SP), Tamara Dienifer Peresi Viota é apaixonada pela educação infantil
Tamara Dienifer Peresi Viota/Arquivo pessoal
Junto com os professores, a partir do contexto sociocultural dos alunos, a coordenadora explica que consegue identificar se a criança está se desenvolvendo ou se tem transtornos de aprendizagem, bem como diagnosticar se o problema está sendo a turma, o educador ou a propriamente a criança.
“Dentro de uma dinâmica de sala de aula, principalmente quando você atua com criança, você tem que ser assim, multimodal. Você tem que ter muitas facetas, habilidades, dinâmica, intensa”, reflete Tamara.
Tamara Dienifer Peresi Viota (à esquerda) e as mesárias antes das eleições em Jales (SP)
Tamara Dienifer Peresi Viota/Arquivo pessoal
Receio da internet
Por ser expansiva e alto astral, Tamara comenta que tinha receio de que o jeito carismático a descredibilizasse diante dos pais e demais funcionários das escolas. Dessa forma, a educadora lembra que pedia que as aulas e palestras não fossem gravadas.
Vídeo de professora de Jales (SP) publicado nas redes sociais viralizou
Reprodução/Tiktok
O vídeo imitando a sirene, de acordo com ela, foi uma exceção. Encorajada pelo marido, Tamara publicou o registro nas redes sociais, nas quais costuma compartilhar apenas ensinamentos e experiências práticas, com “pílulas” de conhecimentos ao público.
O que não esperava é que a imagem traria tanta repercussão – e conquistaria os seguidores. Isso porque, a brincadeira “arrancou” muitas risadas e comentários divertidos. Os números, inclusive, a surpreenderam.
Desirèe Assis apresenta os destaques do g1 de Rio Preto e Araçatuba
Até a manhã desta quinta, o vídeo alcançou mais de 1,4 milhão de curtidas, 20,3 mil comentários e 170 mil compartilhamentos.
“Por eu ser muito agitada, falar alto, eu sempre me blindei das redes sociais. Quando eu faço uma gracinha, eu não filmo. Eu tenho medo como isso vai ser visto, medo de as pessoas não me levarem a sério. Eu quero que me conheçam pelo meu conhecimento, mostrar que a área da educação pode ser de muita responsabilidade e diversão, também”, complementa Tamara.
Diferente de antes, agora, Tamara enxerga nas redes sociais o potencial de levar ensinamentos, aliados à brincadeira. Afinal, por ser conhecida pelo jeito carismático, os colegas estão acostumados com momentos de descontração.
“Pretendo seguir na minha linha de trabalho, colocando um pouco mais de humor naquilo que eu faço. Eu quero que as pessoas me vejam como eu sou, com o que eu faço. Na rede social a gente precisa ter ‘jogo de cintura’. Sou arteira, mas quero que as pessoas tenham a oportunidade de conhecer meu trabalho. Sei repartir os momentos”, finaliza Tamara.
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Mais Notícias