12 de outubro de 2024

Brasileiro mostra estragos causados por tempestade no arquipélago de Cabo Verde, na África

Fortes ventos e ondas prejudicaram estruturas como o Pontão de Santa Maria, símbolo turístico da Ilha do Sal. Não há vítimas no arquipélago, que passa por chuvas intensas. Brasileiro relata danos causados por tempestade tropical em Cabo Verde, na África
O adiamento de um torneio regional de vôlei de praia e a destruição parcial do pontão de Santa Maria, ponto turístico do arquipélago de Cabo Verde, foram alguns efeitos das tempestades que atingem o país, situado perto da costa noroeste da África. A região está em alerta pelas chuvas intensas causadas por uma onda tropical, que pode evoluir para um ciclone tropical.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Ceará no WhatsApp
Morando desde fevereiro na Ilha do Sal, o atleta cearense e medalhista olímpico de vôlei de praia, Márcio Araújo, relatou a surpresa por testemunhar a força dos ventos e os estragos causados na praia da cidade de Santa Maria.
Com partes de madeira e pilares de concreto, o Pontão de Santa Maria foi parcialmente danificado pela força das ondas. A estrutura é considerada símbolo turístico da Ilha do Sal, além de servir de sustento para pescadores da região. Partes de madeira do pontão continuam sendo trazidos pelas ondas na região.
Onda tropical deve continuar a provocar chuvas intensas nas ilhas de Cabo Verde nos próximos dias
Reprodução
Conforme relatou Márcio Araújo, os fortes ventos e as ondas intensas começaram a ser percebidos pela população na madrugada desta sexta-feira (11). Ele afirma também que o trânsito de embarcações entre as cidades do arquipélago está suspenso.
Cabo Verde é um país formado por dez ilhas. Além da Ilha do Sal, onde fica Santa Maria, ele recebeu informações de que a Ilha da Boa Vista também tem sido atingida por fortes ventos e chuvas desde a madrugada.
Márcio foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de 2008 e está em Cabo Verde como técnico pela Federação Internacional de Vôlei. Um torneio regional que aconteceria neste fim de semana precisou ser adiado. As quadras que ficavam na faixa de areia foram inundadas pelas águas.
Brasileiro relata estragos causados por tempestade no arquipélago de Cabo Verde, na África
Ele relata, ainda, que estabelecimentos comerciais na praia estão fechados e que a polícia costeira está orientando para que os banhistas e esportistas não entrem no mar.
“Tem muita coisa quebrada aqui. Tem um monte desses quiosques de praia quebrados. São muitos barcos destruídos, mas ainda bem que não vimos casas destruídas nem algum caso com gravidade”, explicou em entrevista ao g1.
Ainda segundo Márcio, os prejuízos estão restritos à faixa de praia. Durante a noite, ele relata que as portas e janelas do apartamento em que mora fizeram muito barulho por conta dos ventos. Uma das janelas, que não estava bem fechada, acabou sendo danificada.
Passagem de onda tropical
O tempo em quase todas as ilhas do arquipélago foi de chuvas intensas, trovoadas e fortes ventos desde a quinta-feira (10), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INGM), de Cabo Verde.
LEIA TAMBÉM:
Furacão Milton chega à Flórida com ventos de até 205 km/h
Tornados se espalham em várias cidades da Flórida e são flagrados por moradores; VÍDEOS
Acompanhe as últimas informações sobre o furacão Milton
Em comunicado nesta sexta-feira (11), o órgão informou que uma onda tropical associada ao centro de baixas pressões atmosféricas, com centro localizado na região entre as ilhas de Fogo e Brava, está se deslocando no sentido Oeste-Noroeste.
A previsão oficial é de que chuvas de intensidade variável continuem em todo o arquipélago, acompanhadas de aguaceiros e trovoadas.
Os ventos de Leste devem continuar com velocidades acima dos 45 km/h, prolongando-se para a noite da sexta (11) e a madrugada do sábado (12). Ainda segundo o INGM, as ondas do mar podem atingir entre 3 e 5,5 metros de altura.
A onda tropical é considerada uma perturbação migratória, também conhecida por ondulação a leste. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), estas ondas geralmente estão associadas a uma extensa área de nebulosidade e chuvas, podendo evoluir para um ciclone tropical.
Centro Nacional de Furacões dos EUA apontam 50% de chance de evolução para ciclone tropical próximo a Cabo Verde
NHC/Reprodução
A região também está sendo monitorada pelo Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), dos Estados Unidos.
Em atualização às 9h30 desta sexta-feira (11), no horário de Brasília, o NHC apresentou que há 50% de chances de formação de ciclone nas próximas 48 horas.
O alerta afirma que a região próxima a Cabo Verde tem fortes ventos associados a uma área de baixa pressão na porção sudoeste do arquipélago.
“Mesmo que não haja evolução, ventos com a força de tempestade tropical e áreas de chuvas fortes provavelmente continuarão em partes das ilhas de Cabo Verde até hoje à noite”, diz o comunicado.
No fim da tarde desta quinta-feira (10), o NHC suspendeu os alertas de tempestades e tempestades tropicais relacionados ao furacão Milton, que foi reclassificado para ciclone e se afastou dos Estados Unidos. O furacão tocou o solo da Flórida na noite da quarta-feira (9), destruindo estruturas e deixando 12 pessoas mortas.
O NHC monitora, ainda, a tempestade tropical Leslie, que se movimenta pela porção central subtropical do Oceano Atlântico.
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará:

Mais Notícias