13 de outubro de 2024

Professor morto no Aquarius: cachorro foi abandonado pela própria vítima e pelo suspeito antes do crime

O caso segue sendo investigado pela polícia de São José dos Campos, que conseguiu prender na última quarta-feira (9), no Paraná, o suspeito de matar o professor Edson Petronilo. Professor encontrado morto em São José
Arquivo Pessoal
A Polícia Civil segue investigando o caso do professor que foi encontrado morto em um apartamento de São José dos Campos (SP). Nesta quinta-feira (10), a Polícia Civil informou que um cachorro da vítima foi abandonado por ela e pelo suspeito antes do crime.
O professor Edson Petronilo, de 52 anos, foi encontrado morto e com o corpo amarrado por fios e cabos de aparelhos eletrodomésticos no apartamento em que morava, no Jardim Aquarius, no dia 17 de setembro – leia os detalhes abaixo.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
Na quarta-feira (9), um homem de 29 anos foi preso no Paraná suspeito de ter matado a vítima. A prisão aconteceu em Santa Terezinha de Itaipu e contou com o apoio de policiais civis do estado do Sul.
Um dia depois, nesta quinta-feira (10), a polícia divulgou mais detalhes do caso e informou que o cachorro do professor morto foi abandonado por ele mesmo e pelo suspeito antes do crime.
No dia em que o corpo de Edson Petronilo foi encontrado, policiais notaram que o celular, o carro e o cachorro de estimação da vítima haviam sumido. Por conta disso, houve a suspeita de que o animal também havia sido levado pelo suspeito, mas, segundo a polícia, não foi isso que aconteceu.
“Esse cachorro estava junto com a vítima e com o suspeito no elevador. Eles desceram com uma caixinha com o cachorro, levaram ele até a praça do (bairro) Aquarius, deixaram a caixinha com o cachorro lá e retornaram para o prédio. Então esse cachorro não foi furtado ou roubado da casa”, explica a delegada da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de São José, Cinthya Veneziani Dias.
Suspeito pela morte de professor no Aquarius é preso
O cachorro foi encontrado na praça em que foi abandonado e encaminhado para grupos sociais que trabalham com a causa animal na cidade.
Em relação ao homem preso, a polícia informou que aguarda a transferência dele para interroga-lo e dar andamento às investigações do crime. Ele teve a prisão temporária decretada pela Justiça e vai ser transferido do Paraná para São José dos Campos.
Um dos objetivos da Polícia Civil é descobrir que tipo de relacionamento o professor morto tinha com o homem que é suspeito de mata-lo.
“Nós sabemos que eles estavam há pelo menos um mês tendo contato, mas o tipo de relacionamento que eles tinham não tem como a gente precisar enquanto não ouvi-lo (o preso). Então estamos aguardando a transferência para cá para poder proceder no interrogatório e entender o que aconteceu”, diz a delegada.
Homem é encontrado morto com o corpo amarrado em apartamento no Aquarius, em São José dos Campos
Reprodução/TV Vanguarda
Vídeos ajudaram polícia a encontrar investigado
A Polícia Civil conseguiu encontrar o principal suspeito pela morte do professor Edson Petrolino por meio de imagens de câmeras de segurança – assista abaixo.
Investigado por morte de professor em apartamento em São José é preso no Paraná
As imagens mostram a movimentação do suspeito do prédio da vítima, logo após o crime. Primeiro, ele aparece no elevador de serviço do prédio mexendo no celular, por volta das 3h30 do dia 16 de setembro.
Imagens do suspeito de matar um professor em São José dos Campos
Reprodução
Em seguida, ele aparece saindo do prédio com o carro da vítima. Com o veículo, o suspeito circulou por diversas ruas da cidade e parou no Terminal Rodoviário Frederico Ozanam, onde sacou dinheiro em um caixa eletrônico.
Imagens do suspeito de matar um professor em São José dos Campos
Reprodução
Imagens do suspeito de matar um professor em São José dos Campos
Reprodução
Depois de sacar dinheiro, o suspeito voltou ao carro e seguiu para a rodovia Presidente Dutra, no sentido São Paulo.
O que diz o BO?
De acordo com informações do boletim de ocorrência, o prédio onde o homem foi encontrado morto fica na Rua das Piabas, no bairro Parque Residencial Aquarius.
A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência por volta das 19h50 do dia 17 de setembro e, ao chegar no local, foi recebida por um homem de 43 anos, que afirmou que dividia o apartamento com a vítima.
Ainda segundo o BO, o homem contou à polícia que, ao chegar em casa na tarde de segunda-feira (16), percebeu que a vítima estava deitada no sofá da sala do apartamento, embaixo de uma coberta.
Ao sair para trabalhar na terça-feira (17) de manhã, o homem notou que o colega de apartamento continuava na mesma posição e no mesmo local, mas preferiu não incomodá-lo.
O registro policial narra ainda que o homem voltou para o apartamento no fim da tarde do mesmo dia e estranhou que Edson estava do mesmo jeito. Ele pediu a de vizinhos e confirmou que a vítima estava morta. Em seguida, acionou o Samu e a Polícia Militar.
Homem é encontrado morto em apartamento em São José
No local, os policiais constataram que a vítima estava com o tronco, as mãos, os braços e a cabeça amarrados por fios e cabos de aparelhos eletrodomésticos.
“No local a vítima estava coberta com um cobertor sobre o sofá da sala, e ao ser descoberta encontra-se em decúbito ventral, com o tronco, braços, mãos, e cabeça amarrados com fios e cabos de aparelhos eletrodomésticos”, relata um trecho do boletim de ocorrência.
Leia mais notícias do Vale do Paraíba e região
Além disso, os policiais identificaram que o celular e o carro de Edson Petronilo foram roubados.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina

Mais Notícias