13 de outubro de 2024

Festa da Padroeira: Veja orientações de cuidados ao fazer romaria durante tempestades e em dias de calor

Número de romeiros que fazem peregrinação ao Santuário de Aparecida aumenta muito em outubro. Veja orientações para os dias quentes e chuvosos do trajeto. Veja orientações de cuidados ao fazer romaria durante tempestades e em dias de calor extremo.
Nathália Duarte/g1
No mês de outubro, milhares de fiéis partem em romaria com destino ao Santuário Nacional de Aparecida, dedicado à Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, para o Dia da Padroeira do Brasil, que é celebrado no dia 12 de outubro.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O mês de primavera é marcado pela transição entre os dias frios e secos do inverno e quentes e úmidos do verão. Por isso, os dias costumam ser muito instáveis, com transições entre o calor extremo e até temporais, podendo prejudicar a saúde dos peregrinos.
O g1 conversou com um médico pneumologista, que explicou os cuidados que os romeiros precisam ter no trajeto, além de dar algumas orientações de segurança. Veja abaixo:
Imagem de arquivo – Romeiros a caminho de Aparecida.
Carlos Santos/g1
Dias de calor
As altas temperaturas, que marcam principalmente a manhã e o início da tarde dos dias de outubro, aumentam o cansaço físico durante as caminhadas. O mais importante nesses momentos para aumentar o fôlego e a resistência é a hidratação, além de uma boa alimentação.
“No calor, a gente transpira muito mais e com a transpiração, além de perder líquido, perde muitos sais minerais e eletrólitos. Então é importante fazer uma hidratação bem adequada de água e de bebidas isotônicas. E para a resistência, é bom um carboidrato, como frutas e barrinhas de cereal. É bom evitar comer comidas pesadas e gordurosas”, disse José Roberto, médico de Taubaté.
Além disso, nos dias com altas temperaturas, é recomendado o uso de protetor solar, bonés e roupas claras e leves.
Outra recomendação, que serve para todos os dias, mas principalmente nos dias de calor intenso, é saber a hora de parar. Ao longo da rodovia Presidente Dutra que liga São Paulo e Rio de Janeiro a Aparecida, diversos pontos de apoio ficam à disposição com voluntários para ajudar os romeiros – clique aqui e confira onde eles ficam.
No entanto, na pressa de chegar ao destino final, às vezes os fiéis ignoram os sinais do corpo e seguem adiante. José Roberto conta que o limite físico do corpo sempre tem que ser respeitado.
“As paradas são fundamentais. Não dá para generalizar de quanto em quanto tempo tem que parar por que depende muito do funcionamento físico da pessoa, mas todos devem parar. Principalmente quem não faz atividade física, que tem que respeitar o limite do corpo. Fazer um alongamento adequado, usar tênis adequado para não machucar o pé, relaxar a musculatura”, disse.
Romeiros mantêm tradição de peregrinação pela Dutra até Basílica de Aparecida
TV Vanguarda/Reprodução
Dias chuvosos
Apesar da temperatura alta e calor intenso, alguns dias podem trazer temporais. É recomendado levar capa de chuva em casos de chuvas de pouco volume, porém em temporais a orientação é parar a romaria.
Outro risco é que a chuva pode vir acompanhada de raios. Além disso, a pista pode ficar mais escorregadia, podendo provocar acidentes.
Por isso, em caso de chuvas e temporais, é necessário parar a caminhada e procurar locais cobertos e protegidos.
Em 2017, uma romeira de 47 anos morreu durante peregrinação após ser atingida por um galho de árvore durante uma chuva. Ela estava em Pindamonhangaba.
A Defesa Civil estadual emitiu um alerta para tempestades que podem atingir a região do Vale do Paraíba até sábado (12).A previsão é que uma chuva intensa com raios atinja a região, com acumulado de até 100 milímetros de chuva, acompanhada de fortes rajadas de vento.
Durante o período do alerta, há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes, por causa do acumulado de chuva que pode se formar.
Em casos de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Romeiros na via Dutra tem Aparecida como destino
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias