12 de outubro de 2024

Vitral que lembra milagre do padre Donizetti que curou doença do menino Braguinha é inaugurado

José Alexandre Braga sofria de osteocondrite e foi curado aos 5 anos pelo beato, em Tambaú (SP). Milagre fez parte do processo de beatificação do religioso pela Igreja Católica. Vitral com ícone do milagre do menino Braguinha, concedido pelo Padre Donizetti em Tambaú
Fernanda Ribeiro/EPTV
O Santuário Padre Donizetti, em Tambaú (SP), inaugurou nesta quinta-feira (10) o vitral com o ícone do milagre que curou doença do menino Braguinha, em 1954. (relembre abaixo o milagre). Uma missa vai celebrar a inauguração a partir das 19h.
📲 Participe do canal do g1 São Carlos e Araraquara no WhatsApp
O vitral foi feito pelo artista plástico Lucas Zofanetti. Ele usou referências da época para poder fazer a arte. Um vizinho de 5 anos o ajudou a simular o menino Braguinha segurando próteses adaptadas.
Fiéis celebram a inauguração do Vitral do Milagre do Braguinha em Tambaú
“É uma surpresa enorme porque depois de 70 anos. Eu estou sentado lá em casa, toca o telefone e me falam que eu ia ser eternizado. Eu quase cai da cadeira. A minha fé me curou, com certeza. Estava desenganado. Hoje não estaria nem vivo, mas estou aqui e vou até os 100”, disse José Alexandre Braga, o eterno menino Braguinha.
LEIA TAMBÉM:
Milagres do padre Donizetti: conheça a cura reconhecida pela igreja e outros 2 relatos de fiéis
Padre Donizetti Tavares de Lima é beatificado pela Igreja Católica em celebração em Tambaú
Vitral lembra milagre do menino Braguinha concedido pelo padre Donizetti em Tambaú
Nilson Porcel/EPTV
O milagre do menino Braguinha
Braguinha vivia em Guaxupé (MG) e sofria de osteocondrite, uma doença degenerativa. “Eu usava um aparelho nas pernas para poder ficar de pé e, sem ter noção de nada, falei para o meu pai que Deus ia fazer eu andar dentro da igreja em Tambaú”, contou em entrevista ao g1 em 2019.
Ele conta que, no dia seguinte, um caminhão que transportava trabalhadores quebrou em frente a sua casa e os passageiros contaram a história do “padre Donizetti de Tambaú” para o seu pai.
Mesmo sem acreditar que daria certo, a família andou mais de 90 km em busca da benção, que havia sido anunciada pelo próprio garoto de 5 anos.
José Alexandre Braga conta como foi a sua cura da osteocondrite com intercessão do padre Donizetti em Tambaú
Reprodução EPTV
“O padre me deu a benção e falou para o meu pai que eu estava são. E meu pai falou: ‘desculpe, mas eu não acredito, para os médicos, ele está desenganado’. Mas ele lembrou que eu tinha falado que ia andar dentro da igreja. Aí o padre me levou no colo, tirou o aparelho e eu saí andando”, lembrou.
Para comemorar, os fiéis montaram um gol com muletas no meio da multidão para ele jogar futebol com as crianças.
Quem foi o padre Donizetti
Padre Donizetti em Tambaú (SP)
Comissão Pró-Beatificação de Padre Donizetti/Arquivo pessoal
Donizetti Tavares de Lima nasceu em Cássia, no interior de Minas Gerais, mas viveu 35 anos em Tambaú. Foi na cidade que ele conquistou os fiéis e morreu aos 79 anos, em 1961.
Com o passar do tempo, começaram a surgir relatos de possíveis milagres e há anos o Vaticano estuda o pedido de beatificação do padre. “Toda semana temos relatos de graças alcançadas e alguns que são separados como milagre”, disse José Nogueira, membro da Associação de Fiéis do Padre Donizetti.
Imagem oficial do padre Donizetti foi inaugurada em Tambaú
Rede Vida
Em 2019, ele foi beatificado pela Igreja Católica e pode ser venerado em toda a região de abrangência da Diocese de São João da Boa Vista.
No dia da beatificação, uma capela foi inaugurada no Santuário Nossa Senhora Aparecida, em Tambaú, para guardar os restos morais do padre. Durante o processo, os restos foram transferidos para a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP).
VÍDEOS DA EPTV:
Veja mais notícias da região no g1 São Carlos e Araraquara

Mais Notícias