12 de outubro de 2024

Círio de Nazaré 2024: Traslado Rodoviário percorre ruas na Grande Belém

Procissão mais longa, o Traslado percorre cerca de 50 quilômetros desde às 8h saindo da Basílica Santuário em Belém até as cidades de Ananindeua e Marituba. Fiéis ficam na margem de vias esperando passagem da Santa. Círio 2024: Imagem peregrina percorre Belém
Antenor Filho/TV Liberal
As festividades do Círio de Nazaré começaram em Belém. Ao todo, são 14 procissões, sendo as maiores neste fim de semana, com o ápice no domingo (13), com o Círio de Nazaré, a maior procissão católica do Brasil e uma das maiores do mundo.
TEMPO REAL: SIGA as procissões
Nesta sexta-feira (11), a maior das procissões em percurso saiu às ruas, por volta das 8h. Serão 52 quilômetros por diferentes ruas de Belém, Ananindeua e Marituba, até o fim do dia.
Círio de Nazaré 2024: Imagem peregrina é colocada em berlinda decorada
Manoel Campos
A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é levada em uma berlinda, uma espécie de carruagem, por uma viatura e escoltada por policiais rodoviários federais. Com policiais de outros estados, a PRF reforçou o efetivo para garantir a segurança.
A imagem é acompanhada por corredores e ciclistas enquanto que, no caminho, fiéis ficam nas calçadas e pedem bênçãos e agradecem à Nossa Senhora pelas graças alcançadas.
PÁGINA ESPECIAL: leia matérias especiais sobre o Círio
Círio de Nazaré 2024: Imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorre ruas da Grande Belém
Antenor Filho/TV Liberal
O Traslado para Ananindeua e Marituba é a mais longa das 14 procissões que compõe quadra nazarena, e antecede as procissões do Círio Fluvial (nos rios de Belém), Trasladação (procissão das luzes); e a Grande Procissão no domingo, que costuma reunir duas milhões de pessoas.
Círio 2024: veja início do traslado para Ananindeua da imagem peregrina de N Sra de Nazaré
Entenda as procissões deste fim de semana
Nesta sexta-feira (11), a Imagem de N. S. de Nazaré percorre a Grande Belém e à noite fica em uma catedral em Ananindeua, de onde é levada na madrugada de sábado (12), até Icoaraci, distrito de Belém.
Círio Fluvial 2023 reúne diversas embarcações pelas águas doces de Belém.
Reprodução / TV Liberal
De Icoaraci, a imagem sai pelos rios, seguida por várias embarcações, a partir das 6h de sábado no Círio Fluvial. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré é transportada em um navio da Marinha.
Quando chega na Escadinha da Estação das Docas, área central de Belém mais próximo ao Ver-o-Peso, conhecido ponto turístico da cidade, a imagem é novamente levada em uma viatura.
Dessa vez, acompanhada por centenas de motos na chamada Motorromaria, que leva a Santa até o Colégio Gentil, um dos mais antigos de Belém e que fica próximo à Basílica de Nazaré.
Círio de Nazaré 2023: Trasladação reuniu 1,5 milhão de pessoas em Belém
Márcia Carvalho
Na noite de sábado, por volta das 18h, a imagem sai em mais uma procissão, a Trasladação, conhecida como “romaria das luzes”. Cerca de 1,5 milhão de pessoas participaram da Trasladação em 2023.
A Santa é levada pelas ruas até a Catedral da Sé em uma berlinda atrelada a uma corda. O percurso tem 3,6 quilômetros e leva aproximadamete 5 horas. Todo o percurso poderá ser acompanhando em um programa especial do g1 a partir das 17h40.
A Imagem de Nossa Senhora de Nazaré fica na Catedral da Sé durante a madrugada e sai na manhã de domingo (13), na maior das procissões, a do Círio.
Círio de Nazaré: Multidão toma conta das ruas de Belém na Grande Procissão.
Nicksson Melo / g1
Às 5h há uma missa e depois, por volta das 6h, a imagem é levada em uma berlinda atrelada à corda dos romeiros e segue o caminho de volta do sábado, por cerca de 3,6 quilômetros, até a Basílica Santuário de Nazaré.
A procissão de domingo é a maior da quadra Nazarena, com cerca de 2 milhões de pessoas e é toda transmitida pelo g1 e TV Liberal a partir das 5h50.
Leia mais reportagens sobre o Círio de Nazaré

Mais Notícias