14 de outubro de 2024

Datafolha em BH, 2º turno: eleitores de Tramonte se dividem entre apoiar Fuad ou Engler

Levantamento também perguntou quem os eleitores de Gabriel (MDB), Duda Salabert (PDT) e Rogério Correia (PT) acreditam que eles devem apoiar. Fuad Noman (PSD) e Bruno Engler (PL), que disputam o segundo turno na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte.
Divulgação/Campanha Fuad Noman + Lucas Mendes/Campanha Bruno Engler
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (11) mostra que 48% dos eleitores de Mauro Tramonte (Republicanos), terceiro colocado no 1º turno das eleições para prefeito de Belo Horizonte, acreditam que ele deveria apoiar Fuad Noman (PSD) no 2º turno. Para 42%, Tramonte deveria apoiar Bruno Engler (PL). Os dois grupos estão empatados tecnicamente.
Para 50% dos eleitores de Gabriel (MDB), quarto colocado, ele deveria apoiar Fuad. Outros 36% defendem apoio a Engler.
No caso dos eleitores de Duda Salabert (PDT), que ficou na quinta posição, 75% acham que ela deveria apoiar o atual prefeito, e 10%, o candidato do PL.
Já entre os eleitores de Rogério Correia (PT), sexto colocado no 1º turno, 89% acreditam que ele deveria apoiar Fuad, e 8%, Bruno Engler.

A pesquisa, contratada pela TV Globo e pela Folha de S.Paulo, foi realizada presencialmente com 910 pessoas de 16 anos ou mais em Belo Horizonte, nos dias 8 e 9 de outubro, e registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MG-09634/2024.
A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, mas, entre os grupos de eleitores, as margens de erro variam: 9 pontos no eleitorado de Tramonte, 12 pontos no de Duda, e 13 pontos no de Gabriel.
Opinião sobre candidatos que disputaram 1º turno
Para 73% dos eleitores, os candidatos que disputaram a prefeitura no 1º turno deveriam ser mais preparados para enfrentar os problemas da cidade. Veja todos os resultados:
Estavam à altura do que Belo Horizonte precisa: 24%
Deveriam ser mais preparados: 73%
Não sabe: 3%
Motivos para não votar no 1º turno
Os entrevistados que não votaram no último domingo (6) também foram questionados sobre os motivos que os levaram a decidir pela abstenção. Veja os números:
Viagem/ não estava na cidade: 33%
Saúde/ estava doente: 18%
Desinteresse pela eleição e/ou pelos candidatos/não tinha candidato: 17%
Estava trabalhando: 8%
Não costuma votar: 4%
Local de votação é muito longe/distância: 3%
Não tinha dinheiro para ir votar: 1%
Outros motivos: 15%
Não sabe: 3%

Mais Notícias