13 de outubro de 2024

Idosa de 80 anos é encontrada em condições insalubres após filho dela tentar impedir que denúncias de violência, maus-tratos e cárcere privado fossem apuradas

PM a encontrou em uma residência com restos de comida pelo chão, cômodos sujos, móveis danificados, fogão e geladeira em condições ruins de higiene, banheiros sem energia elétrica, chuveiros e vasos sanitários sujos e com restos de fezes e paredes mofadas. Casa aparentava não passar por limpeza há meses
Arquivo pessoal
Uma idosa, de 80 anos, foi encontrada pela Polícia Militar em condições insalubres dentro de casa após o filho dela, de 44, tentar impedir que uma equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social verificasse a veracidade de denúncias sobre violência doméstica, maus-tratos e cárcere privado. O caso ocorreu em Montes Claros e o homem acabou preso.
A Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) da PM encontrou a residência com restos de comida pelo chão, cômodos sujos, aparentando não serem limpos há meses, móveis em péssimas condições de uso, fogão e geladeira em condições ruins de higiene, banheiros sem energia elétrica, chuveiros e vasos sanitários sujos e com restos de fezes e paredes mofadas.
Ainda de acordo com a PM, a idosa, que é acamada, estava com restos de fezes nas pernas e usava lençóis sujos. Como ela tem comorbidades, uma equipe do Samu foi chamada para atendê-la. Em seguida, os socorristas fizeram o encaminhamento dela para um hospital da cidade na companhia de uma sobrinha.
Um dos banheiros da casa da idosa
Arquivo pessoal
Ao ser questionado, o filho que mora com a mulher disse que os vizinhos e um irmão o denunciam com frequência, mas ele cuida da mãe da melhor forma possível, destacando que a situação é complicada, principalmente depois que ela teve dois AVCs e ficou acamada.
O homem afirmou ainda à PM que a idosa tem uma renda bruta de R$ 7 mil, mas recebe 3.900 por conta de empréstimos de do desconto de R$ 776 referentes à pensão alimentícia que ele paga às suas filhas. Ele também assumiu que é viciado em drogas e
Restos de comida foram encontrados pela casa
Arquivo pessoal
A PM fez contato com um irmão da vítima, que relatou que já tentou se aproximar dela, mas foi impedido pelo sobrinho, que chegou a ameaçá-lo com uma faca. Ele ainda contou que outros familiares sabiam da condição dela, mas tinham medo de tomar providências.
Ele declarou também que os filhos não têm condições de cuidar da idosa adequadamente. Por fim, falou para os policiais que iria ver com outros parentes uma forma de acolher a irmã em uma casa de repouso.
Ainda durante o atendimento da ocorrência, a PPVD encontrou vários boletins de ocorrência registrados desde 2014 com indicação de que a vítima sofria maus-tratos e ameaças.
Em uma dessas situações registradas, a idosa disse que o filho tomou seu cartão bancários e estava usando o dinheiro de sua aposentadoria para comprar drogas. Outros dois filhos confirmaram que ela tinha sido ameaçada e disseram que o irmão já havia tentado agredir a mãe deles.
Geladeira não estava em boas condições de higiene
Arquivo pessoal
✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp.
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.

Mais Notícias