14 de outubro de 2024

Governo do estado anuncia escola técnica e centro de formação de educadores para prédio da antiga Fábrica Tacaruna

Edificação, construída no século 19 próximo ao limite entre o Recife e Olinda, está atualmente sem uso. Projeto de restauração será elaborado em dez meses, ao custo de R$ 4,2 milhões, segundo Fundarpe. Prédio da antiga Fábrica Tacaruna, no Recife
Lucas Ferreira/Divulgação
Prédio da antiga Fábrica Tacaruna, no Recife
Lucas Ferreira/Divulgação
O governo do estado anunciou, nesta quinta-feira (10), que vai restaurar o prédio da antiga Fábrica Tacaruna, no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife. Segundo a gestão estadual, o local vai abrigar uma Escola Técnica de Hotelaria e Gastronomia e o Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Pernambuco (Ceforpe).
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
De acordo com o governo, o anúncio foi feito depois que a governadora Raquel Lyra (PSDB) participou de uma vistoria no prédio, realizada na quarta (9). A edificação, construída no fim do século 19 a poucos metros do limite entre os municípios do Recife e de Olinda, foi tombada pelo estado em 1994 e atualmente está sem uso (entenda mais abaixo).
A gestão estadual informou que o projeto arquitetônico será elaborado pela empresa Pontual Arquitetos em até dez meses, com investimento de R$ 4,2 milhões. O governo disse que, para realizar o projeto de restauração, será necessário fazer um levantamento arqueológico e, em seguida, uma avaliação estrutural do edifício.
Ao g1, a presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Renata Borba, explicou que o projeto prevê uma área construída de mais de 17 mil metros quadrados e que o prédio terá um auditório com capacidade para 2 mil pessoas, além de um espaço de memória sobre a história da edificação.
Segundo ela, após a conclusão da etapa de restauração, a expectativa é que a licitação das obras seja realizada no segundo semestre de 2025.
“A gente está aproveitando esses prédios históricos, porque não vai fazer só uma restauração pela restauração. Estamos falando aqui de uma reabilitação de um imóvel. É adaptar esse monumento a um novo uso. Então, é muito importante que a gente dê um uso e que ele garanta uma sustentabilidade”, afirmou.
A presidente da Fundarpe informou que o espaço vai funcionar como um centro de formação para mais de 50 mil professores da rede estadual.
“Hoje, como são feitas as formações de professores? Geralmente, tem que fechar hotel. É o único lugar que absorve todo mundo. Você termina ficando refém de um negócio desses e não consegue fazer de forma continuada. Pode ter um calendário de formação para todos os profissionais da educação nas mais diversas necessidades”, explicou.
Governo federal transfere cinco terrenos para construção de habitacionais do Minha Casa, Minha Vida na Zona Sul do Recife
Histórico do prédio
O prédio foi erguido em 1895, sendo a primeira construção em concreto armado no Brasil, segundo o governo do estado;
Inicialmente, a edificação servia como refinaria de açúcar e álcool e pertencia à Usina Beltrão;
Depois que a usina fechou, o espaço ficou desativado;
Em 1925, começou a funcionar no local a Fábrica Tacaruna, especializada na fabricação de produtos têxteis;
A empresa funcionou até 1955 e a fábrica foi desativada em 1982, sendo repassada para o Banco Econômico;
O edifício foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do estado em 1994 e, dois anos depois, foi declarado de utilidade pública para desapropriação.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias

Mais Notícias