Com o anúncio, cidade espera receber ampliação no orçamento do Estado para fomento do turismo. São José do Rio Preto (SP) foi classificada como Município de Interesse Turístico (MIT)
Marcos Morelli/Prefeitura de Rio Preto/Divulgação
São José do Rio Preto (SP) agora é considerado um Município de Interesse Turístico (MIT) e faz parte da lista de 140 cidades classificadas pelo Governo do Estado de São Paulo.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Para tanto, os municípios devem preencher alguns critérios, como potencial turístico, oferecer serviço médico emergencial, infraestrutura básica, plano diretor de turismo e atrativos reconhecidos.
A lei foi originada de um projeto do deputado estadual Itamar Borges, aprovada pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) e sancionada no último dia 21 de março de 2024.
Com isso, a cidade passa a receber verba anual para investimento em infraestrutura turística. Segundo a prefeitura, a expectativa é de um repasse de R$ 571 mil anual para Rio Preto.
Município de Interesse Turístico
O Estado de São Paulo conta com 140 municípios de interesse turístico e 70 estâncias turísticas. Esses municípios dispõem do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos (Fumtur), e recebem aportes financeiros com base na arrecadação de impostos municipais, que auxiliam no desenvolvimento das regiões.
As estâncias turísticas recebem um valor de repasse maior, em comparação aos MITs, por serem classificadas como destinos turísticos já consolidados e possuírem atrativos de uso público e caráter permanente.
Porém, para receber esses aportes, é necessário que as cidades cumpram requisitos. Para ser considerado um MIT é preciso que a cidade tenha potencial turístico, capacidade de serviço médico emergencial, meios de hospedagem no local ou na região, serviços de alimentação e serviço de informação turística. Além de dispor de infraestrutura básica capaz de atender a população e visitantes.
Para que uma cidade venha a receber uma dessas classificações, é necessário que um deputado estadual apresente à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo um projeto de lei que objetive a classificação de município. Entretanto o projeto precisa de estudos da demanda turística da região, inventário feito pelo prefeito; de atrativos turísticos do município; dos equipamentos e serviços turísticos e da infraestrutura de apoio à área.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM