11 de outubro de 2024

Han Kang é a vencedora do Nobel de Literatura de 2024

Ela é a primeira sul-coreana a ganhar o prêmio. Sul-coreana Han Kang vence o Nobel de Literatura
A sul-coreana Han Kang é a vencedora do Nobel de Literatura de 2024.
Todo ano, uma porta se abre, trazendo ventos frescos da literatura. O secretário-permanente anunciou Han Kang pelo estilo poético, experimental. Han Kang tem 53 anos e mais de 30 como escritora.
Um integrante do Nobel disse que a obra dela se debruça sobre traumas históricos, ao mesmo tempo em que expõe a fragilidade da vida. Como em “Atos humanos”, que narra os efeitos da reposta violenta do exército a protestos de estudantes sul-coreanos em 1980. Já em “O livro branco”, ela explora nuances autobiográficas e traz memórias da irmã que morreu ainda recém-nascida.
“O livro branco” de Han Kang
Reprodução/TV Globo
Quando você entra em uma livraria, os títulos são organizados normalmente por gênero – ficção, biografia, história. Mas a Academia disse que a obra de Han Kang é um pouco mais difícil de enquadrar em um único rótulo. Ela é a primeira sul-coreana a ganhar um Nobel de Literatura.
Ao longo da carreira, Han Kang já ganhou outros prêmios, como o International Booker Prize, em 2016. Foi com o livro “A vegetariana”, que virou filme e conta a história de uma dona de casa que para de comer carne. A história mistura uma escrita sul-realista com toques de violência e erotismo.
Em uma ligação telefônica, com a Academia, a escritora disse que ficou surpresa com o Nobel e que vai comemorar com o filho, brindando com uma xícara de chá.
Sul-coreana Han Kang vence o Nobel de Literatura
Reprodução/TV Globo
LEIA TAMBÉM
Três cientistas que estudam as proteínas ganham o Nobel de Química
Dois cientistas que criaram as bases da inteligência artificial ganham o Prêmio Nobel de Física
Nobel de Medicina 2024 vai para Victor Ambros e Gary Ruvkun pela descoberta dos microRNAs

Mais Notícias