11 de outubro de 2024

Mais de mil Marias e 600 Davis: confira o top 10 de nomes comuns nas escolas estaduais de Bauru e Marília

O g1 conversou com duas famílias de alunos com esse nomes da Escola Estadual Ayrton Bush em Bauru (SP), que explicaram o porquê das escolhas. Maria Vitória e Davi José são alunos da Escola Estadual Professor Ayrton Brush
Secretaria de Educação/Divulgação
Um levantamento feito pela Secretaria de Educação do Estado de SP revelou que os nomes “Maria” e “Davi” predominam nas listas de matrículas das escolas estaduais, incluindo aquelas na região de Bauru e Marília.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Na região de Bauru, há 735 Marias e 416 Davis, números superiores aos de Marília, que conta com 350 Marias e 191 Davis. Os números estaduais são ainda mais impressionantes: há 21,6 mil Marias e 16,6 mil Davis matriculados.
Entre as meninas, o nome Maria é seguido por Ana, Sophia, Alice, Laura, Lorena, Heloísa, Julia, Isabella e Valentina. Na lista de meninos, Davi é seguido no top 10 por Miguel, Arthur, João, Pedro, Enzo, Gabriel, Lucas, Samuel e Matheus. Confira:
Top 10 nomes mais comuns entre crianças matriculadas na rede estadual
Origem dos nomes
Curiosamente, ambos os nomes têm origens bíblicas e estão associados ao cristianismo.
Maria é um nome de origem hebraica, derivado de “Miriam”. Algumas interpretações sugerem que pode significar “a que é amada”, “senhora” ou “rebelião”. É um nome muito comum em várias culturas, especialmente devido à figura de Maria, mãe de Jesus.
Davi também tem origem hebraica, proveniente do nome “Dawid”, que significa “amado” ou “querido”. Davi é uma figura bíblica conhecida como o segundo rei de Israel, famoso por sua história com Golias, além de ser associado à linhagem de Jesus.
O g1 conversou com duas famílias de alunos da Escola Estadual Ayrton Busch: Maria Vitória da Silva, de 13 anos, e Davi José Martins, de 10. Eles compartilharam como escolheram os nomes de seus filhos.
Maria Teresa Rafael da Silva é mãe de Maria Vitória e filha de outra Maria, formando três gerações com o mesmo nome.
“Eu dei o nome para Maria Vitória porque na minha família tem bastante Maria: a minha mãe se chama Maria, eu me chamo Maria, minha sogra se chamava Maria e moro numa rua que se chama Maria. E eu acho o nome muito bonito porque é a mãe de Jesus.”
Maria Vitória tem o mesmo nome da mãe, Maria Tereza
Arquivo pessoal
No caso de Davi, sua mãe, Lígia Martins Basílio, explicou que a escolha do nome foi uma decisão de sua filha. Tudo estava decidido para que o menino se chamasse Lucas, um nome comum que também aparece na lista dos mais frequentes, mas a menina conseguiu convencê-la a mudar de ideia.
“Ele ia se chamar Lucas, passei a gestação inteira com isso na cabeça. Aí minha filha, irmã dele, na época com quatro anos, chegou do parquinho e falou para eu não colocar Lucas no nenê, porque Lucas é muito arteiro. Põe Davi, ela disse. Aí fui amadurecendo o nome e eu gosto muito da história do Davi da Bíblia. Meu marido se chama José Eduardo, então eu falei: é Davi José”, explica.
Davi, a mãe dele e a irmã, quem escolheu seu nome
Arquivo pessoal
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM

Mais Notícias