13 de outubro de 2024

Datafolha: 31% dos eleitores de Lula pretendem votar em Nunes no 2º turno em SP; 4% dos eleitores de Bolsonaro preferem Boulos

A pesquisa foi realizada presencialmente com 1.204 pessoas de 16 anos ou mais em São Paulo, nos dias 8 e 9 de outubro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo TSE: SP-04306/2024. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. O nível confiança é de 95%. Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT)
Fábio Tito/g1; e Adriano Machado/Reuters
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (10), a primeira após o fim do primeiro turno em São Paulo, mostra que 31% das pessoas que votaram em Lula (PT) em 2022 pretendem votar em Ricardo Nunes (MDB) no segundo turno das eleições municipais neste ano.
Entre os eleitores do presidente da República, 63% pretendem votar em Guilherme Boulos (PSOL).
Por outro lado, o deputado federal tem apoio de apenas 4% do eleitorado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Enquanto isso, o atual prefeito pode contar com 85% dos eleitores de Bolsonaro para o segundo turno da corrida eleitoral.
Segmentos do eleitorado
O levantamento também aponta que Guilherme Boulos fica atrás de Ricardo Nunes em todos os grandes segmentos demográficos do eleitorado.
Nunes figura melhor entre os homens (57%), as pessoas com escolaridade até o Ensino Médio (58%) e os eleitores com mais de 60 anos (63%).
Já Boulos tem mais abertura entre as pessoas de renda acima de cinco salários mínimos (41%) e os eleitores com ensino superior (38%).
Rejeição
Boulos tem 58% de rejeição entre o eleitorado paulistano, enquanto Ricardo Nunes (MDB) tem 37%.
48% dos entrevistados disseram que com certeza votarão em Nunes;
Outros 15% afirmaram que talvez votem no atual prefeito;
30% responderam que com certeza votarão em Boulos;
Enquanto 11% apontaram que talvez votem no deputado federal.
Decisão de voto
O levantamento também mostra que 85% dos eleitores estão totalmente decididos a votar; outros 15% ainda podem mudar o voto. Os números são os mesmo entre os apoiadores de Nunes.
Já em relação aos eleitores de Boulos, 86% estão totalmente decididos, e 13% disseram que ainda podem mudar.
A pesquisa foi realizada presencialmente com 1.204 pessoas de 16 anos ou mais em São Paulo, nos dias 8 e 9 de outubro, e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo TSE: SP-04306/2024. A margem de erro é de 3 pontos para mais ou para menos. O nível confiança é de 95%.

Mais Notícias